Quais as melhores lentes de contato para astigmatismo?

Blog

Quais as melhores lentes de contato para o astigmatismo?

As lentes de contato podem corrigir diversos tipos de problemas de visão. Mas, para cada situação, é necessário usar a solução adequada. Existem lentes que são mais adequadas do que outras para corrigir uma condição. Por isso é importante saber quais são as melhores lentes de contato para astigmatismo caso esse seja o seu problema.

Consultar recomendação de lente de contato de colegas que a usa é útil para quem quer trocar os óculos pelas lentes. Mas você não pode esquecer que nem toda lente serve para todos os casos. Uma lente que serve perfeitamente para seu amigo que tem apenas miopia pode não funcionar em você que tem mais astigmatismo (junto ou não de um caso de miopia).

Uma das características de quem tem astigmatismo é a irregularidade do ponto focal. Por isso, a correção do astigmatismo exige lentes específicas, que também podem corrigir a miopia ou a hipermetropia simultaneamente.

Quer saber quais são as melhores lentes de contato para astigmatismo? Então está no lugar certo. Nesse texto nós explicamos em detalhes como as lentes de contato corrigem o astigmatismo e como escolher a ideal para você.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um tipo de condição refrativa dos olhos em que a luz não alcança a retina adequadamente. Isso acontece por causa do formato da córnea, já que é justo o ângulo dela que refrata a luz e envia os sinais para o nosso cérebro formas as imagens.

A córnea de olhos saudáveis é de formato circular para que o ponto focal da luz se dê de forma linear. No entanto, quem tem astigmatismo possui uma córnea em formato mais oval, e esta irregularidade faz com que o foco da luz disperse dentro do olho.

Ou seja, em vez de ter um único ponto focal, quem tem astigmatismo acaba tendo vários pontos focais. Como resultado, existe uma perda de foco da imagem criada pelos olhos. Dessa forma, a curvatura desigual da córnea faz com que a percepção visual seja desfocada.

Se você já se perguntou como enxergam as pessoas com astigmatismo, saiba que a visão delas costuma ser descrita como embaçada, sem contorno definido, tanto de perto quanto para longe. Em outras palavras, é uma imagem sem foco, similar a quando você tentar tirar uma foto e a câmera não consegue focar em nenhum elemento da cena e tudo parece borrado.

Quais as melhores lentes de contato para o astigmatismo?

Crianças ou adultos com astigmatismo apresentam dificuldade para realizar tarefas simples como ler um livro ou enxergar as definições do contorno dos objetos. Assim, o astigmatismo pode atrapalhar o cotidiano e afetar o desempenho na escola ou no trabalho. Mas a dificuldade exata causada pelo astigmatismo varia de acordo com o grau apresentado.

As causas do astigmatismo

O que causa o astigmatismo? Na maioria das vezes, o astigmatismo está presente desde o nascimento, já que existe um forte fator genético neste problema de visão. No entanto, também pode ser adquirido em decorrência de alguma cirurgia ocular ou trauma na córnea.

É possível ainda que a córnea mude seu formato, gerando o astigmatismo, naturalmente conforme envelhece. Por isso é importante realizar exames oftalmológicos periodicamente para avaliar os seus olhos, principalmente quando você percebe alguma mudança na visão.

Na maioria dos casos, o astigmatismo está associado com miopia ou hipermetropia. É pensando nisto que os fabricantes de lentes de contato criaram as melhores lentes de contato para astigmatismo através do modelo tórico, para que estas correções refrativas se deem simultaneamente.

Alguns especialistas sugerem que todos temos algum nível de astigmatismo, pois o olho humano nunca é perfeitamente redondo. No entanto, a distorção visual e as dificuldades que o astigmatismo traz só são perceptíveis quando em graus mais altos.

Como saber se eu tenho astigmatismo?

Se você está na dúvida se tem ou não astigmatismo, existem alguns sinais que você pode observar. Como as principais adversidades que o astigmatismo causa são relativas ao foco, é importante prestar atenção se as imagens que você vê estão focalizados.

Observe as bordas de objetos e desenhos e note se estão bem definidas ou borradas. Linhas retas também podem parecer curvadas para olhos com astigmatismo. Pessoas com esse problema também podem confundir a grafia de letras e números, como 8 e 0 ou M, N e H.

Essa falta de definição deve ser notada independentemente da distância para se configurar astigmatismo. Se quiser tirar a dúvida, existem testes caseiros para saber se você tem astigmatismo ou não.

Mas é importante ressaltar que, em caso de suspeita de astigmatismo ou outro problema de visão, é fundamental consultar-se com um oftalmologista. Somente ele pode fazer o diagnóstico preciso e definir o grau do seu astigmatismo bem como se é acompanhado de miopia ou hipermetropia.

Como identificar o astigmatismo na receita?

Acabou de sair do consultório com o diagnóstico de astigmatismo e uma receita para fazer as lentes, mas não sabe o que significa? Nós vamos ajudar você a decifrar os números. Para começar, a receita indica os números para cada olho, marcando o grau do olho direito como “OD” e o do olho esquerdo com “OE”.

O grau pode estar na coluna de grau esférico (sigla “ESF”) e/ou cilíndrico (“CIL”). O grau esférico indica se o seu problema é de longe ou de perto. Se for de longe é miopia e o número terá um sinal negativo (-) antes. Se for de perto é hipermetropia e o número será positivo (+).

astigmatismo é indicado no grau cilíndrico. O número sempre acompanha um sinal negativo e ao lado dele deve constar o eixo. O eixo é um número de 0º a 180º que indica o grau do eixo do astigmatismo. Com esses números em mãos você pode partir para a busca pelas melhores lentes de contato para astigmatismo.

