Conheça os 4 principais tipos de problemas de visão

Blog

Se você foi diagnosticado com um problema de visão, saiba que não está sozinho. Você sabia que mais de 35 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum tipo de problema de visão? Esse número impressionante é o resultado de uma pesquisa do IBGE e que inclui pessoas com vários tipos de problemas de visão e em graus variados.

Ou seja, juntando todas as causas possíveis, existem mais pessoas que passam por essa situação do que nós costumamos imaginar. Nós temos essa percepção errada porque o normal na nossa sociedade é associar problemas de visão com óculos, mas não precisa ser assim.

Muitos indivíduos que possuem algum desses tipos de problemas de visão não aparentam porque corrigem a situação com lentes de contato e passam “despercebidos”. Assim, pode ser que você esteja rodeado de mais pessoas que apresentam algum grau de imperfeição na visão do que imagina.

Tem ainda quem considere os problemas de visão como uma coisa só. São pessoas que erroneamente acreditam que duas pessoas que usam lente de contato ou óculos de grau passam pela mesma situação. Mas a realidade é bem diferente.

Cada pessoa que tem dificuldade de enxergar apresenta um tipo diferente e com grau específicoMiopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são alguns dos mais comuns. Apesar dessa variedade, muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre eles e nem como podem ser corrigidos para manter uma qualidade de visão normal com a lente de contato certa.

Nesse post, vamos apresentar características, causas e sintomas de cada um dos 4 principais tipos de problemas de visão. Além disso também incluímos recomendações de lentes de contato para cada um deles. Ao final, ainda faremos algumas considerações importantes para quem tem (ou acha que tem) algum deles. Confira!

tipos de problemas de visão

Como nossos olhos funcionam?

Para entendermos as diferenças entre os principais tipos de problemas de visão, precisamos conhecer melhor esta parte do corpo. O olho humano é um dos órgãos mais importantes para os nossos sentidos. Ele transforma a luz em imagem para sabermos o que está na nossa frente. É também um órgão bastante complexo e delicado. A estrutura básica do olho inclui:

  • córnea;
  • pupila;
  • íris;
  • cristalino (ou lente);
  • esclera;
  • coroide;
  • retina;
  • nervo óptico.
Fonte da imagem: Site Mundo Educação – www.mundoeducacao.bol.uol.com.br

De forma simples, a imagem passa pela córnea e depois pela pupila no meio da íris, que aumenta ou diminui de tamanho para regular a quantidade de luz que entra. O cristalino inverte a imagem e a “projeta” na retina. A retina então transforma as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos para o cérebro receber e reverter a imagem para seu estado real.

Quando todas as partes do olho estão na posição e ângulo certos, a nossa visão é perfeita e vemos o mundo como deveríamos. No entanto, defeitos em uma ou mais partes desse esquema podem afetar o resultado da imagem. As estruturas mais envolvidas nos principais tipos de problemas de visão são a córnea, a lente (ou cristalino) e a retina.

Como os problemas de visão surgem?

Por causa da complexidade da nossa visão, qualquer desequilíbrio ou alteração, por menor que seja, pode afetar a forma como vemos o mundo. Estas estruturas podem ter tamanhos diferentes para cada pessoa. Em alguns casos, essas variações ainda funcionam perfeitamente em equilíbrio.

No entanto, há um tamanho ideal que representa a visão saudável. Por isso, nas pessoas com problemas de visão, estas estruturas do globo ocular variam em formato e tamanho, surgindo assim a distorção visual.

Esse defeito no globo ocular pode surgir por diversos fatores. A genética é uma possibilidade, principalmente para quem desenvolve um problema de visão muito cedo na infância. Porém, fatores externos, condições do ambiente, doenças ou mesmo o processo natural de envelhecimento do corpo podem gerar esses distúrbios.

tipos de problemas de visão
Ilustração anatômica ocular dos principais tipos de problemas de visão

Miopia

miopia é conhecida como a dificuldade de enxergar objetos de longe nitidamente. É uma condição caracterizada por um defeito na convergência dos raios de luz que formam a imagem. Nos olhos de um míope, quando o objeto está longe do olho, os raios convergem na frente da retina, em vez de convergir em cima dela (o que formaria uma imagem normal).

tipos de problemas de visão
Imagem criada por Jamie Beck e Kevin Burg

Causas

O principal motivo dos raios de luz não serem projetadas na retina é por causa de uma alteração na curvatura da córnea ou do cristalino. Por serem a porta de entrada da imagem, uma curva maior aqui leva a imagem a se formar antes da retina. Outra causa comum é o globo ocular mais alongado. Nesse caso a retina acaba ficando mais atrás do que deveria, e a imagem não chega nela.

