A carregar...
  • R. Misael Pedreira da Silva, 98 - Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-940
  • Seg a Sex de 08 às 18h

Você sabe como enxerga um míope? Saiba mais!

míope||||||||||||||||||||

Você tem um(a) amigo(a) que passa o tempo todo com o celular colado no nariz? Chega a ser estranho, de tão perto que ele(a) segura os livros? Então, mesmo que esse(a) amigo(a) não saiba, pode ser que ele(a) tenha miopia. Porém, você provavelmente nunca pensou em perguntar a esse(a) amigo(a) como ele(a) enxerga o mundo.

Se você não tem nenhum problema de visão, deve considerar “normal” a maneira como você vê as coisas. Nem pensa muito sobre como é maravilhoso poder enxergar tudo com nitidez, seja de perto ou de longe. Tudo bem, afinal, você está acostumado a ter esse privilégio. Para um míope, porém, as coisas são bem diferentes – e saiba que, até 2050, eles vão formar a metade da população mundial. A miopia é um dos problemas de visão mais comuns, e chega a ser considerado epidêmico.

Por outro lado, se você percebe alguma coisinha estranha na sua visão, talvez esteja com a pulga atrás da orelha: será que é miopia? Nesse caso, ter informações sobre o problema ajuda muito.

Por esses motivos, nesse post, nós vamos te ajudar a entender melhor a realidade de um míope. Você vai ver o que é miopia, quais são as causas e os sintomas, como corrigir esse problema e, claro, vai descobrir como enxerga um míope.

O que é miopia?

Miopia é um problema de visão causado por um problema na refração da luz. O ponto focal, onde se forma a imagem, acaba ficando na frente da retina, em vez de ficar em cima dela. Como consequência, o míope tem dificuldade para enxergar objetos que estão distantes.

Míopes têm alta probabilidade de sofrer com dores de cabeça, fadiga e ardência ocular, devido ao esforço excessivo tentando enxergar.

Uma pessoa com miopia também pode ter um certo grau de astigmatismo associado; ou, em casos mais raros, apresentar miopia em um olho e hipermetropia no outro.

Quais são as causas da miopia?

A miopia pode ter causas hereditárias ou ambientais. A causa hereditária é que o globo ocular tem um formato mais alongado do que o normal. Enquanto isso, a causa ambiental mais associada com o problema é a realização de muitas atividades em que prevalece a visão de perto: ler, escrever, usar o computador. Por isso, alguns especialistas defendem que as crianças brinquem mais fora de casa e passem menos tempo em frente às telas – para reduzir o risco de desenvolver miopia.

É claro que a miopia também pode surgir de uma combinação desses fatores. Identificar a causa exata de uma certa pessoa ser míope não é tarefa fácil!

Como corrigir a miopia?

A miopia pode ser corrigida de diferentes maneiras: cirurgia, uso de óculos, ou uso de lentes de contato.

Os óculos, como você vai ver no próximo item, acabam sendo uma alternativa bem limitada. Eles só corrigem uma pequena parte do campo de visão. Além disso, são pouco práticos e, em alguns casos, desconfortáveis.

Muitas pessoas acreditam que a cirurgia é uma boa escolha por ser definitiva; você faz uma vez e pronto, problema resolvido pelo resto da vida. Cuidado, não é bem assim. Dependendo do caso, a miopia pode retornar mesmo após a cirurgia. Para completar, por mais avançada que esteja a tecnologia de cirurgia a laser, essa ainda é a opção de maior risco.

Finalmente, quem opta por lentes para miopia consegue ter uma excelente qualidade de visão, associada com qualidade de vida. Outra vantagem é que as lentes são uma alternativa flexível: existem vários tipos, e cada pessoa pode escolher aquele que se adapta melhor às suas preferências.

Como enxerga um míope?

Para responder a essa pergunta, diferentes fotógrafos criaram verdadeiras obras de arte que retratam a visão que uma pessoa com miopia tem do mundo à sua volta. Elas mostram como enxerga um míope com óculos: existe apenas uma pequena janela de visão adequada, enquanto todo o resto continua borrado. Confira alguns exemplos.

míope
Foto de Layana Leonardo
míope
Foto de Layana Leonardo
míope
Imagem criada por Jamie Beck e Kevin Burg
míope
Imagem criada por Jamie Beck e Kevin Burg

Enquanto as fotos, em si, são lindas, enxergar assim o tempo todo pode ser muito frustrante. Felizmente, quem usa lentes de contato não passa por isso, já que elas não criam um campo de visão tão limitado.

Teste para detectar a miopia

Você viu como enxerga um míope e acha que pode ter esse problema de visão? A melhor coisa a fazer é marcar uma consulta com um especialista em lentes de contato para diagnosticar com precisão a miopia. Mas, enquanto você espera a hora da consulta, que tal fazer um teste divertido? Neurocientistas do MIT (Massachussets Institute of Technology) desenvolveram um teste capaz de indicar se você tem miopia. Basta olhar para a figura abaixo:

míope

Agora, responda: quem você vê? Segundo os cientistas responsáveis por esse teste, quem tem olhos saudáveis deve ver uma imagem de Albert Einstein. Enquanto isso, quem apresenta miopia deve ver uma imagem de Marilyn Monroe.

E então, qual foi seu resultado? Compartilhe com a gente nos comentários, e aproveite para deixar suas perguntas sobre miopia e lentes de contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.