Lentes Positivas e Negativas: conheça as diferenças

lentes positivas e negativas

Quem usa lentes de contato, ou quer começar a usar, sempre tem algumas curiosidades em relação a elas. Qualquer um pode usar lentes? Como escolher as lentes de contato? Qual é a diferença entre lentes rígidas e gelatinosas? E entre lentes 1-day e lentes de uso prolongado? A lista é longa.

Outra questão que pode surgir é sobre as lentes positivas e negativas. Afinal, qual é a diferença entre elas?

Para responder a essa curiosidade, preparamos o artigo de hoje. Nele, você vai descobrir o que são lentes positivas e negativas, e entender quando e porquê cada uma delas é utilizada. Então, vamos aprender um pouco mais sobre lentes de contato?

O que são lentes positivas

Lentes positivas são convergentes. Lembra das aulas de física da escola? Isso significa que, quando a luz passa por elas, ela converge para um único ponto.

As características de uma lente positiva são:

  • estrutura mais espessa no centro do que nas bordas;
  • curvatura da base externa maior do que curvatura da base interna;
  • forma imagens maiores do que o objeto.

Além disso, podemos dizer que a dioptria – isto é, o grau – dessas lentes é positiva.

lentes positivas e negativas

O que são lentes negativas

Lentes negativas são divergentes. Em outras palavras, quando a luz passa por esse tipo de lente, os raios divergem, vão para diferentes direções.

As características de uma lente negativa são:

  • estrutura mais espessa nas bordas do que no centro;
  • curvatura da base interna maior do que curvatura da base externa;
  • forma imagens menores do que o objeto.

E, como você já deve imaginar, a dioptria (ou grau) dessas lentes é negativa.

O uso das lentes positivas e negativas

Todas essas são questões técnicas, e você deve estar ansioso para saber alguma coisa um pouco mais prática sobre as lentes positivas e negativas. Afinal, quem deve usar cada uma delas?

As lentes positivas, devido às suas características, são ideais para a correção da hipermetropia, que é a dificuldade de enxergar de perto.

A explicação é um pouco complicada, mas vamos lá: quem sofre de hipermetropia tem um problema de refração da luz no olho, que faz com que a imagem se forme atrás da retina, em vez de se formar em cima dela. Quanto mais perto o objeto, pior fica a imagem.

Bom, a lente positiva é convergente, como vimos; ela traz o foco para mais perto. Então, ela ajuda a corrigir esse problema, fazendo com que a luz seja convergida para o ponto certo em cima da retina. Pronto, problema de hipermetropia resolvido!

Enquanto isso, as lentes negativas são recomendadas para casos de miopia e astigmatismo.

Qual é a explicação? Bem, a miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Quem tem essa condição, também tem um problema de refração da luz no olho; porém, a imagem se forma na frente da retina. É como se a imagem se formasse antes da hora. Quanto mais longe o objeto, pior a imagem.

A lente negativa é divergente. Então, ela afasta os raios da luz, levando o ponto de foco para mais longe. Depois que ela afasta os raios da luz, eles passam pelo olho com um certo “atraso”, o que permite que a imagem se forme na hora certa: em cima da retina.

lentes positivas e negativas

Como “escolher” entre lentes positivas e negativas

A explicação de como as lentes positivas e negativas parece complicado? Bom, ele é mesmo. É um assunto técnico, e apenas um profissional pode realmente entender quando deve ser utilizada cada uma delas. Assim como, também, apenas um profissional pode diagnosticar qual é o seu problema de visão e determinar o grau.

Dizemos tudo isso para ressaltar que você não escolhe entre lentes positivas e negativas. É o seu oftalmologista que, por meio dos exames adequados, vai receitar qual é a lente certa para você.

Por isso, nenhum artigo da internet substitui uma consulta com o oftalmologista! Usar lentes que não são apropriadas para a sua condição pode, na realidade, causar mais problemas, desde dores de cabeça até um agravamento do problema de visão.

Depois que o médico tiver receitado as lentes, você pode escolher a marca que vai querer usar. Isso, sim, tem a ver com suas preferências pessoais.

Falando nisso, você já conhece nossos produtos? Aproveite que você está por aqui, e descubra 8 motivos para começar a usar as lentes da Central Oftálmica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *