A carregar...
  • Atendimento de Seg a Sex de 08 às 18h

    Lentes de contato com proteção UVA e UVB: por que isso é importante?

    Raios ultravioleta||||||||||||

    Todos nós concordamos que é lindo ver o astro rei brilhando em meio a um céu azul. Mas essa beleza também traz um perigo. Estamos falando sobre os raios ultravioleta provenientes da luz solar.

    Essa radiação, conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, sendo dois deles bem nocivos para nossa saúde: ultravioleta de onda longa A (UVA) e onda curta de ultravioleta B (UVB).

    A exposição demasiada aos raios ultravioleta pode causar o envelhecimento precoce, o câncer de pele, enfraquecimento do sistema imunológico e problemas de visão.

     

    Problemas de visão decorrentes da exposição aos raios ultravioleta

     

     

    Riscos para os olhos

    Quando falamos em riscos provocados pela exposição aos raios ultravioleta, eventualmente associamos essa ameaça à pele. Porém, é importante ter a consciência de que os raios UV apresentam igualmente riscos para os olhos.

    Sem nenhum tipo de proteção, o tecido da retina fica exposto diretamente à radiação ultravioleta. Esse contato ao longo dos anos provoca danos cumulativos e irreversíveis aos nossos olhos.

    Entre os problemas de visão mais comuns causados pela exposição prolongada aos raios UV, estão:

     

    Degeneração macular

    Os raios UV podem levar à degeneração macular, inegavelmente uma das principais causas de perda de visão em idosos em todo mundo.  Degeneração macular é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula, e que leva à perda progressiva da visão central.

     

    Catarata

    Os raios UV, sobretudo os raios UV-B, também podem causar alguns tipos de catarata. A catarata é uma turvação da lente natural do olho, a parte do olho que focaliza a luz que vemos.

     

    Pterígio

    Outro problema relacionado aos raios UV é a geração de um espessamento vascularizado chamado pterígio. Esse espessamento começa no branco do olho e pode envolver a córnea. Eventualmente, o crescimento pode bloquear a visão. É mais comum em pessoas que trabalham expostas ao sol e ao vento.

     

    Câncer de pele

    O câncer de pele ao redor das pálpebras também está ligado à exposição prolongada aos raios UV.

     

    Queimadura da córnea

    A queimadura da córnea, chamada de fotoqueratite, é o resultado da alta exposição a curto prazo aos raios UV-B. Longas horas na praia, ou em campos abertos, ou em ambientes amplos sem a proteção adequada dos olhos podem causar esse problema. Pode ser muito doloroso e, além disso, causar perda temporária da visão.

    Fica claro, portanto, que nossos olhos também precisam de proteção. A boa notícia é que ela pode ser encontrada, inclusive, em lentes de contato.

     

    Lentes de contato com proteção UVA e UVB

     

    As lentes de óculos de sol com proteção UV têm o poder de bloquear os efeitos dessa radiação de 99 a 100% dos casos. Todavia, o design de determinados tipos de armação não protegem os olhos da radiação solar que entra pelos lados.

    Estudos mostram que essa exposição, que pode atingir os olhos por cima, por baixo e/ou lateralmente, é igualmente perigosa.

    Hoje, entretanto, existem lentes de contato que oferecem proteção adicional. Estas lentes de contato absorvem os raios UV, reduzindo a quantidade de radiação que atinge a superfície do olho. As lentes de contato, ao contrário de determinados tipos de óculos de sol, protegem os olhos da radiação que chega por diferentes direções, ou seja, de cima, ao lado, ou refletida por baixo.

     

    Opções de lentes de contato com proteção UVA e UVB

    A radiação solar está sempre presente. Do amanhecer ao anoitecer, e mesmo em dias nublados, o sol pode ser prejudicial aos olhos. Este é, portanto, mais um motivo para levar em consideração o uso de lentes de contato com proteção UVA e UVB.

    Entre as opções de lentes de contato com proteção UVA e UVB está a Silidrogel, uma linha de lentes desenvolvida pela Central Oftálmica, feitas a partir de uma combinação de hidrogel e silicone, o que permite que sejam flexíveis e confortáveis e, ao mesmo tempo, apresentam alta permeabilidade ao oxigênio.

    As lentes Silidrogel são produzidas em dois modelos: Asféricas e  Tóricas, e oferecem uma série de inovações e vantagens, trazendo muito mais proteção e conforto para quem as usa.

    Especializada na venda de lentes de contato para profissionais de todo Brasil, a Central Oftálmica oferece uma linha de produtos de alta qualidade e tecnologia.

    Acesse o site da Central Oftálmica, conheça o catálogo completo e todas as opções oferecidas por uma empresa que é referência na importação e distribuição de lentes de contato.

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

    You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.