Muitas pessoas tem curiosidade sobre o uso das lentes de contato de grau ou naturais. No entanto, ainda que seu uso tenha sido popularizado, as lentes de contato ainda podem causar algumas resistências para potenciais clientes. Saiba como ensinar seus clientes a colocar lentes de contato em 7 passos e aumente a confiabilidade da sua relação com a clientela.
Os principais temores estão associados à ideia de desconforto e incômodo na hora de retirar e colocar lentes de contato. Por isso a importância de ensinar os seus clientes a colocar lentes de contato com todos os cuidados recomendados pelos profissionais oftalmologistas. Transmitindo assim sempre, segurança e saúde ocular.
É comum que os clientes e vendedores de lentes de contato conheçam bastante sobre as vantagens e facilidades que obtemos ao utilizar lentes de contato de grau ou naturais. Porém, também é comum que novos usuários de lentes de contato ainda assim se sintam um pouco apreensivos na hora de experimentar suas lentes novas. O que faz a diferença para que o cliente se sinta confiante e conclua sua compra é o tipo de abordagem com que lhes ensinamos a utilizar o produto e dissipamos seus temores.
Com a abordagem correta, transmitindo segurança e ensinando de maneira adequada o procedimento de se colocar e retirar as lentes de contato, aumentamos enormemente as chances de que nossos clientes queiram experimentar e adquirir um par de lentes de contato de grau ou naturais.
O passo a passo para se colocar lentes de contato são simples, mas exigem alguns cuidados que devemos observar e transmitir com segurança para os novos usuários de lente de contato.
Há 7 etapas básicas para ensinar de forma confiante o seu cliente a colocar lentes de contato com segurança e transmitindo credibilidade:
1- Tranquilizando seu cliente acolhendo suas apreensões iniciais sobre como colocar lentes de contato:
Colocar um objeto na superfície dos olhos pode parecer as vezes uma ideia um tanto incômoda para aqueles que ainda não conhecem as facilidades no uso das lentes de contato. Por isso, a primeira coisa a se fazer é tranquilizar o seu cliente.
Pergunte sobre suas dúvidas e as esclareça com bastante atenção, sempre lembrando dos benefícios do uso de lentes de contato e do curto período de adaptação. O mais importante nesta primeira etapa é sanar as últimas dúvidas do seu cliente e deixá-lo o mais confortável possível.
2- Explicando a importância dos cuidados de higiene no manuseio das lentes de contato:
Quando demonstramos segurança e sabemos do que estamos falando, nosso ouvinte tende a nos escutar com bastante atenção. Este é o momento certo de ensinar seu cliente sobre a importância de se lavar bem as mãos antes de manusear as lentes de contato, bem como de manter os estojos sempre limpos e as lentes sempre úmidas pelo líquido de solução indicada e em local arejado. Quando as lentes de contato estão bem cuidadas e limpas, podemos usufruir de pleno conforto para os olhos e prolongamos a saúde ocular.
Hora de colocar as lentes de contato de grau ou naturais…
3 – Lavando as mãos:
Peça para seu cliente para lavar bem as mãos com sabonete, de preferência um que seja sem perfume e antibacteriano. Depois, peça-o para enxuga-las e lembre-o de não usar toalhas com fiapos para que não passe corpos estranhos para a superfície da lente de contato. Esta etapa é muito importante para a garantia de saúde dos olhos!
4 – Ensinando sobre o lado certo das lentes de contato:
Peça para seu cliente pegar uma das lentes e com as mãos limpas, observa-a por alguns instantes. É importante que ele aprenda a reconhecer qual lado é o lado que deve estar em contato com a superfície dos olhos. Toda lente possui uma curvatura ideal e se ela estiver com as bordas para fora, significa então que a lente está virada do avesso. Basta desvirá-las e ir para a próxima etapa.
5 – O contato lente-olho:
Com comandos objetivos, mas num tom suave, peça seu cliente para segurar a pálpebra superior com uma das mãos, e com a outra ele use o dedo médio para levar a lente até o olho. Este é o momento de maior tensão para os iniciantes, por isso é importante proporcionar um clima de tranquilidade e confiança. É essencial ter paciência e ensinar seu cliente a ser paciente também, nem sempre todos acertarão de primeira.
6 – Fixando a lente e adaptando os olhos:
Após seu cliente ter conseguido concluir a etapa anterior de colocar a lente em contato com olho, peça-o para piscar e se necessário, mover a lente com o dedo indicador até que ela fique na posição confortável e a visão esteja em perfeito estado. Peça-o para mover os olhos em várias direções para que ele tenha certeza da fixação das lentes e se sinta confiante.
7 – Parabenizando o cliente e incentivando seu aprendizado:
Este é o momento de congratular seu cliente pela conclusão desta etapa que lhe deixara tão inseguro. Ele venceu seus temores! É hora do seu cliente pôr em prática o que você o ensinou e repetir os passos com o segundo olho. Caso ele tenha dúvidas, esteja pronto para auxiliá-lo.
Importante:
Tenha consciência de que você está ensinando a técnica de como colocar lentes de contato de grau ou naturais, mas que é no dia a dia do seu cliente que ele adquirirá a prática e encontrará a técnica mais confortável que seja segura para seus olhos. Não tenha pressa em ensinar, quanto mais gentil e paciente você for, menores as chances de desistência. Todos têm capacidade de aprender, basta praticar algumas vezes. Recomende sempre um ambiente limpo e seguro para que o cliente não perca suas lentes ao tentar praticar em casa.
Dê também algumas dicas para que ele possa retirar as lentes de contato. Mostre que a lente pode deslizar para além do contorno colorido dos olhos e que esta é a melhor maneira de fazer o movimento com os dedos de “pinça” na hora de retirá-las, isto é, arrastar a lente para o canto branco lateral do olho e “pinça-la” para fora. Lembre-se de alertar o cliente que quando os olhos estão ressecados as lentes tendem a ficar mais grudada à superfície ocular. Neste caso, é indicado pingar um umidificante.
Ensinar seus clientes sobre saúde ocular aumenta consideravelmente o vínculo de confiança entre vocês, esteja atento às recomendações médicas e seja uma referência de credibilidade na área oftalmológica
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