Muitos fatores podem ajudar você a manter um serviço de qualidade na sua ótica. Mas a inovação é o que fará com que seu negócio se destaque.
Ser inovador, no entanto, não se resume a criar algo do zero. Em alguns casos pode até ser, mas inovar tem muito mais a ver com aperfeiçoamento do que com a criação pura e simples.
Ou seja, quando melhoramos a forma como fazemos o que já fazemos, estamos inovando.
Já parou para pensar que o Facebook não foi a primeira rede social e o Google não foi o primeiro buscador de internet? Pois é!
Mas o que fez essas empresas se tornarem referência em seus nichos de mercado? Se pensou em inovação, acertou!
Inovar é fundamental porque permite que as empresas explorem novos mercados, realizem novas parcerias e aumentem o valor de suas marcas.
Porém, há toda uma ciência por trás deste conceito. São etapas que definem aquilo que chamamos de processo de inovação.
Descobrir uma oportunidade, criar e desenvolver ideias, refiná-las em formas úteis, e usá-las para obter lucros, aumentar eficiência e reduzir custos. Tudo isso faz parte do processo de inovação, como veremos a seguir:
O processo de inovação começa com a ideia de se estabelecer uma vantagem estratégica no mercado. O pensamento estratégico fica em áreas onde ações inovadoras terão maior potencial.
Através de pesquisas é possível descobrir necessidades específicas de seu público. A pesquisa inclui, também, tecnologias emergentes, mudança social e valores do cliente e, assim, são criadas oportunidades novas e significativas para a inovação.
O insight é o resultado de um processo dedicado de análise e desenvolvimento. Não ocorre porque alguém, de forma casual, descobriu uma solução em potencial, mas sim porque a equipe buscou de forma diligente e persistente por ela.
É o processo de vai dos testes à primeira execução. Ações de marketing e seus potenciais resultados são projetados nesta etapa através de um processo multidisciplinar integrado.
É o processo de preparação para que seus clientes percebam os resultados da inovação de seus serviços. Quando bem executada, essa ação é capaz de aumentar rapidamente seu volume de vendas.
É o retorno financeiro esperado com seu planejamento. No caso de inovações de melhoria de processos direcionados internamente, os benefícios são colhidos no aumento da eficiência e na produtividade.
É importante frisar que o pós-venda é tão ou mais importante do que a venda em si. Reclamações ou dúvidas devem ser imediatamente atendidas com presteza, eficiência e simpatia.
Em tempos de mercados cada vez mais competitivos e, no caso do Brasil, uma forte crise econômica, os donos de ótica sabem como é difícil se destacar e conquistar mais clientes.
Com efeito, os gestores se veem obrigados a criar soluções que ajudem a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos, criando um diferencial e atraindo novos públicos.
No entanto, este é o terreno perfeito para implementar os conceitos da inovação, pois ela permite que mudanças sejam realizadas nos métodos de trabalho, no modelo de negócio, e na forma como a empresa se relaciona com seus consumidores.
E é por meio dessas melhorias que a ótica consegue sair na frente dos concorrentes, se tornar reconhecida e alavancar seus resultados.
Como se vê, é possível investir na inovação para óticas, implementando desde ações mais simples, como a mudança na forma como os vendedores se relacionam com os clientes, até nas mais complexas, como no acompanhamento da moda, que pode influenciar o nível das vendas.
A questão é que, ainda que seja necessário realizar alguns investimentos financeiros, eles não devem ser considerados “gastos” — visto que, com o direcionamento e as estratégias adequadas, é possível alcançar resultados duradouros, estabelecendo uma relação custo/benefício totalmente satisfatória.
Lentes de contato são, por si só, produtos ainda vistos como inovadores. Muita gente ainda tem receio de aderir ao uso de lentes de contato.
Com toda a certeza temos aí um produto que se encaixa perfeitamente à elaboração de uma estratégia de inovação e, consequentemente, à prestação de um serviço de qualidade em sua ótica.
Veja a seguir algumas dicas úteis de como inovar no serviço e na experiência que sua ótica poderá oferecer a seus clientes.
Utilizar as ferramentas de marketing irá ajudar sua ótica a se comunicar de forma muito mais criativa com seu público.
O marketing está em praticamente tudo o que fazemos, mesmo que de forma não intencional. Porém, quando as ferramentas de marketing são utilizadas de forma consciente a seu favor, os resultados aparecerão muito mais cedo.
No caso de uma ótica, atuar de forma regional, além de ser mais econômico, poderá ser muito mais eficaz.
É aí que entra o chamado marketing digital, que tem como pontos fortes a possibilidade de direcionar suas ações de publicidade somente para regiões onde você atua, além de permitir interatividade com seu público.
Ou seja, é possível estabelecer um contato direto, receber feedbacks instantâneos e acompanhar o que tem sido falado sobre a empresa nas redes.
O contato físico com seu público é muito importante para sentir seus anseios e desejos. Observe como o seu cliente se comporta em sua loja. Atenda. Faça perguntas. Esteja atento às respostas e peça sugestões de melhoria.
Essa experiência, somada às informações coletadas através das ações de marketing digital, serão de grande valia para descobrir novos caminhos no processo de inovação.
Observar a concorrência é tão importante que há um conceito em marketing que designa essa ação: “Benchmarking”.
Avaliando sua ótica em relação à concorrência, você cria um parâmetro importante na busca por melhores desempenhos e encontra ideias para aperfeiçoar seus próprios métodos.
Como vimos, inovar envolve, além de criatividade, trabalho, observação e pesquisa. É um processo que demanda metodologia, mas que, quando bem executado, lhe dará as ferramentas certas para se destacar no mercado, oferecendo um serviço inovador e de qualidade à sua ótica.
Quer ter mais ideias para implementar à sua ótica? Então confira esse artigo: “e-commerce óptico: como atrair mais clientes para o seu negócio online”.
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