Como identificar um fornecedor de confiança para sua ótica

Blog

Homem analisa armação de óculos

Encontrar um fornecedor de confiança é uma demanda cuja importância muitas óticas só identificam quando algo dá errado. Para além disso, ainda é necessário construir uma boa relação e fortalecer laços de parceria.

O papel de um fornecedor dentro de uma ótica é muito importante e, sendo assim, vamos levantar pontos importantes que ajudarão você a identificar bons profissionais e construir uma relação saudável para melhor atender seus clientes. 

Entenda o papel de um fornecedor de confiança 

Uma ótica visa oferecer os melhores produtos a seus consumidores para, assim, aumentar suas receitas e possibilidades de crescimento. Nesse cenário, o fornecedor tem sempre um papel fundamental, pois ele é quem disponibiliza o material que será oferecido ao cliente final.

Mas não somente isso. Um fornecedor de confiança lida com prazos e estoques, sendo, portanto, muito importante escolher aqueles que oferecem a melhor logística. Isso é necessário para que uma programação adequada ao volume de pedidos seja feita e cumprida. 

Não se esqueça que garantir os melhores prazos é um diferencial estratégico que está diretamente ligado a uma boa relação com fornecedores! 

No caso de uma ótica, negócio que comercializa produtos de saúde e estética, o cliente normalmente tem um certo senso de urgência para receber a encomenda. Quanto mais rápido ele tiver sua compra em mãos, maior será sua satisfação. 

Por isso, é imprescindível avaliar os processos de logística e tempo de entrega oferecido por seu fornecedor. Obviamente, acima de tudo, o parceiro escolhido deve oferecer produtos de qualidade, do contrário, as demais vantagens perdem efeito.

Como avaliar se o seu fornecedor é confiável

Homem conversa ao telefone com um fornecedor de confiança

O tempo de resposta e a habilidade de comunicação do fornecedor devem ser avaliados.

Emita uma ordem de compra bem detalhada 

Seja ela através de um e-mail ou documento padrão de sua ótica, a ordem de compra deve conter detalhes do produto. Estamos falando de informações como: padrão de qualidade a ser seguido e um descritivo bem completo da peça. No caso de lentes de contato, atenção especial aos cuidados com a sua inviolabilidade.

Uma ordem de serviço detalhada, além de auxiliar o fornecedor a atender o pedido a contento, contribui para que sua ótica deixe mais claro quais são as expectativas em relação ao serviço prestado.

Solicite uma amostra 

O fornecedor de confiança deve enviar amostras do produto solicitado antes da compra ser finalizada. Essa amostra deverá ser fiel àquilo que será vendido em sua ótica. 

Solicite amostras de seus fornecedores

Um fornecedor de confiança deve estar apto a disponibilizar amostras do produto escolhido

Faça visitas de avaliação

A visita de avaliação de um fornecedor de confiança é uma ação importante. Ela faz parte do processo para determinar in loco como trabalham. Vale, se possível, visitar a sede da empresa e conferir as condições das instalações. 

No entanto, caso os custos de deslocamento sejam muito altos, é possível contratar empresas terceirizadas locais especializadas em auditoria.

Avalie a comunicação do fornecedor

Certamente, a habilidade de comunicação do fornecedor é tão importante quanto a qualidade e preço do produto que ele está ofertando. Afinal, um erro de comunicação pode ser fatal, gerando problemas de produção e, muitas vezes, prejuízos.

Pensando nisso, desde o início do contato com o fornecedor, busque identificar potenciais problemas nesse sentido. Vejamos alguns pontos que podem ser observados:

  • Responsividade: quanto tempo seus contatos via telefone ou e-mail demoram a ser respondidos?
  • Atenção aos detalhes: suas perguntas são respondidas de forma satisfatória?
  • Clareza: o fornecedor se comunica com clareza?

Em suma, queremos dizer que alguns fornecedores podem nos deixar confusos, gerando mais questões do que já tínhamos no início da conversa. Então, trabalhar com essas empresas cujo departamento comercial não se comunica com qualidade pode, facilmente, levar a problemas futuros no processo de compra.

Para concluir, segue a dica mais óbvia, porém, não menos importante: procure indicações!

Esta é a forma mais tradicional e uma das mais efetivas para encontrar fornecedores confiáveis. Pedir indicação de quem já utilizou determinado serviço é uma garantia a mais para você acertar na escolha!

Afinal, nada melhor do que saber de uma experiência real de relacionamento entre comprador e distribuidor para ter uma ideia mais precisa de como um potencial parceiro trabalha.E como dissemos que escolher um produto de qualidade é fundamental, confira este artigo: 11 Critérios fundamentais na escolha das lentes de contato para sua ótica!

Categorias

Postagens Recentes