Conheça os 4 principais tipos de problemas de visão

Você sabia que mais de 35 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum tipo de problema de visão? Embora o número seja impressionante, lembre-se de que existem vários tipos de problemas de visão diferentes. Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são alguns dos mais comuns. E muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre eles, ou como podem ser corrigidos para manter uma qualidade de visão normal.

Nesse post, vamos apresentar características, efeitos, sintomas e recomendações de lentes de contato para cada um desses problemas. Ao final, ainda faremos algumas considerações importantes para quem tem (ou acha que tem) algum deles. Confira!

Estrutura do olho

A imagem abaixo, retirada do site Mundo Educação, vai ajudar você a entender as explicações de cada um dos tipos de problemas de visão. As estruturas mais envolvidas nesses problemas são a córnea, a lente (ou cristalino) e a retina.

estrutura do olho
Fonte da imagem: Site Mundo Educação – www.mundoeducacao.bol.uol.com.br

Miopia

A miopia é uma condição caracterizada por um defeito na convergência dos raios de luz que formam a imagem; quando o objeto está longe do olho, os raios convergem na frente da retina, em vez de convergir em cima dela (o que formaria uma imagem normal). Por isso, o principal efeito da miopia é a dificuldade em enxergar de longe. Quem sofre de miopia pode apresentar sintomas como dores de cabeça, ardência e dores oculares.

As causas da miopia podem envolver fatores genéticos e ambientais. Entre os fatores genéticos, um globo ocular mais alongado ou um cristalino mais potente. Entre os fatores ambientais, trabalhar excessivamente com objetos próximos e passar um tempo excessivo em ambientes fechados, sem luz natural.

Para corrigir a miopia, você pode utilizar as lentes Bioview Asférica Mensal, Silidrogel Asférica Mensal, Biosoft Asférica Mensal, Biosoft Sihy Asférica Mensal ou Biosoft 1-Day (próximo lançamento).

lentes de contato Bioview

Hipermetropia

A hipermetropia também é caracterizada por um defeito na convergência dos raios de luz que formam a imagem. Porém, ao contrário da miopia, quando o objeto está perto do olho, os raios convergem atrás da retina. Assim, seu efeito é a dificuldade em enxergar de perto. Os sintomas, no entanto, são similares: dores de cabeça, ardência e dores oculares.

Outra similaridade está nas causas, que podem ser genéticas (um globo ocular mais curto) ou ambientais. É interessante observar que a diabetes pode ser um fator ambiental para o desenvolvimento de hipermetropia.

Para corrigir a hipermetropia, uma das opções disponíveis são as lentes Bioview Asférica Mensal, Silidrogel Asférica Mensal, Biosoft Asférica Mensal, Biosoft Sihy Asférica Mensal ou Biosoft 1-Day (próximo lançamento).

lentes de contato Silidrogel

Astigmatismo

O astigmatismo é uma condição caracterizada por uma córnea ou cristalino irregular. Assim, ocorre um erro na refração da luz, que não pode ser focada de maneira uniforme na retina. O efeito de tudo isso é a dificuldade em enxergar com clareza a qualquer distância. Os sintomas incluem dores de cabeça e fadiga ocular.

O astigmatismo pode ser uma condição de nascença, ou ter sua causa em alguma lesão ocular, resultante de acidente, doença ou cirurgia.

Para corrigir o astigmatismo, são recomendadas as lentes Bioview Tórica Mensal, Silidrogel Tórica Mensal ou Biosoft Tórica Mensal.

lentes de contato Biosoft

Presbiopia

A presbiopia, também chamada de “vista cansada”, é uma condição caracterizada pelo endurecimento do cristalino, isto é, a perda de elasticidade. Com isso, o olho não consegue mais mudar de foco entre longe e perto. Um sintoma muito típico da presbiopia é a necessidade de segurar o livro ou jornal cada vez mais longe do rosto para conseguir ler.

A presbiopia é predominantemente causada pelo envelhecimento, embora ela possa ocorrer de maneira precoce em pessoas a partir dos 35 anos.

Para corrigir a presbiopia, você precisa conhecer as lentes Bioview Multifocal Mensal.

lentes de contato Bioview

Outros tipos de problemas de visão

Além dos quatro tipos de problemas de visão que você acaba de ver, também podemos citar:

  • estrabismo;
  • glaucoma;
  • catarata;
  • descolamento da retina.

Considerações sobre os tipos de problemas de visão

O que apresentamos nesse post foi uma visão geral dos tipos de problemas de visão. Porém, lembre-se de que, não importa o quanto você leia sobre o assunto na internet, somente um oftalmologista será capaz de diagnosticar adequadamente se você tem algum deles.

É o oftalmologista, também, que poderá determinar qual é o seu grau e qual é a lente mais adequada para o seu caso. Então, não deixe de marcar uma consulta antes de qualquer outra coisa!

Outra consideração importante é que esses problemas não ocorrem necessariamente de maneira isolada. Assim, alguém que tem astigmatismo, por exemplo, pode apresentar também um grau menor de miopia e hipermetropia associados.

Agora que você já conhece os principais tipos de problemas de visão, aproveite para descobrir como as lentes de contato podem melhorar sua qualidade de vida! Você vai ficar surpreso em ver como uma pequena mudança pode ter um grande impacto em praticidade, conforto e qualidade da visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *