A carregar...
  • R. Misael Pedreira da Silva, 98 - Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-940
  • Seg a Sex de 08 às 18h

Ensine seus clientes como limpar as lentes de contato

Limpar lentes de contato

Apesar da orientação médica do oftalmologista, muitos clientes podem chegar com dúvidas na sua ótica, como limpar lentes de contato, por exemplo. Esta é uma excelente oportunidade de afirmar a sua autoridade e fortalecer a relação de confiança entre você e o seu cliente de lentes de contato.

Para isto, esteja sempre estudando o seu negócio e por dentro dos assuntos que envolvem seus produtos. Mas você não precisa fazer isto sozinho, conte conosco para te auxiliar neste processo. Em nosso Blog você encontra um variado acervo de artigos com tudo o que você precisa saber para oferecer segurança e tranquilizar seus clientes.

Neste artigo, você encontrará todas as informações sobre produtos e como limpar lentes de contato para ensinar para seus clientes. Continue a leitura!

Os cuidados básicos que seus clientes de lentes contato devem ter

Todos os cuidados básicos se resumem neste procedimento: limpar, enxaguar, desinfetar e guardar. Embora não sejam nada complexos, é preciso que sejam bem observados. Seu cliente já sabe colocar e tirar as lentes de contato dos olhos? Se não, você pode saber como ensinar seus clientes a colocar as lentes de contato clicando aqui. Feito isto, precisamos falar sobre a manutenção diária das lentes de contato gelatinosas.

Você pode ensinar este procedimento para seus clientes demonstrando como faz e descrevendo as etapas. Você também pode pedir que ele repita junto com você. Lembre-se, são estes momentos de atenção que você dá aos clientes que fidelizam a relação deles com a sua loja.

  1. Peça que lavem bem as mãos para não transferir sujeira e germes para os olhos na hora de manusear as lentes de contato. Deve-se evitar sabonetes hidratantes. Sabonetes neutros são melhores para este processo.
  2. Tenha uma toalha sem fiapos para enxugar as mãos. Este detalhe pode evitar o incômodo de ter corpos estranhos nas lentes de contato.
  3. É hora de remover as lentes dos olhos e limpá-las com a solução recomendada pelo oftalmologista. O jato do líquido multiuso remove o acúmulo lagrimal produzido pelos olhos e possíveis cosméticos e outros resíduos que prejudicam o conforto da lente.
  4. O enxágue é tão importante que é preciso fazer duas vezes. A primeira para tirar os excessos mais pesados, e a segunda para se certificar de que as lentes estejam devidamente limpas.
  5. Depois de limpas enxaguadas, é preciso guardar as lentes em um estojo desinfetado. É fundamental que a solução multiuso seja trocada todas as vezes em que as lentes voltam para o estojo. Este procedimento serve para matar os microorganismos que persistem após o enxágue.
  6. Quando as lentes estiverem de volta no estojo, lembre-se de que é preciso que estejam mergulhadas na solução. Caso contrário, elas irão ressecar e ficar contaminadas.

Biosoft

E se o cliente não quiser ter trabalho com manutenção das lentes de contato?

Para clientes que não querem ter trabalho com a limpeza das lentes, você poderá oferecer as lentes descartáveis 1 Day. Os usuários de lentes 1-Day estão dispensados de saber como limpar lentes de contato com grau. Estas lentes não precisam de manutenção pois serão descartadas no final do dia. As lentes 1-Day ideais para quem tem um estilo de vida em que não é possível cuidar adequadamente das lentes de uso contínuo. As lentes 1 Day possuem uma série de benefícios que atendem um grande público de novos e antigos clientes para sua ótica.

 

Quais produtos de limpeza para lentes de contato são mais indicados?

Antes de começarmos a falar sobre os produtos de limpeza para lentes de contato, saiba que a decisão sobre qual produto seu cliente deve usar precisa partir do médico oftalmologista. Alguns clientes podem ser alérgicos a estes produtos ou a misturas de produtos incompatíveis. Por isso, é fundamental que ele leve suas orientações para a consulta com o especialista.

Dito isto, a primeira coisa que você precisa saber é que os produtos de limpeza e manutenção das lentes de contato são fabricados de acordo com o material de que é feito a lente. Por exemplo, lentes rígidas exigirão um produto de manutenção diferente das lentes gelatinosas.

A seguir, falaremos dos produtos de limpeza das lentes gelatinosas.

Limpar lentes de contato

Solução de limpeza multiuso para lentes de contato

A maioria dos usuários de lentes de contato gelatinosas irão preferir produtos de soluções multiuso para a limpeza e manutenção das lentes de contato. Por terem vários benefícios em um único produto, as soluções multiuso se tornaram a opção mais popular e recomendada. Poder usar apenas um produto para limpar, desinfetar e enxaguar as lentes é realmente muito cômodo. Além disso, este produto serve para lubrificar, conservar e remover os depósitos de proteínas que ficam nas lentes.

As marcas mais vendidas são:

1. Opti-Free

2. Bio True

3. Renu Fresh

4. Clear Lens

5. Bio Soak

 

Todas estas marcas cumprem bem a sua função. Há usuários de lentes de contato que sentem mais conforto nos olhos com uma marca do que com outra. Também há usuários que não sentem nenhuma diferença e por isso compram a mais em conta. Esta percepção vai variar de cliente para cliente. Por isso, o ideal é que a escolha do produto de limpeza das lentes esteja sempre alinhada com a recomendação médica. Em todo caso, a palavra final sobre como limpar lentes de contato do seu cliente virá do oftalmologista.

 

Outros produtos para lentes de contato

 

Existem, ainda, produtos para lentes de contato que possuem uma única função. Há, por exemplo, as soluções de limpeza, de conservação, removedores de proteínas e soluções umidificantes. Em geral, estes produtos podem ser encontrados em farmácias comuns. No entanto, a solução multiuso é mesmo a opção mais popular para limpas as lentes de contato. No mercado, você também encontrará:

· Solução de limpeza: Contém em sua composição o peróxido de hidrogênio, substância responsável por limpar e desinfetar as lentes de modo mais profundo. Este produto não deve ser utilizado para enxágue, pois não foi feito para o contato direto com os olhos. É importante que o cliente consulte um oftalmologista antes de usar soluções deste tipo.

 

· Solução conservadora: Este produto é mais indicado para pessoas com olhos excessivamente sensíveis, que sentem incômodo com a solução multiuso. Serve exclusivamente para lubrificar e conservar as lentes. A marca mais popular deste tipo de solução é a ClearLens

 

· Solução umidificante: Como sugere o nome, este é um produto que serve para umidificar as lentes de contato. São ideais para quando o usuário de lentes estiver sentindo que suas lentes estão mais ressecadas. Com apenas 2 ou 3 gotas, este tipo de produto lubrifica as lentes e tornam o uso mais confortável. Ideal para clientes que trabalham em ambientes com ar condicionado ou com muitas telas durante o dia. Uma opção de solução umidificante no mercado é o Clens100. Outra opção é o RenuPlus Gotas.

 

· Removedor de proteínas: Este tipo de solução é o mais indicado para lentes de contato de descarte anual. Como o efeito desta solução é de ação mais concentrada e intensa, é ideal para lentes de contato que serão usados por muito tempo. Aplica-se 2 ou 3 gotas sobre as lentes durante o período em que as lentes ficam no estojo. No entanto, é indispensável que o cliente observe o modo de uso descrito na embalagem e consulte um médico especialista. Uma opção já estabelecida no mercado é a Renu 1Step.

Posso lavar as lentes de contato com água?

Não, não é recomendável que as lentes de contato sejam lavadas com água. Na verdade, a água pode danificar o material da lente e ainda a contaminar. Lentes de contato contaminadas com protozoários presentes na água da torneira podem causar sérias complicações infecciosas nos olhos. Além disso, ao invés de hidratar as lentes de contato, a água tornaria a lente mais ressecada.

Posso usar soro fisiológico para limpar lentes de contato?

Não é recomendado usar soro fisiológico para limpar lentes de contato. O soro não tem as propriedades necessária para matar as bactérias e fungos que contaminam os olhos. Também não é capaz de eliminar os depósitos de gordura e proteínas que ficam nas lentes de contato. Segundo reportagem publicada na Folha de São Paulo, limpar lentes de contato com soro fisiológico favorece infecções. Além disso, por conter sódio, o soro fisiológico poderá desidratar e danificar as lentes.

 

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com as lentes de contato e quais produtos indicar para seus clientes, que tal descobrir quais lentes de contato são melhores para cada estilo de vida? Acompanhe nosso Blog para ser referência no assunto para seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.