Lentes 1-day ou lentes de uso prolongado: qual escolher?

calendário

Quando você decide comprar lentes de contato, encontra duas alternativas bem diferentes: as lentes de descarte diário, também chamadas de lentes 1-day, e as lentes de uso prolongado. Como escolher entre as duas? Bem, é preciso levar em consideração como elas se encaixam no seu estilo de vida.

Nesse post, você vai entender exatamente o que são lentes 1-day e lentes de uso prolongado. Também vai descobrir as principais diferenças e semelhanças entre elas. Ao final, você poderá escolher a opção mais adequada para o seu caso. Então, atenção!

O que são lentes 1-day e lentes de uso prolongado

Lentes 1-day, como o próprio nome já diz, são feitas para que o usuário utilize por, no máximo, um dia. Na prática, isso significa que, se você tirar essas lentes em qualquer momento ao longo do dia, o adequado é descartá-las imediatamente. O motivo é que elas não são preparadas para os produtos de limpeza disponíveis; e recolocar as lentes sem a devida higienização aumenta o risco de complicações nos olhos.

Enquanto isso, lentes de uso prolongado podem ser utilizadas durante vários dias. No mercado, encontramos essa opção em versões semanal, quinzenal, mensal, bimestral e, até, anual. Algumas pessoas também se referem a essas lentes como de “uso contínuo”. Porém, cuidado! Isso não significa que você pode passar vários dias sem retirar as lentes!

Diferenças entre lentes 1-day e lentes de uso prolongado

1. A higienização

A primeira grande diferença entre lentes 1-day e lentes de uso prolongado está na necessidade de higienização. Você não precisa se preocupar com a higienização das lentes 1-day, já que elas não são reutilizáveis. Ao final do dia, é só tirar e jogar fora. Enquanto isso, as lentes de uso prolongado exigem higienização sempre que são retiradas, pois os fluidos e proteínas que se acumulam nelas durante o uso favorecem a proliferação de microorganismos que podem causar infecções.

Dessa maneira, se você tem um dia muito atribulado e não consegue encontrar tempo para a higienização adequada de suas lentes de contato, é melhor apostar nas lentes 1-day.

2. O custo

Mesmo que o preço individual das lentes 1-day seja inferior ao das lentes reutilizáveis, o custo total é maior, já que o usuário consome (no mínimo) um par de lentes por dia. Por isso, uma outra diferença entre esses dois tipos de lentes de contato está no investimento necessário. Na hora de escolher, leve em consideração sua disponibilidade financeira!

3. Viabilidade para quem pratica esportes

Na maioria dos casos, é possível usar lentes enquanto se pratica esportes, especialmente se forem lentes gelatinosas.

natação

Porém, se você pratica um esporte aquático ou simplesmente prefere tirar as lentes enquanto se exercita, nesses casos as lentes 1-day podem não ser a melhor escolha. Imagine só, precisar trocar as lentes duas ou mais vezes por dia? Em vez de 30 pares por mês, você pode acabar consumindo 40, 50 ou 60 pares. Muito, não é mesmo?

Por isso, se você é um praticante regular de esportes, considere as lentes de uso prolongado como uma opção mais viável.

4. Risco de perda

Essa diferença é interessante para quem vive perdendo as coisas. Se você usa lentes 1-day, perder as lentes não chega a ser um problema, pois você as descartaria no final do dia de qualquer forma. Por outro lado, se você é usuário de lentes de uso prolongado, a história é diferente: perdê-las representa um grande prejuízo, e fica pior conforme o período de reutilização aumenta. Por exemplo, perder lentes anuais é tão ruim quanto perder um par de óculos.

5. Programação pessoal

Outra diferença é que as lentes 1-day não exigem muita organização pessoal. Todo dia de manhã você pega um par novo e, à noite, descarta. Por outro lado, as lentes de uso prolongado requerem mais controle. Por exemplo, se você começa a usar um par de lentes semanais na terça-feira, precisa se lembrar de descartá-las na segunda-feira seguinte.

Semelhanças entre lentes 1-day e lentes de uso prolongado

Apesar das diferenças que enumeramos, também existem importantes semelhanças entre as lentes 1-day e as lentes de uso prolongado. Vamos descobrir quatro delas?

1. Variedade

A primeira semelhança é uma boa notícia: ambas estão disponíveis em diferentes versões, para corrigir os vários tipos de problemas de visão. Ou seja, não importa se você apresenta miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia; você poderá escolher se prefere lentes para um dia ou para vários dias. O mesmo vale para lentes coloridas.

Você também encontrará uma ampla variedade de marcas que oferecem tanto lentes 1-day quanto lentes de uso prolongado. Aproveito para apresentar as vantagens das lentes da Central Oftálmica.

2. Período de utilização

Nem as lentes de descarte diário, nem as de descarte quinzenal ou mensal devem ser usadas por um período superior ao indicado. Se a lente é para um dia, não pode ser usada por dois dias. Se a lente é para 30 dias, não deve ser usada por 40 dias. Você deve ser rigoroso ao seguir as indicações do fabricante, para evitar complicações.

3. Uso à noite

dormindo

Nenhuma das duas deve ser usada para dormir. Mesmo as lentes mais permeáveis vão atrapalhar a oxigenação dos seus olhos, e o problema agrava-se à noite, quando você fica por muitas horas com as pálpebras fechadas. Preste atenção, pois algumas pessoas imaginam que as lentes de uso prolongado podem ser utilizadas continuamente, mas não é verdade. Elas são reutilizáveis, mas o procedimento adequado é tirar as lentes todos os dias antes de dormir. O mesmo vale para lentes de descarte diário.

4. Cuidados com o manuseio

Quer você use lentes 1-day ou lentes de uso prolongado, os cuidados com o manuseio serão os mesmos. Sempre lave as mãos antes de colocar ou retirar suas lentes. Se precisar higienizar as lentes, não use água da torneira (reforçando, mais uma vez, que não é adequado higienizar lentes de descarte diário; mas, se estiver em um “aperto” e precisar reutilizá-las, ainda é melhor fazer a higienização). Evite esfregar os olhos. Se estiver em um ambiente mais seco ou com muitas partículas no ar, retire as lentes, lave o rosto com água limpa e aplique colírio.

Se você tem mais dúvidas sobre lentes 1-day e lentes de uso prolongado, procure seu oftalmologista. Ele é o profissional mais adequado para responder a todas as suas perguntas e orientá-lo na escolha e no uso das lentes de contato. Mas, antes de correr para agendar uma consulta, que tal aproveitar para ler nosso post sobre as diferenças entre lentes rígidas e gelatinosas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *