Olhos ressecados: quais as causas e como evitar

olhos ressecados

Algumas pessoas têm receio de abandonar os óculos e comprar lentes de contato por causa de um problema conhecido como a “síndrome do olho seco”. Os olhos ressecados causam desconforto para o usuário e podem até levar a problemas maiores.

A verdade é que a síndrome do olho seco não está apenas associada com o uso de lentes. Ela pode ter várias outras causas. Mas temos uma boa notícia: ela pode ser evitada.

Nesse post, você aprende mais sobre o que provoca olhos ressecados e como evitar essa situação, para finalmente usar lentes de contato sem medo.

O verdadeiro problema dos olhos ressecados

Além do desconforto em si, quando seus olhos não são apropriadamente lubrificados, pode ocorrer o depósito de todo tipo de material neles – inclusive microorganismos. Esses microorganismos, por sua vez, podem causar infecções, e é aí que reside o verdadeiro perigo.

É importante lembrar que o papel da lubrificação é afastar corpos estranhos, como grãos de poeira ou bactérias. É por isso que, quando um cisco entra nos seus olhos, você lacrimeja!

Agora que você entende o verdadeiro problema da síndrome do olho seco, vamos ao que interessa: sintomas, causas e como evitá-la.

olhos ressecados
Fonte da Imagem: Portal Everyday Health – www.everydayhealth.com.br

Os sintomas dos olhos ressecados

Como você deve imaginar, a síndrome do olho seco é marcada pela sensação de que seu olho está seco, sem lubrificação. Mesmo assim, podemos associar o problema a vários outros sintomas. Por exemplo:

  • Vermelhidão
  • Coceira ou ardência
  • Sensibilidade à luz
  • Visão turva
  • Sensação de que tem alguma coisa nos olhos (como areia)
  • Desconforto olhando para telas (TV, computador, celular)
  • Dor de cabeça

As causas dos olhos ressecados

Como já foi dito, muitas pessoas associam olhos ressecados com o uso de lentes de contato. Elas até deixam de usar as lentes para corrigir seu problema de visão. Bom, em alguns casos, a causa pode realmente ser essa – geralmente, quando você usa lentes de baixa qualidade ou não toma os devidos cuidados.

Porém, existem outras causas possíveis para a síndrome do olho seco.

Algumas pessoas simplesmente apresentam alguma deficiência na produção de lágrimas. Como são elas que mantém a lubrificação, isso resulta na sensação de olhos secos. Além de pouca produção lacrimal, a composição das lágrimas também pode estar alterada, causando o mesmo problema.

Em alguns casos, é o ambiente que está por trás da síndrome. Se você está exposto a um ar muito quente e seco, vive em locais com alto nível de poluição ou fica muitas horas por dia com o ar-condicionado ligado, o resultado são olhos ressecados.

O uso de alguns medicamentos também pode levar ao desenvolvimento da síndrome do olho seco.

Essas são as principais causas dos olhos ressecados. Como dá para notar, uma não tem nada a ver com a outra, certo? Por isso, é preciso fazer um diagnóstico adequado com seu oftalmologista, para adotar o tratamento certo para cada caso.

Como evitar os olhos ressecados

Quando o problema tem origem em algum distúrbio ligado à produção de lágrimas, o tratamento pode ser um pouco mais complexo, envolvendo o uso de medicamentos, como o colírio.

olhos ressecados
Fonte da Imagem: Portal Everyday Health – www.everydayhealth.com

Entretanto, na maioria dos casos, é bem fácil tomar medidas para evitar os olhos ressecados.

É recomendável não utilizar ar-condicionado por longos períodos de tempo, porque ele age retirando a umidade do ar. Outra recomendação similar é não ficar muitas horas na frente de telas com alta luminosidade, como computadores e celulares. Uma pausa a cada 50 minutos é o ideal.

Ao longo do dia, e especialmente nas estações mais secas, é importante beber muito líquido. Quando você hidrata seu corpo, está hidratando também os olhos.

Também é válido higienizar diretamente os olhos, com água em abundância, para afastar maquiagem, poeira e outros elementos que podem prejudicar os canais lacrimais.

Finalmente, é extremamente importante escolher lentes de contato que ajudam a manter a hidratação dos olhos. É o caso das lentes da Central Oftálmica, produzidas com materiais altamente hidrofílicos, ou seja, que atraem a água, como o Methafilcon A. Está aí um bom motivo para usar as lentes da Central Oftálmica, não é mesmo?

Um bom exemplo de produto para afastar a sensação de secura nos olhos são os itens da linha Biosoft:

No site da Central Oftálmica, você pode conhecer outros produtos excelentes para acabar com os olhos ressecados e ter uma experiência muito mais confortável com as lentes de contato.

Quer aprender mais sobre como cuidar bem dos seus olhos e da sua visão? Não se esqueça de acompanhar os conteúdos do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *