7 Critérios importantes na escolha das lentes de contato para seu consultório

oftalmologista

Médicos oftalmologistas normalmente indicam, em seus consultórios, lentes de contato para os pacientes. É uma situação que traz vantagens para os dois lados: para o oftalmologista, a segurança de que seu paciente irá utilizar uma lente de contato de qualidade, e para o paciente, a oportunidade de comprar suas lentes com a pessoa que poderá orientá-lo melhor na compra. A questão, portanto, é como fazer a escolha das lentes de contato para seu consultório.

Pensando nessa questão, preparamos uma lista com sete critérios para a seleção dos fornecedores e dos itens com os quais vai trabalhar. Use estes critérios para assegurar os melhores resultados na indicação de lentes de contato aos seus pacientes.

1. Confiabilidade do fornecedor

Um médico oftalmologista sabe que lentes de contato podem causar sérios problemas oculares, se não forem produzidas de acordo com as normas sanitárias. Por isso, na escolha das lentes de contato para seu consultório, busque fornecedores confiáveis, com produtos que apresentem os devidos certificados da Anvisa. Essa é uma medida essencial para garantir a segurança dos seus pacientes.

2. Qualidade do produto

As lentes de contato que você indica devem ter alta qualidade, pois a sua reputação como médico também vai estar associada aos produtos que oferece aos pacientes. Por isso, na escolha das lentes de contato para seu consultório, dê preferência àquelas que são desenvolvidas com tecnologias inovadoras, que garantem melhor visão e conforto para os usuários. E não deixe de acompanhar os novos produtos lançados no mercado.

3. Excelência no atendimento

call center
Fonte da imagem: Quora – www.quora.com/What-companies-need-a-call-center/

Quando você começa uma parceria comercial, sabe que sempre existe a possibilidade de surgirem alguns obstáculos pelo caminho. Mas tudo fica mais fácil se a comunicação é eficiente. Por isso, é importante que a escolha das lentes de contato para seu consultório leve em consideração a excelência no atendimento do fornecedor.

O que define um bom atendimento? Aqui estão algumas características:

  • Vários canais de comunicação com o fornecedor, como e-mail, telefone, redes sociais, formulários pelo site, entre outros;
  • Rapidez na resposta, pouca espera no contato telefônico;
  • Fornecedor demonstra interesse em trazer uma solução para sua solicitação;
  • É realizada uma pesquisa de satisfação após a finalização dos atendimentos.

4. Rapidez na entrega

Se as lentes de contato em seu consultório acabam, os pacientes não vão esperar até que cheguem mais. Eles podem optar por comprar em uma ótica, ou até mesmo online, pois ficar sem as lentes causa transtornos e dificuldades para realizar atividades simples do dia a dia. Por isso, você precisa trabalhar com um fornecedor que seja rápido na entrega dos itens solicitados, para manter seu estoque sempre completo.

5. Relação custo-benefício positiva

A escolha das lentes de contato para seu consultório deve ser feita com um olho na concorrência, as óticas. Como elas, de maneira geral, têm maior saída de produtos, podem praticar margens de lucro mais baixas; elas ganham no volume de vendas. Com isso, seus preços ficam mais competitivos do que o preço das lentes nos consultórios.

Se você escolher trabalhar com lentes muito caras, só vai acentuar essa diferença. Uma saída é escolher lentes que tenham alta qualidade, mas um preço acessível – em outras palavras, buscar o melhor custo-benefício para você e seus pacientes.

6. Histórico do fornecedor

O histórico do fornecedor é um bom critério para a escolha das lentes de contato para seu consultório, pois um passado de sucesso é indicador de potencial para um futuro de sucesso, no qual a parceria comercial vai beneficiar seu consultório.

Você pode consultar outros clientes que o fornecedor já atende, para obter referências sobre os outros tópicos que vimos anteriormente: a confiabilidade, a qualidade dos produtos, o atendimento, a entrega e o custo-benefício.

7. Flexibilidade para negociações

Um critério adicional para escolher seu fornecedor de lentes de contato é a flexibilidade que ele apresenta para as negociações.

aperto de mãos

Alguns fornecedores aplicam termos bastante rígidos, por exemplo, em relação às quantidades que devem ser compradas ou aos prazos de pagamento, o que dificulta a relação para os consultórios oftalmológicos, especialmente as clínicas menores. Por outro lado, ao trabalhar com um fornecedor flexível, será possível chegar a um contrato no qual as condições comerciais sejam boas para as duas partes; e, como resultado, a parceria terá maior potencial no longo prazo.

Quais critérios você já usa na escolha das lentes de contato para seu consultório? Faltou algum item importante na nossa lista? Deixe um comentário nesse post e ajude a enriquecer a discussão!

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