Uso Lentes de Contato

Conselhos de oftalmologistas para prevenção à Covid-19

Em tempos de pandemia de Covid-19, você, usuário de lentes de contato, sabe quais os cuidados para se prevenir contra essa doença? Reunimos dicas valiosas de oftalmologistas para você entender melhor sobre esse assunto. 

Os olhos são órgãos bastante sensíveis e sujeitos à contaminação. No caso de usuários de lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados. No entanto, sem grandes mistérios.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) algumas medidas de proteção individual e de simples execução devem ser tomadas e precisam ser incorporadas à rotina das pessoas.

Elas reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo a Covid-19 causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

Nesse artigo vamos apresentar conselhos para a para prevenção ao Covid-19 através de cuidados simples com as lentes de contato.

Como acontecem as contaminações por Covid-19?

A transmissão do coronavírus se dá de forma viral, pelo contato com a saliva. Dessa forma, é importante prestar atenção a tudo o que pode conter gotículas de saliva (perdigotos), que podem ser transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro ou ainda, por superfícies contaminadas, como as mãos, objetos, maçaneta, botão do elevador, corrimão de escada, apoio do ônibus entre outros.

Segundo um estudo feito pela Academia Americana de Oftalmologia, o coronavírus também pode ser contraído pelos olhos, causando inicialmente uma conjuntivite que poderá evoluir para uma infecção respiratória grave.

O estudo apurou também que pacientes com Covid-19, com conjuntivite, poderiam derramar partículas virais em lágrimas e secreções conjuntivais.

De uma maneira geral, o contágio acontece com o contato dessas gotículas com a nossa mucosa dos olhos, da boca ou do nariz.

Em relação à visão, a melhor maneira para se defender do contágio do coronavírus pelos olhos, é preciso protegendo-os.

Evitar o contato direto com pessoas doentes e/ou infectadas, ou ainda, higienizando as mãos (lavando-as com água e sabão por pelo menos 30 segundos e utilizando álcool em gel), pois elas podem estar contaminadas e se você colocar as mãos nos olhos, o contágio acontece.

É necessário tomar cuidado com a automedicação. No caso de suspeita de conjuntivite, usar colírios sem prescrição médica pode ser perigoso, principalmente se o desconforto ocular vier acompanhado de outros sintomas, como tosse, espirro, coriza e febre. Sintomas esses que caracterizam a infecção por coronavírus. 

Lentes de contato e cuidados para prevenção ao Covid-19

Em tempos de pandemia, os cuidados com a limpeza das mãos devem ser redobrados.

Durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19 especialistas recomendam trocar a lente de contato pelos óculos, sobretudo em saídas externas.

A justificativa é a de que os óculos tendem a proteger mais a vista do que as lentes. No entanto, mesmo em casa, com a família, durante esse período de isolamento social, as pessoas assistem mais TV, ficam mais no celular, ou trabalhando pelo computador.

Isso provoca coceira, vermelhidão e irritação nos globos oculares, o que provoca muita vontade levar os dedos aos olhos, principalmente em quem usa lentes de contatos.

Porém, existem problemas de visão e razões específicas para o para continuar usando a lente, nesse caso, o essencial é diminuir o contato com os olhos e lavar sempre as mãos, principalmente quando for colocar ou tirar.

Além disso, redobrar os cuidados com a higienização das lentes de contato, estojo e respeitar os prazos de uso.

Cuidados gerais para evitar a contaminação

Especialistas sugerem o uso de óculos (além das máscaras), ao sair na rua, como uma proteção a mais aos olhos.
Evitar esfregar os olhos

Reforçamos: Não esfregue os seus olhos! É importante ter consciência que ao evitar essa ação, estamos protegendo a córnea e diminuindo o risco de infeção. 

Se sentir vontade de esfregar ou mexer nos olhos, ou até de ajustar os óculos, use um lenço de papel em vez dos dedos. 

Os olhos secos podem levar a mais coceira ou desconforto; se for este o caso, use os colírio recomendados por seu oftalmologista. 

Priorize o uso de óculos durante a pandemia

Usuários de lentes de contato mexem nos olhos mais vezes do que as outras pessoas, aumentando a probabilidade de contágio.

Substituir as lentes por óculos pode reduzir a irritação que leva a mexer nos olhos e, também, obrigar a pensar e parar antes de tocar nos olhos. 

Se decidir manter as lentes de contato, é fundamental seguir os cuidados com higiene para minimizar o risco de infeção.

Oftalmologistas recomendam: procure usar óculos sempre que sair de casa!

Os óculos de correção ou os óculos de sol protegem os olhos de gotículas respiratórias infetadas. É, portanto, associado ao uso da máscara, uma proteção a mais para você.

Porém, é importante esclarecer que eles não são 100% seguros. Os vírus ainda podem atingir a superfície dos olhos através das regiões expostas, laterais, superior e inferior. 

Profissionais da saúde ou quem presta cuidados a um doente ou a uma pessoa suspeita de infeção, deve usar óculos específicos de proteção, pois eles oferecem uma defesa muito mais eficaz.

Use somente colírios prescritos por seu oftalmologista

Quem usa colírios por prescrição médica, de se assegurar de que tem um estoque reserva para 2-3 meses. Isto é sobretudo importante no caso dos doentes com glaucoma. 

Se você faz parte desse grupo, não fez um estoque reserva, entre em contato com seu oftalmologista o quanto antes solicitando uma prescrição para poder adquirir os seus colírios.

Quando ao uso:

  • Tenha os seus colírios sempre consigo;
  • Aplique a dosagem de seu colírio sempre de acordo com as recomendações do seu oftalmologista;
Cuidados especiais para aplicação de colírios

Se tem de aplicar o colírio, em você ou a uma pessoa a quem presta cuidados, é fundamental:

  • A higiene das mãos, antes e depois da aplicação.
  • As mãos devem ser lavadas com água e sabão durante pelo menos 20 segundos.

É importante também armazenar os colírios num local limpo e de acordo com as instruções de conservação indicadas no folheto informativo. 

Lembre-se, visão é coisa série e em tempos de coronavírus os cuidados devem ser redobrados! Por isso, oferecemos mais informação de qualidade com esse e-Book 100% gratuito: Os principais problemas de visão.

É só clicar, e baixar!

@CentralOftalmica

Recent Posts

Como gerenciar os tremores das pálpebras ao usar lentes de contato.

Se você já passou pela experiência de sentir aquele tremor irritante nas pálpebras, saiba que…

3 horas ago

O outono está no ar: aproveite com lentes de contato

Hoje o nosso papo é sobre uma das estações mais encantadoras do ano: o outono!…

2 semanas ago

Lentes de contato mensais: economize sem comprometer qualidade da sua visão.

Seja bem-vindo ao mundo das lentes de contato mensais, um tipo de lente muito popular…

1 mês ago

Lentes de contato para crianças: existe uma idade “certa” para começar usar?

O uso de lentes de contato em crianças com certeza é um assunto que desperta…

2 meses ago

Os aliados essenciais para sua qualidade visual: lentes de contato vs. óculos

Tanto as lentes de contato quanto os óculos de grau desempenham papéis vitais na vida…

2 meses ago

Transforme o seu visual de carnaval com as nossas lentes de contato cosméticas.

As lentes de contato cosméticas são acessórios versáteis que podem transformar o seu carnaval em…

3 meses ago

This website uses cookies.