Ambos casos a cima são originados principalmente por fatores genéticos. Mas é válido ressaltar que a miopia pode ser causada por fatores ambientais que afetam o funcionamento do olho. São exemplos: trabalhar excessivamente com objetos próximos e passar um tempo excessivo em ambientes fechados sem luz natural.

miopia tem três classificações dependendo do grau (determinado na receita do oftalmologista). Pessoas com até 3 graus possuem miopia leve. De 3 a 6 graus é miopia moderada. A cima de 6 graus é miopia grave. Tipicamente a miopia mais grave é presente em quem já nasce com o problema.

Sintomas

A consequência desse tipo de defeito no olho é que ele não consegue focar nos objetos mais distantes. Essa é uma das características básicas de como enxerga um Míope. Os sinais mais clássicos de que alguém tem miopia são:

  • objetos nítidos de perto, mas borrados de longe;
  • dificuldade de ler placas de rua ou legendas no cinema;
  • necessidade de forçar vista para ler de longe;
  • tensão ocular devido ao esforço visual;
  • dor de cabeça principalmente ao andar na rua.

Dessa forma, a miopia não apenas causa dificuldades de enxergar como pode gerar dores e afetar no cotidiano. Uma criança míope pode não conseguir ler o quadro da sala de aula e, assim, ter contratempos ao estudar.

Recomendações

Em geral, todos os sintomas são aliviados com o uso das lentes de contato ou óculos de grau. O uso deles funciona ao corrigir o ângulo de entrada da luz no olho, permitindo que a imagem seja formada em cima da retina como deveria.

Para corrigir a miopia, você pode utilizar as lentes Bioview Asférica MensalSilidrogel Asférica MensalBiosoft 55A Mensal, ou Biosoft 1-Day.

tipos de problema de visão
Lente de contato LC GEL Bioview Asférica – Miopia e Hipermetropia

Para saber mais sobre lentes de contato para miopia, você pode ler os artigos:

Hipermetropia

Miopia e hipermetropia são dois tipos de problemas de visão que andam em lados opostos. Se na miopia temos imagens nítidas perto e embaçadas de longe, na hipermetropia o que acontece é o contrário e objetos de perto que aparecem borrados.

A base do problema é a mesma: a hipermetropia também é caracterizada por um defeito na convergência dos raios de luz que formam a imagem. A diferença é que, aqui, os raios de luz convergem no ponto focal “atrás” da retina.

tipos de problemas de visão

Causas

A principal causa genética é a mudança no ângulo da córnea ou do cristalino. Só que, neste caso, são mais achatadas do que deveriam (e assim precisam de mais “espaço” para formar a imagem focada).

Outra possibilidade é o globo ocular ser mais curto, fazendo com que a retina fique localizada mais a frente. É interessante observar que a diabetes pode ser um fator ambiental para o desenvolvimento de hipermetropia. Em relação aos níveis, até 3 graus a hipermetropia é considerada baixa. Entre 3 e 6 é média e a cima de 6 é hipermetropia grave.

Sintomas

Se você já se perguntou como enxerga quem tem hipermetropia, saiba que a visão de uma pessoa com hipermetropia consiste na baixa nitidez dos objetos mais próximos. Isso causa suas próprias consequências, que podem ser observadas pelos sinais abaixo:

  • imagens embaçadas de perto e nítidas de longe;
  • dificuldade para ler e escrever;
  • precisar afastar um objeto para ficar nítido;
  • forçar a vista de perto;
  • dores oculares e/ou de cabeça.

É comum a hipermetropia passar despercebida pela pessoa, principalmente entre crianças, porque é mais fácil se ajustar para ver corretamente ao forçar a vista e o olho de acostuma a isso. No entanto, a hipermetropia continua lá, causando as dores e o desconforto constantes.

Recomendações

Ainda que pareça fácil de lidar, a hipermetropia pode ser tão incômoda quanto outros tipos de problemas de visão. Por isso a importância de buscar uma solução para ela. Para corrigir a hipermetropia, algumas das opções disponíveis são as lentes Bioview Asférica MensalSilidrogel Asférica MensalBiosoft 55A Mensal e Biosoft 1-Day.

tipos de problema de visão
Lente de contato SIHY 45 Silidrogel

Para saber mais sobre hipermetropia, confira também esses posts:

Astigmatismo

Dentre os principais tipos de problemas de visão, o astigmatismo se difere por causar uma visão turva tanto de perto quanto de longe e por poder estar associada a outras disfunções no olho. O astigmatismo é uma condição caracterizada por uma córnea ou cristalino irregular.

