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Marketing digital para óticas, como aumentar suas vendas!

Tela de um computador exibindo o Facebook||Homem sorrindo olhando a tela de um computador||||||Tela de um computador exibindo o Facebook||Homem sorrindo olhando a tela de um computador

Há várias estratégias de marketing digital para óticas que podem ser aplicadas para gerar mais engajamento.

Hoje abordaremos mais especificamente sobre as redes sociais. Pois além de ser uma estratégia extremamente eficiente, as redes sociais não só geram engajamento como também geram interesse e autoridade da marca sobre um determinado assunto.

Quando os clientes buscam sobre saúde no geral, (e isso inclui a saúde ocular) eles buscam por quem tem autoridade na área.

Não se pode ignorar o poder das redes sociais para engajar um público.

Na comunicação empresarial elas se tornaram uma ferramenta imprescindível para alavancar vendas e estar mais próximo de seu público.

As empresas passaram a enxergar as redes sociais como ferramentas estratégicas de divulgação e ao estar presentes nela, as empresas passam a ter um contato maior com o cliente, permitindo que ela trabalhe sua imagem e passe autoridade para o público.

E essa lógica também se aplica às óticas.

Um perfil bem trabalhado pode ser o incentivo que faltava para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Pense nisso!

Vantagens de usar as redes sociais para promover o marketing digital da sua ótica

marketing digital para óticas
Muitas vezes a decisão de compra está a uma tecla de ser feita!

Consolidação da marca

Desenvolver e fortalecer a imagem de uma empresa é um trabalho bastante complexo. Demanda-se muito tempo de campanha de marketing para que se consiga ter notoriedade na área de atuação.

No entanto, as redes sociais são excelentes para isso, pois permitem trabalhar a marca e o relacionamento com o cliente por meio de diversas mídias.

Além disso o relacionamento com os clientes podem também ser trabalhados através de postagens, comentários e compartilhamentos, permitindo assim que os usuários interajam e acabem deixando sua opinião.

Engajamento dos clientes

As empresas, ao criarem seus perfis nessas plataformas, precisam se relacionar com seus seguidores e clientes.

Essa estratégia é bastante importante para a construção de um relacionamento virtual.

Por meio de conteúdos de qualidade é possível estimular as pessoas, de forma natural, a se envolverem com sua ótica.

Prospecção de novos consumidores

As pessoas acessam a web para pesquisar bons produtos, comparar preços e definir os melhores lugares para a compra. Estar entre essas empresas gera uma credibilidade e confiança que só é possível no âmbito digital

Porém, diante de toda essa audiência é preciso desenvolver estratégias para se destacar.

Dessa forma, publicando conteúdos relevantes, sua ótica estará atraindo potenciais consumidores.

Fidelização de clientes

As redes sociais são plataformas que permitem manter um canal de contato direto com os clientes.

Com isso, as empresas têm mais uma possibilidade de estreitar relacionamentos tirando dúvidas, oferecendo conteúdos únicos, criando campanhas, etc.

Esse atendimento personalizado aumenta consideravelmente as chances de fidelizar seus consumidores e de ganhar seguidores que ajudem a promover sua ótica.

Aumento da satisfação do cliente

Redes sociais são pensadas para facilitar os relacionamentos. Com isso, as chances de fechar negócios aumentam, e de encantar os clientes, também.

Além disso, contribuem para o aumento da satisfação do cliente.

As pessoas não querem apenas comprar, mas sentir que são bem atendidas, que podem ser ouvidas!

A partir das interações geradas pelas publicações é possível, com um bom atendimento, aumentar a chance de transformar seguidores em potenciais clientes.

Mais conhecimento sobre o público-alvo

A melhor forma de desenvolver uma estratégia de marketing digital para óticas e ter alta performance em vendas, é conhecer bem suas personas

E as redes sociais oferecem esses dados de várias maneiras.

A primeira delas é por meio da análise de métricas, que disponibiliza o perfil de seus consumidores e o resultado alcançado pelas suas ações.

Por outro lado, também é possível conhecer seu público observando o comportamento deles por meio dos conteúdos que mais gostam.

Com esses insights fica mais fácil desenvolver estratégias assertivas!

Redes sociais mais importantes

Close na tela de um celular exibindo vários ícones de redes sociais
As redes sociais estão presentes em todo mundo.

Vamos listar abaixo algumas das redes sociais mais importantes, seja em termos de popularidade, ou pela qualidade de segmentação, alcançando públicos bem específicos.

Com efeito, deve-se optar por àquela(s) onde seu público está presente, aumentando as chances de percepção de seus produtos.

YouTube

É uma plataforma de vídeos usada para assistir programas, escutar músicas, ver jogos, acompanhar os youtubers e, claro, fazer marketing!

O YouTube é, hoje, a maior rede social no Brasil e a segunda maior do mundo. É mais que claro que com uma plataforma desse tamanho, oportunidades para todos os tipos de negócios estão ai. Inclusive para óticas.

No entanto, uma presença relevante nessa rede exige um investimento maior na produção de vídeos e publicidade, seja no desenvolvendo conteúdo institucionais ou no conteúdo mais pessoal como os youtubers fazem.

Apostando na criatividade ou não, é possível crescer nessa rede e gerar muito engajamento.

Tudo que qualquer empresa que deseja crescer precisa.

Facebook

Trata-se da rede social mais popular do mundo e, no Brasil, só perde para o YouTube em número de seguidores.

O grande número de usuários e as diversas possibilidades de uso da rede são grandes atrativos para empresas. 

No entanto, o alcance orgânico (não pago) cada vez menor tem sido uma barreira enfrentada para atrair mais clientes.

Uma alternativa são as postagens patrocinadas, que tem um custo. Mas que se bem planejado, pode ser altamente eficaz.

Whatsapp

Antes usado apenas para conversar com amigos e famílias, o Whatsapp tornou-se um dos principais aplicativos de comunicação do mundo. O programa tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais espalhados por mais de 180 países e hoje é o dos aplicativos mais usados do mundo, especialmente fora do seu pais de origem, os Estados unidos. Aqui no Brasil é um dos mais populares entre os usuários de smartphone.

E sobretudo com a chegada do WhatsApp Business e do Whatsapp Pay, novas possibilidades para empresas estão sendo oferecidas pelos desenvolvedores da plataforma.

O comércio no Whatsapp já se estabeleceu e vem ficando cada vez maior, possibilitando que seja mais uma fonte de clientes e consumidores, informando os clientes sobre seus produtos.

Instagram

O Instagram possui o maior índice de engajamento entre as redes sociais e é a preferida entre os usuários.

A rede demanda um cuidado especial com as imagens postadas e tem apresentado uma adesão cada vez maior das empresas.

Como o engajamento é muito alto, os usuários se conectam mais profundamente com a empresa, gerando clientes fiéis e mais dispostos.

Twitter

Conhecido pelo limite de 280 caracteres por postagens, o Twitter pode ser bem interessante para ações de marketing digital.

Tem forte penetração entre os mais jovens no Brasil e cabe, portanto, uma análise se funcionaria para promover sua ótica.

LinkedIn

É a maior rede social corporativa de todo o mundo e cada vez mais forte no Brasil.

O LinkedIn tem um grande potencial estratégico no posicionamento de empresas nas redes sociais, no networking entre profissionais de diversas áreas, atraindo potenciais colaboradores para a empresa.

Pinterest

O Pinterest, assim como o Instagram, tem um forte apelo visual, e permite aos usuários criarem murais que podem ser compartilhados.

A ideia da plataforma é permitir que os usuários colecionem e organizem suas preferências, e não simples imagens.

Essa rede é muito utilizada por empresas voltadas para o visual, como moda ou arquitetura.

E para saber mais sobre o poder da internet e como ela pode alavancar as vendas e promover sua ótica, confira este artigo: eCommerce óptico: como atrair mais clientes para o seu negócio online

Outras Estratégias de Marketing digital para óticas

Há muitas outras estratégias de marketing digital como inbound marketing, marketing de conteúdo, e-mail marketing, etc…
Estas estratégias necessitam de um acompanhamento profissional para que tenham bons resultados, por isso, as redes sociais é nossa recomendação para aqueles estão começando com sua ótica ou que não tem experiência na área.

Se gostaram desse conteúdo sobre marketing digital para óticas e querem ler mais sobre como atrair mais clientes para sua ótica ou dicas para sua ótica, acesse nosso blog e leia mais artigos sobre!

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