Quais são as melhores lentes de contato para astigmatismo?

As melhores lentes de contato para astigmatismo são as lentes tóricas. Quando falamos em lentes de contato “tóricas”, estamos nos referindo a lentes gelatinosas produzidas especificamente para a correção do astigmatismo.

Estas lentes de contato para astigmatismo são feitas com um material hidrogel que permite o design específico para correção do astigmatismo. Como o astigmatismo é um problema de refração devido ao aspecto oval do olho, estas lentes precisam ter uma curvatura específica para a pessoa.

As lentes de contato para astigmatismo tóricas possuem um desenho pensado para que a lente gire na orientação adequada da córnea. Assim, os meridianos corretivos da lente se alinham com os meridianos defeituosos do olho, o que torna a visão mais nítida.

lentes de contato para astigmatismo

Para corrigir dois problemas de visão simultaneamente, as lentes de contato para astigmatismo deverão ter um grau esférico e o outro tórico. Isto é, o primeiro para alívio da miopia ou hipermetropia e o segundo para o astigmatismo.

 

Central Oftálmica oferece três opções de lentes de contato para astigmatismo. Prossiga a leitura deste artigo para se inteirar das características e benefícios destes modelos excepcionais de lentes.

As melhores marcas de lentes de contato para astigmatismo

Atualmente, o mercado de lentes de contato para astigmatismo conta com diversas opções de produtos. Neste mar de variedades, uma pessoa pode se perder mesmo com a orientação do médico especialista. Por isso, elencamos aqui as marcas de lentes de contato mais vendidas neste nicho.

1. Bioview Tórica LC GEL

2. Silidrogel SIHY-45 Tórica

3. Biosoft LC GEL Tórica

4. Acuvue

5. Biofinity

6. Optima

7. Air Optix

8. Soflens

Bioview tórica e Silidrogel tórica: qual a diferença?

Principais nomes na lista, as duas opções de lentes de contato para astigmatismo tóricas oferecem conforto e segurança completa. As principais diferenças entre estes modelos estão relacionadas ao material e o processo de produção. Assim, embora ambas funcionem bem, estas diferenças refletirão no custo-benefício das lentes e no tempo e qualidade do período de adaptação.

Lentes de contato para astigmatismo: Bioview Tórica Mensal

lentes de contato para astigmatismo BioView

Com regime de uso descartável e de troca mensal, as lentes tóricas da Bioview são uma excelente opção custo-benefício. Produzidas com material hidrofílico de altíssima performance, promovem a umectação dos olhos em nível ideal.

Este tipo de material evita que depósitos de proteína e bactérias se formem nas lentes de contato. O tipo de hidratação superior das lentes Bioview oferece frescor e comodidade para o usuário de lentes de contato.

O diferencial das lentes tóricas Bioview é o seu processo de produção único chamado de Micro Molden System. Isto significa que estas lentes passam por um processo de moldagem por microprecisão que garante o ajuste correto ao formato dos olhos.

Lentes de contato para astigmatismo: Silidrogel Tórica Mensal

lentes de contato para astigmatismo Silidrogel

As lentes de contato do modelo Silidrogel são produzidas com silicone hidrogel super-permeável. Isto significa que o material de fabricação desta lente possui altíssima capacidade de lubrificação ocular.

Estas lentes de contato são de um tipo avançado de lentes gelatinosas mais porosas que as de hidrogel regulares. Tal característica é responsável pela avançada capacidade de oxigenação da córnea durante o uso das lentes de Silidrogel.

Introduzidas no mercado mundial em 2002, as lentes de contato de silicone hidrogel são as mais prescritas pelos oftalmologistas dos Estados Unidos. A qualidade do seu material tem o importante efeito de evitar infecções bacterianas, pois impede o depósito de proteínas e sujeiras.

Cada uma destas lentes de contato para astigmatismo possui especificações técnicas diferentes, mas ambas compartilham da excelência em qualidade. Além das lentes de Silidrogel e a Bioview tóricas, a Central Oftálmica também oferece as lentes Biosoft tóricas de troca mensal.

Para saber qual modelo é melhor para cada cliente, é preciso ter em mente o estilo de vida de quem usará as lentes de contato. Como as lentes citadas são de uso mensal, você também pode testá-las por um mês cada e decidir-se pela sua preferida.

Como saber quando seu cliente completou a adaptação das lentes de contato para astigmatismo tóricas?

Começar a usar lentes é um processo de adaptação que precisa de tempo e paciência. Para saber se você se adaptou com as lentes de contato para astigmatismo tóricas, você pode reparar nos seguintes sinais:

  • boa centralização e estabilidade rotacional da lente nos olhos;
  • cobertura completa da área da córnea;
  • conforto em todas as posições do olhar;
  • troca de lágrimas sobre a lente ao piscar;
  • retorno rápido da posição inicial do eixo da lente ao piscar;
  • visão estável em todas as posições do olhar.

A importância da consulta com oftalmologista

Somente através de um exame oftalmológico abrangente é que o médico especialista poderá receitar as lentes de contato ou óculos de grau. O tipo e a marca das lentes de contato precisam partir da sugestão e aprovação do médico. Nem todo mundo tem o mesmo grau de compatibilidade com o material das lentes. O médico, por meio de testes e avaliações, poderá verificar possíveis alergias.

Gostou desse conteúdo? Acesse o blog e as redes sociais (FacebookInstagram ou Twitter) da Central Oftálmica para mais informações sobre lentes de contato para astigmatismo e outros problemas de visão.

Categorias

Postagens Recentes