Lentes de Contato: Como colocar, retirar e cuidar das suas!

lentes de contato

Você foi a um oftalmologista, fez todos os exames necessários e recebeu sua prescrição para lentes de contato. Escolheu as lentes ideais para o seu tipo de problema de visão e, agora, chegou a hora de começar a usar.

Espere! Antes de usar as lentes de contato pela primeira vez, é importante saber como colocar, retirar e cuidar delas. E é justamente isso que você vai aprender no post de hoje. Confira nossas recomendações para evitar complicações e garantir que suas lentes durem mais.

1. Como colocar as lentes de contato

Para colocar as lentes de contato adequadamente, basta seguir quatro passos simples.

Primeiro, lave bem as mãos. De preferência, use um sabonete sem perfume e antibacteriano. Seque bem as mãos, também, com uma toalha que não deixe fiapos. Esse passo é importante porque, se tiver qualquer impureza nas suas mãos, ela será transferida para as lentes e, depois, para os olhos. É assim que acontecem irritações e até infecções oculares.

Depois, verifique se as lentes estão do lado certo. Lentes gelatinosas são flexíveis, o que significa que elas podem virar do avesso. Quando isso acontece, as bordas apontam para fora, lembrando um prato fundo. Então, para saber se as lentes estão do lado certo, observe que as bordas estejam retas.

Imagem: www.lentesdecontato365.comm

Em seguida, usando a mão com melhor coordenação, pegue a lente com o dedo indicador. Use os outros dedos dessa mão para puxar a pálpebra inferior do olho para baixo. Com a outra mão, puxe a pálpebra superior para cima.

Imagem: www.acuvue.com.br

Finalmente, olhe para cima e coloque a lente, apoiando-a sobre a parte branca do olho, que ficará exposta. Feche o olho por alguns instantes e, depois, pisque algumas vezes; é assim que a lente vai centralizar sobre a íris.

Você deve repetir os passos três e quatro para cada olho. Viu só, como é fácil colocar as lentes de contato?

2. Como retirar as lentes de contato

Não deve ser surpresa que o processo para retirar as lentes de contato é bem parecido com aquele que você acabou de aprender. Novamente, são quatro passos.

O primeiro passo é lavar bem as mãos. Certifique-se de que estão limpas e secas.

lentes de contato

O segundo passo é deixar a lente mais exposta. Use a sua mão não-dominante para erguer a pálpebra superior e olhe para cima.

O terceiro passo é tocar na lente e deslizá-la para baixo, até que perca o contato com a íris. Depois, use o polegar, junto com o indicador, para tirar a lente do olho. Você deve “pinçá-la” com gentileza.

O passo final é jogar a lente usada fora, se for uma lente de descarte diário; ou fazer a higienização e guardar, se for uma lente de uso prolongado. No próximo item, você vai ver como cuidar das suas lentes.

3. Como cuidar das lentes de contato

Boa parte dos problemas causados por lentes de contato, na realidade, acontecem porque as pessoas não tomam os cuidados devidos com elas. Felizmente, essa é uma situação fácil de resolver.

As recomendações mais básicas são respeitar o tempo de uso indicado pelo fabricante e não dormir com as lentes. Além disso, também não é aconselhável usar as lentes em atividades aquáticas ou esportes com alto impacto.

Após retirar as lentes de uso prolongado, é preciso higienizá-las com uma solução própria para esse fim. Não use água da torneira para lavar as lentes, e nem soro fisiológico! Você deve colocar as lentes no estojo e cobrir com a solução, para que elas sejam desinfectadas. Esse cuidado é muito importante, pois as lentes acumulam sujeira e pode ocorrer a proliferação de bactérias.

O estojo em que você guarda as lentes de contato também precisa estar sempre limpo. Nesse caso, você pode usar água e sabão. Deixe secar bem antes de voltar a usar. Faça isso, pelo menos, uma vez por semana.

lentes de contato

Vale a pena comentar que, se você optar por lentes 1-day, ou seja, de descarte diário, tudo fica bem mais prático. Cada vez que você retirar um par de lentes, basta jogar fora e usar um novo da próxima vez.

Esses são os cuidados básicos que você deve tomar com suas lentes de contato. Você pode obter instruções mais específicas com seu oftalmologista, ou na própria embalagem das lentes.

Agora, você já sabe como colocar, retirar e cuidar das suas lentes de contato. Falta apenas descobrir como escolher a marca ideal. Então, aproveite para conferir 8 motivos para começar a usar as lentes da Central Oftálmica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *