A hipermetropia é uma condição que sempre aparece nas listas dos problemas mais comuns de visão. Apesar de existir muita informação sobre o assunto, as pessoas que têm uma visão normal não fazem ideia de como enxerga quem tem hipermetropia. Na verdade, essa é uma questão que gera bastante curiosidade. Será que o mundo é diferente para um hipermétrope?

Para esclarecer o assunto, preparamos esse post. Você vai entender o que é a hipermetropia, ver suas causas e consequências, descobrir como ela é tratada e, claro, descobrir como enxerga quem tem hipermetropia. Confira!

O que é a hipermetropia

A hipermetropia é uma condição da visão, causada por um erro na maneira como ocorre a refração da luz nos olhos. Em vez do ponto focal ficar em cima da retina, ele acaba ficando atrás dela. Por isso, ao observar objetos próximos, a imagem fica desfocada. Consequentemente, quem tem hipermetropia sempre posiciona os objetos para longe dos olhos.

Vale a pena lembrar que é uma situação reversa da miopia, em que o ponto focal fica na frente da retina e a pessoa tem dificuldade para ver de longe, mas não de perto.

Outro ponto interessante é que a hipermetropia pode ser facilmente confundida com presbiopia, porque as características da visão de uma pessoa com qualquer uma dessas condições são bem parecidas. Porém, o motivo é diferente: a presbiopia ocorre em decorrência da perda de elasticidade do cristalino, que torna mais difícil mudar o foco da visão de longe para perto. Esse problema em geral aparece com a idade, a partir dos 40 anos.

Quais são as causas da hipermetropia

A hipermetropia pode ter diversas causas. Uma causa genética está associada ao formato do globo ocular, que é mais achatado. Justamente por isso é que o ponto focal da luz fica atrás da retina. Além disso, diabetes e uso de certos medicamentos também podem estar por trás do problema. Até tumores podem pressionar o globo ocular e causar essa condição.

Quais são os tratamentos para hipermetropia

Atualmente, existem várias alternativas para corrigir a hipermetropia. Quem apresenta essa condição da visão pode optar pela cirurgia a laser, ou pelo uso de óculos ou lentes de contato. Enquanto algumas pessoas acreditam que a cirurgia é uma solução definitiva, na verdade, sabe-se que o problema pode voltar com o tempo. Além disso, apesar de todos os avanços, ainda é o caminho mais arriscado.

Por outro lado, as lentes de contato são uma alternativa prática, que garante uma excelente qualidade de visão e, ainda mais importante, qualidade de vida. E, se você seguir as recomendações de uso e higienização, são totalmente seguras!

As lentes de contato indicadas para o tratamento de hipermetropia podem ser esféricas ou asféricas, sendo que as lentes asféricas proporcionam uma visão com menos distorção da imagem. É o mesmo tipo de lente usada para o tratamento da miopia, porém, o grau é diferente. Para a miopia, utiliza-se lentes com grau negativo; para o caso da hipermetropia, lentes com grau positivo.

Basicamente, o que as lentes fazem é contrabalancear a refração dos olhos. Assim, embora os raios de luz se afastem ao passar pela córnea e cristalino (é isso que faz com que o ponto focal fique atrás da retina), a lente faz com que eles se aproximem. Um compensa o outro e, no final, a imagem se forma exatamente onde deveria. Parece mágica, mas é ciência! Rs

Como enxerga quem tem hipermetropia

Uma descrição simples da visão de um hipermétrope seria: tudo que está próximo fica borrado, enquanto o que está a uma distância maior parece normal. Alguns sites sobre saúde criaram imagens que representam essa visão.

Isso significa que atividades como ler ou mexer no celular tendem a ser mais difíceis para um hipermétrope. Por outro lado, atividades como dirigir ou assistir televisão não são tão afetadas por essa condição.

Se as imagens acima parecem familiares, se é mais ou menos assim que você enxerga o mundo, talvez você tenha hipermetropia, mesmo que seja em um grau baixo. Porém, cuidado para não tentar fazer um autodiagnóstico! Somente um profissional pode fazer os exames necessários para afirmar se você tem alguma condição de visão e, claro, indicar o tratamento ideal. Então, nada de fugir da consulta ao oftalmologista!

Agora que você sabe como enxerga uma pessoa com hipermetropia, que tal descobrir como um míope vê o mundo? Confira nosso post sobre a visão com miopia!

@CentralOftalmica

Recent Posts

O outono está no ar: aproveite com lentes de contato

Hoje o nosso papo é sobre uma das estações mais encantadoras do ano: o outono!…

1 semana ago

Lentes de contato mensais: economize sem comprometer qualidade da sua visão.

Seja bem-vindo ao mundo das lentes de contato mensais, um tipo de lente muito popular…

1 mês ago

Lentes de contato para crianças: existe uma idade “certa” para começar usar?

O uso de lentes de contato em crianças com certeza é um assunto que desperta…

2 meses ago

Os aliados essenciais para sua qualidade visual: lentes de contato vs. óculos

Tanto as lentes de contato quanto os óculos de grau desempenham papéis vitais na vida…

2 meses ago

Transforme o seu visual de carnaval com as nossas lentes de contato cosméticas.

As lentes de contato cosméticas são acessórios versáteis que podem transformar o seu carnaval em…

3 meses ago

Saúde ocular: e estratégias para minimizar o impacto da luz azul.

A era digital transformou significativamente nossos hábitos diários, especialmente quando se trata da iluminação digital…

3 meses ago

This website uses cookies.