Para quem trabalha no comércio de varejo, seja de qual tipo for – supermercados, farmácias, lojas de roupas, lojas de brinquedos e, claro, óticas – um dos principais elementos envolvidos no sucesso do negócio é a escolha de um mix de produtos adequado. Para o caso das óticas, ter uma maior variedade de lentes de contato pode impactar os resultados do seu negócio.
Se você está curioso para entender melhor quais são os benefícios de trabalhar com um mix de produtos variado na sua ótica, veio ao lugar certo. Nós explicamos o que é o mix e apresentamos, ponto a ponto, os motivos para oferecer mais produtos aos seus clientes. Confira!
O que é mix de produtos?
O mix de produtos é o conjunto de lentes que você vai vender na sua ótica. Quando falamos em mix, podemos nos referir a três dimensões: abrangência, profundidade e extensão. A abrangência do mix corresponde à variedade de linhas de produtos; a profundidade corresponde à variedade de itens dentro de uma linha de produtos; a extensão corresponde ao total de itens no mix.
Vamos explicar com o exemplo da Central Oftálmica. Nosso mix de lentes de contato tem uma abrangência de seis linhas de produtos: Bioview, Biosoft, Silidrogel, SoftFlex, VisionFlex e LifeColor. Dentro da linha Bioview, a profundidade do mix é de três itens: lentes asféricas mensais, lentes tóricas mensais e lentes multifocais mensais. A extensão total do mix é de mais de dez itens.
Benefícios de uma maior variedade de lentes de contato
1. Atender mais clientes
Quando você investe em uma maior variedade de lentes de contato, você também atende um maior número de clientes. Tenha em mente que algumas pessoas já vão chegar à sua ótica sabendo qual é a lente que querem comprar; se você tiver, elas compram com você; mas, se não tiver, elas vão embora e compram em outro lugar. Assim, manter um estoque diversificado é uma maneira de evitar perder clientes para a concorrência.
2. Otimizar a lucratividade
Quando você tem uma maior variedade de lentes de contato para vender, também tem mais espaço para trabalhar suas margens de lucro. Uma estratégia comum é adotar uma margem mais alta nos produtos específicos, com menor saída, e uma margem mais baixa nos produtos com maior saída, ganhando pelo volume de vendas. Dessa maneira, na média, você alcança uma boa lucratividade.
3. Maior fidelização dos clientes
Ao adotar um mix com maior variedade de lentes de contato, você também acaba oferecendo uma gama mais ampla de preços em sua ótica. Isso é positivo para a fidelização de clientes que priorizam o preço mais acessível na hora de comprar. Ao mesmo tempo, você não perde a fidelidade dos clientes que estão dispostos a pagar mais caro por produtos mais caros, de marcas “mainstream”.
4. Evitar riscos de faturamento associados a queda nas vendas
Imagine que você tem um mix reduzido. Então, um dos itens desse mix sofre uma queda abrupta nas vendas, por qualquer motivo (algum problema associado à marca, por exemplo, ou a própria descontinuação na produção daquele item). Em consequência, seu faturamento será fortemente afetado.
Por outro lado, se você ofertar uma maior variedade de lentes de contato, mesmo que um dos itens do mix sofra uma queda nas vendas, o seu faturamento geral não vai ser tão prejudicado, pois os demais itens vão segurar os efeitos.
5. Ter uma vantagem competitiva no mercado
As empresas que fabricam lentes de contato estão continuamente fazendo pesquisas para introduzir novos produtos no mercado. Esses produtos podem virar o jogo, dominando a preferência dos consumidores. É o caso das lentes gelatinosas, que superaram as lentes rígidas porque oferecem maior conforto ao usuário.
Portanto, quando você traz uma ampla variedade de lentes de contato para sua ótica, se alguma delas virar “tendência”, você estará bem posicionado, porque já vai estar vendendo esse produto. Em outras palavras, seu negócio sai na frente na corrida por clientes.
Como você viu, existem vários benefícios em diversificar as lentes que você oferece em sua ótica. Porém, cuidado! Não basta ampliar o mix. É preciso ter certeza de que os produtos que você está vendendo são confiáveis; do contrário, seus clientes podem enfrentar complicações graves. Além disso, para a maior segurança do seu negócio, também é preciso assegurar-se de que está trabalhando com bons fornecedores, que sejam responsáveis e respeitem os parceiros comerciais.
Está pensando em aumentar o mix de produtos da sua ótica? Para oferecer uma maior variedade de lentes de contato, considere incluir no seu estoque as lentes da Central Oftálmica! Desenvolvidas com tecnologias exclusivas, como o processo patenteado Micro Molden System e o polímero hidrofílico Methafilcon A, elas garantem excelente qualidade de visão a um preço mais acessível para você e seus clientes.
Além do custo-benefício, a Central Oftálmica ainda busca promover rapidez na entrega; para que você – que possui uma ótica, não perca vendas com problemas de fornecimento.
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