A diferença dos tipos de problemas de visão citados anteriormente é que, em vez de ter um ponto focal só, mas na posição errada, o astigmatismo causa mais de um ponto focal. O que gera o astigmatismo é a superfície irregular da córnea, que é a parte transparente dos olhos.

Quanto mais oval é o formato desta estrutura, maior o grau do astigmatismo. Assim, ocorre um erro na refração da luz, que não pode ser focada de maneira uniforme na retina. O efeito de tudo isso é a dificuldade em enxergar com clareza a qualquer distância.

tipos de problemas de visão

 

Causas

Como o astigmatismo é resultado de um globo ocular com irregularidades, é mais comum ser uma condição de nascença. Alternativamente pode ter sua causa em alguma lesão ocular, devido a um acidente, doença ou cirurgia.

É importante destacar que o astigmatismo, por ser causado por falhas na formação dos olhos, pode também surgir de ou com outros tipos de problemas de visão, principalmente hipermetropia e miopia.

Sintomas

O astigmatismo é caracterizado principalmente pela visão desfocada constante, não importa se de perto ou de longe. Como consequência, os principais sintomas deste problema de visão são:

  • visão desfocada e/ou dupla;
  • necessidade de apertar os olhos para enxergar;
  • sensibilidade à luz;
  • fadiga ocular;
  • dores de cabeça.

Recomendações

O astigmatismo também pode ser corrigido com lentes de contato. Mas vale lembrar que como é comum que ela venha acompanhada de outros tipos de problemas de visão, pode ser necessário escolher uma lente que trabalhe as duas questões simultaneamente. Para corrigir o astigmatismo, são recomendadas: Bioview Tórica MensalSilidrogel Tórica Mensal ou Biosoft Tórica Mensal.

tipos de problema de visão
Lente de Contato LC GEL Biosoft Tórica

Para saber mais sobre astigmatismo e lentes de contato:

Presbiopia

tipos de problemas de visão

O quarto dos principais tipos de problemas de visão é a presbiopia. A presbiopia, também chamada de “vista cansada”, é uma condição caracterizada pelo endurecimento do cristalino, isto é, a perda de elasticidade. Com isso, o olho não consegue mais mudar de foco entre longe e perto. As pessoas com este problema têm frequentemente problemas para enxergar coisas próximas.

Causas

Enquanto os três tipos de problemas de visão anteriores são causados por alterações no globo ocular, a presbiopia é resultado direto do envelhecimento do corpo conforme o cristalino perde elasticidade. Por isso, é algo natural e costuma aparecer em pessoas a partir dos 40 anos.

Sintomas

Apesar de natural, a presbiopia também traz os seus próprios inconvenientes, incluindo:

  • visão borrada;
  • síndrome do “braço curto” (ter que esticar os braços para ler um livro por exemplo);
  • fadiga ocular;
  • dificuldade para ler letras pequenas;
  • dor de cabeça.

Recomendações

É normal as pessoas confundirem hipermetropia e presbiopia. Afinal, ambos afetam a visão de perto. A forma mais fácil de identificar qual você tem é considerar a idade. A hipermetropia costuma surgir entre jovens, principalmente crianças e adolescentes. Já a presbiopia é comum a partir dos 40 anos, podendo surgir precocemente aos 35.

De toda forma, o diagnóstico correto deve ser feito por um oftalmologista. Se após a consulta com ele for constada a presbiopia, você pode corrigir o problema com as lentes Bioview Multifocal Mensal.

 

tipos de problema de visão
Lente de contato LC GEL Bioview – Multifocal – Presbiopia

Outros tipos de problemas de visão

Além dos 4 principais tipos de problemas de visão que você acabou de conhecer, existem outros distúrbios que afetam a qualidade da nossa visão que valem ser mencionados:

  • estrabismo;
  • glaucoma;
  • catarata;
  • descolamento da retina.

Considerações sobre os tipos de problemas de visão

O que apresentamos nesse post foi uma visão geral dos principais tipos de problemas de visão. Porém, lembre-se de que somente um oftalmologista será capaz de diagnosticar adequadamente se você tem algum deles.

É o oftalmologista, também, que poderá determinar qual é o seu grau e qual é a lente mais adequada para você. Então não deixe de marcar uma consulta antes de qualquer outra coisa!

Para aprender mais sobre como cuidar dos seus olhos e sobre as lentes de contato, vá nas redes sociais da Central Oftálmica. Temos páginas no Facebook, no Instagram e no Twitter para informar você em qualquer lugar.

Categorias

Postagens Recentes