E se você utilizasse lentes de contato ao invés de óculos? Quantas tarefas do seu cotidiano se tornariam mais fáceis?
Quem precisa utilizar óculos diariamente conhece muito bem os desafios do seu uso contínuo. Quando sai de um ambiente frio para o calor, os óculos embaçam, ao colocar algumas máscaras, eles embaçam também; quando está cozinhando, eles ficam sujos, em dias de chuva, ficam molhados.
No dia a dia é um tal de tira os óculos, bota os óculos sem fim. Para quem pratica esportes ou faz treinos rotineiros, o desafio se torna ainda maior. Além dos percalços cotidianos, algumas pessoas não conseguem se adaptar ao uso diário, pois o nariz fica marcado, a orelha dói, ao soar os óculos tendem a escorregar e a visão periférica não é contemplada.
Quem realiza diariamente tarefas domésticas passa pelo mesmo martírio de tirar e colocar toda hora os óculos e muitas vezes acaba até por deixar de lado, afinal, não dá para ficar toda hora consertando os óculos sempre que eles escorregam ao lavar a louça.
A solução para todos esses transtornos é tão simples, que parece até mágica: lentes de contato. Elas corrigem a visão e ainda resolvem todos os incômodos causados pelos óculos, facilitando tarefas simples e cotidianas, com segurança e conforto, trazendo mais benefícios do que se possa imaginar.
Sem distorções
Com as lentes de contato não há distorções em formas e tamanhos de objetos, como muitas vezes acontece com os óculos.
Liberdade
Além do fato de não ficarem molhadas, nem embaçadas, as lentes não precisam ficar ajustadas ao rosto e por isso são muito mais seguras para quem pratica esportes, principalmente aqueles que envolvem contato, como vôlei, basquete, judô, capoeira, etc. Além disso, quem usa óculos sabe que quando o corpo sua, ele começa a escorregar do rosto e a sensação é muito incômoda. Para quem costuma fazer atividade física em geral, como correr e pedalar, as lentes são opções muito melhores.
Sem reflexos do sol
Sabe quando o sol incide no seu rosto, você está de óculos e de repente os reflexos cegam suas vistas? Com as lentes de contato o problema não existe. Óculos com lentes arranhadas também são o pesadelo dos usuários, que com as lentes não irão passar por este desconforto.
Limpeza
As lentes também não sujam como os óculos, que mancham com qualquer vento empoeirado, ou até com a água da chuva, a lubrificação dos olhos garante que estejam sempre transparentes. Como se não bastasse, as lentes valorizam o rosto, aumentam a autoestima e dão um aspecto natural a quem não abre mão do visual.
Lentes de contato não possuem armações
Você estava amando seus óculos e de repente percebeu que ele não combina com suas roupas, que todo mundo está usando o mesmo modelo, ou simplesmente enjoou da armação. Esse problema não existe com as lentes de contato. Elas não marcam o rosto, pelo contrário, realçam e revelam os detalhes da face.
Campo de visão com lentes de contato
Quem usa óculos muitas vezes sente como se enxergasse a vida pelo buraco da fechadura. A fronteira física da armação limita o campo de visão do usuário. Com as lentes de contato você recupera sua visão periférica e assim enxerga com mais amplitude.
Como escolher suas lentes de contato:
As lentes de contato são muito completas e servem para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. Podem ser usadas por pessoas de todas as idades, desde que tenha condições de manuseá-las corretamente. Atualmente, no mercado, as opções são muitas, descartáveis ou não, algumas são focadas em pessoas que praticam atividade física, outras para olhos sensíveis e algumas para quem trabalha em frente ao computador o dia todo. Ainda existe a opção de serem rígidas ou gelatinosas.
O primeiro passo é ir a um oftalmologista, para descobrir o grau das suas lentes e pensar com ele qual é o seu perfil, para que possa te ajudar na opção que melhor se adapte à sua rotina. Ao escolher suas lentes de contato, o detalhe mais importante é o conforto. Se ela incomodar ao fechar os olhos, coçar ou arder, procure uma que você nem perceba que está usando algo.
Lentes descartáveis são mais seguras, pois diminuem a possibilidade de infecções, mas são também mais caras. Ao escolher o modelo ideal para você, leve em conta custo-benefício e também a sua predisposição em limpar suas lentes. Se você seguir à risca todas as orientações de limpeza e fizer disso uma rotina, como escovar os dentes, verá que não existe nada de trabalhoso na tarefa.
Manutenção das lentes de contato
As lentes são maravilhosas, mas como estão em contato direto com os olhos, precisam de um pouco mais de cuidado com a manutenção do que os óculos. É necessário manuseá-las com as mãos limpas e limpá-las corretamente a cada uso, no caso das lentes que não são descartáveis, para que não representem riscos ao usuário e não tragam problemas como olhos secos e irritados.
Ao lavar as mãos com sabonete, de preferência antibacteriano, enxágue-as com água em abundância, para garantir que não ficou vestígios do produto. Após a lavagem, secar com papel ou toalha que não solte fiapos. Cada vez que for tirar as lentes e colocá-las no estojo, é preciso esvaziá-lo, lavar bastante com a solução desinfetante própria para a limpeza de lentes, esvaziar o estojo mais uma vez, colocar a solução novamente e por último, retirar a lente do olho e guardá-la.
Quando retirar a lente, colocá-la na palma da mão, pingar um pouco da solução e passar o dedo delicadamente em cima ajudará a limpá-la antes de ir para o estojo. Não misture as lentes do olho esquerdo e olho direito, manipule uma de cada vez. Caso não utilize as lentes com frequência, não esqueça de trocar a solução diariamente. Enquanto as lentes estão nos olhos, o estojo deve estar limpinho, aberto em um lugar limpo e ventilado.
Cuidados com as lentes de contato
As lentes são tão confortáveis, que muitas pessoas esquecem que estão usando e dormem com elas, o que não é indicado, pois podem causar problemas muito sérios. Se isso acontecer com você, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.
No geral, o uso das lentes é muito agradável, se sentir algum desconforto no uso, pode haver algo errado que precise ser compartilhado com seu oftalmologista, esteja atento a sintomas como alterações na visão, coceira, olhos vermelhos e lacrimejando.
Agora que já sabe o universo de possibilidades que as lentes de contato podem abrir para você, que tal enxergar a vida com mais leveza e clareza?
Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais!