É possível usar lentes de contato e óculos ao mesmo tempo?

Blog

lentes de contato e óculos

Os óculos são a maneira mais comumente usada para equilibrar as deficiências visuais de um indivíduo. Com o passar do tempo, foi criada a lente de contato, mas se ambas fazem o mesmo trabalho, posso usar as duas ao mesmo tempo?

O que aconteceria se eu usasse lentes de contato e óculos ao mesmo tempo?

Os óculos

Os óculos são um equipamento que busca equiparar olhos com algum problema visual e os deixá-los aptos quanto aos olhos 100% saudáveis e também servem como proteção e peça de estética. Normalmente são constituídos de duas lentes ópticas presas por uma armação que pode ser feita de diversos produtos.

O primeiro óculos surgiu na antiguidade clássica e era chamado de ocularium. Esse termo foi criado com base na parte superior dos elmos dos soldados, por onde enxergavam.

 

As lentes de contato…

As lentes de contato surgiram da brilhante mente de Leonardo da Vinci, um homem de mente ágil e que era movido por sua sede de conhecimento. Atuando em diversas áreas, não é de espantar que ele foi o primeiro a teorizar uma solução para correção da visão defeituosa. Mas foi somente em 1971 que nasceu a lente como conhecemos, uma película gelatinosa que foi inventada pela Bausch & Lomb, uma empresa conhecida por ter a lente de contato mais confortável antes da invenção deste novo modelo.

As lentes de contato são conhecidas também como lentes oftálmicas corretivas, que são utilizadas sobre as córneas para balancear problemas patológicos oculares, fazendo com que seu usuário enxergue como se não tivesse problemas. Como os óculos, as lentes corrigem erros de refração, que podem se apresentar na forma de miopia, hipermetropia, astigmatismo, ou presbiopia.

O grande chamariz das lentes é o benefício estético que ela traz ao usuário, já que pode agir de maneira mais livre do que quando está utilizando os óculos, em alguns casos as lentes são mais eficazes.

Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes de contato apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.

Por meio de um exame minucioso, é possível identificar pelo seu estilo de vida e fisiologia dos olhos, qual lente é a mais adequada às necessidades do paciente.

lentes de contato e óculos

Um pouco sobre os olhos…

 

É importante que os usuários de lentes de contato saibam que os olhos são o único órgão do corpo humano que não recebem oxigênio através do sangue, pois ele retira direto do ambiente e a lente de contato bloqueia essa ação.

Sendo assim, é necessário que, caso deseje usar lente de contato, tenha um par de óculos guardados em casa para quando seus olhos estiverem cansados, irritados, ou com excesso de líquido lacrimal.

Mas respondendo a pergunta que é o tema deste artigo, sim é possível que usuário use óculos e lentes de contato ao mesmo tempo, porém essa necessidade deve ser apontada pelo oftalmologista do paciente para que não cause ainda mais dano aos seus olhos.

A utilização dos óculos e da lente de contato pode ser necessária em atividades que exigem muito esforço dos olhos. Isso acontece especialmente com os míopes, que podem não ter sua deficiência visual completamente corrigida através das lentes de contato. Esse fato não acontece pela má qualidade da fabricação das lentes de contato, para este caso específico, o grau utilizado pelos óculos vai aliviar o esforço feito contra a lente de contato, servindo como uma lupa para facilitar o trabalho.

Óculos e lentes de contato são comumente utilizados por pessoas que dirigem grandes distâncias à noite ou por músicos que precisam ler sua partitura que contém letras pequenas e é necessário uma grande velocidade de leitura.

Mas lembre-se de todos os cuidados que você precisa ter com a sua lente. É necessário que saiba colocar e retirar, que saiba higienizá-la, e às vezes retire a lente para que seus olhos possam ter contato com o oxigênio.

 

Como colocar, retirar e higienizar sua lente de contato?

 

Antes de mais nada, é necessário que comece lavando suas mãos, pois elas entraram em contato direto tanto com a lente quanto com seus olhos. Apanhe as lentes e limpe utilizando o produto de sua escolha. Faça movimentos circulares de maneira leve sobre a lente, então coloque a ponta do dedo na lente, se elas cobrirem a ponta do seu dedo com as bordas apontando para o fundo elas estão na posição correta.

Coloque a lente no seu dedo indicador e com a outra mão levante a parte superior de sua pálpebra e tente não piscar. Puxe a pálpebra inferior para baixo usando os dedos da mão que se encontra na lente.

Quando a lente entrar em contato com seus olhos, solte as pálpebras delicadamente e olhe para cima e para baixo, então pisque repetidas vezes para que a lente se acomode de maneira adequada.

Para retirar a lente, novamente é necessário que sua mão também esteja higienizada. Abra bem os olhos olhando para cima e com cuidado puxe a parte inferior da pálpebra para baixo com o dedo médio, coloque o indicador suavemente sobre a superfície da lente e a deslize com calma para baixo, faça um movimento de pinça com delicadeza e retire a lente. Além de dever ser mantida em um estojo com a solução desinfetante, é preciso que você flexione gentilmente ambos os lados da lente, aí ela estará apta para ser guardada.

cuidados com lentes de contato

Então posso usar óculos e lentes no meu dia a dia?

Neste caso, deve-se buscar um oftalmologista para que ele possa ver se há necessidade, pois usuários de lentes normalmente só buscam usar óculos em caso de inflamação ou irritação nas córneas. Porém, para alguns casos (como graus muito diferentes de um olho para outro ou indicações específicas) oftalmologistas indicam o uso das lentes de contato e óculos de grau simultaneamente.

O usuário de lente de contato que a use para enxergar a distância e necessite de óculos para ler, é muito provável que possua astigmatismo, pois necessita de ajuda para enxergar de longe e de perto. Uma opção seria usar óculos com lentes bifocais, ou um de monovisão, que nada mais é do que um olho para enxergar de longe e o outro para enxergar de perto. O óculos de monovisão traria clareza aos dois olhos,

pois nosso cérebro tende a corrigir esta falha desde que possua algum auxílio.

Independentemente do fator que o leve a buscar esta ou aquela opção para que possa enxergar melhor, volto a dizer que é de suma importância o acompanhamento de um profissional.

Agora que já lhe passamos todas as informações referentes a necessidade e a manutenção para quem deseja usar óculos e/ou lentes de contato, deixo aqui uma última dica. Caso queira adquirir uma lente de contato com qualidade internacional e um valor dentro de seu orçamento, procure a Central Oftálmica, uma empresa que atua em território nacional desde 1989 buscando fazer o melhor para cada um de seus clientes.

Categorias

Postagens Recentes