Como escolher as lentes de contato para vender em sua ótica

escolher as lentes de contato para vender

Se você acompanha nosso blog, deve ter visto o post recente sobre como a variedade de lentes de contato impacta os resultados de sua ótica. Nele, explicamos porque é interessante ter um mix de produtos maior, e encerramos com um alerta: não adianta simplesmente aumentar o mix, é preciso escolher com cuidado os produtos que vão compô-lo. Então, hoje vamos responder à pergunta que naturalmente deve estar em sua cabeça: como escolher as lentes de contato para vender em sua ótica?

Existem sete fatores básicos que você deve considerar na escolha: confiabilidade, qualidade, rapidez na entrega, custo-benefício, excelência no atendimento, flexibilidade na negociação e potencial da parceria. Que tal saber mais sobre cada um deles?

Confiabilidade

Lentes são um produto de finalidade médica e são colocadas em contato direto com uma das partes mais sensíveis do corpo. Se elas não forem produzidas de acordo com os mais altos padrões de qualidade, podem causar graves complicações ao seu cliente – o que traz problemas tanto para o fornecedor quanto para o vendedor.

Por isso, o critério mais importante no momento da escolha das lentes de contato para vender em sua ótica é a confiabilidade do fabricante, do fornecedor e, claro, do produto. Observe se as lentes são aprovadas pelas agências sanitárias antes de colocar nas suas prateleiras.

Qualidade

Confiar na segurança das lentes de contato é essencial, mas não é o suficiente. Também é preciso ter certeza de que elas apresentam boa qualidade. Verifique quais são as tecnologias empregadas em sua fabricação. O uso de processos e elementos exclusivos é um bom indicador, pois demonstra que é um produto diferenciado, o que atrai o interesse dos clientes.

Rapidez na entrega

entrega

Assim como em qualquer loja de varejo, manter o estoque de sua ótica sempre no nível adequado é muito importante. Quando um item está em falta, você pode perder clientes – afinal, o usuário não pode ficar sem as lentes; se a sua loja não tiver o item que ele busca, vai comprar em outro lugar. Portanto, um dos requisitos na hora de escolher as lentes de contato para vender em sua ótica deve ser a rapidez com que o fornecedor consegue entregar os produtos, após receber um pedido.

Custo-benefício

Já dissemos que a qualidade é um dos fatores a ser levado em consideração no momento da escolha do mix de produtos para vender em sua loja; mas é bem provável que você queira boa qualidade com um preço acessível, certo? Dessa maneira, conforme sua estratégia de negócios, você consegue aumentar um pouco suas margens de lucro ou repassar a economia para os clientes, ganhando competitividade.

Excelência no atendimento

É importante que o fornecedor das lentes ofereça atendimento excelente. Eventualmente, você – que revende seus produtos – pode enfrentar alguma dúvida ou problema; quando isso acontecer, você não vai querer ficar pendurado na linha telefônica ou esperar dias por um e-mail para receber uma resposta, certo? Além disso, é importante que a equipe de atendimento seja preparada e capaz de responder suas perguntas sobre o produto, mesmo que o fornecedor não seja o fabricante das lentes.

Flexibilidade na negociação

A flexibilidade na negociação é necessária para que donos de óticas menores consigam colocar os produtos em seu estoque, já que as condições comerciais aplicadas às grandes redes dificilmente serão viáveis para as lojas de pequeno ou médio porte. Se o fornecedor é muito rígido com essas condições, ainda que ele ofereça produtos interessantes, cria uma barreira para você escolher as lentes de contato para vender em sua ótica.

Potencial da parceria

Se você fugir das marcas mais comuns de lentes de contato, precisa ter certeza de que a parceria tem potencial de longo prazo. Então, é bom observar se o fornecedor escolhido está lançando novos produtos e se está investindo em marketing. Esses são sinais de que a empresa está em crescimento, o que aumenta a probabilidade de que sua relação comercial dure bastante.

parceria

Esses sete fatores devem apontar quais são as marcas que você precisa incluir no seu mix de produtos, para melhorar os resultados da sua ótica. E como você pode avaliar cada um deles? As informações de que você precisa podem ser obtidas diretamente com os fornecedores, mas também é interessante pesquisar a reputação deles junto a outros proprietários e gestores de óticas. Dessa maneira, você terá uma perspectiva mais imparcial do que eles oferecem.

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