Fidelização de fornecedores: 4 Benefícios para o seu consultório oftalmológico

Blog

Médico em seu consultório

Construir a fidelização de fornecedores é muito importante para garantir o sucesso de seu consultório oftalmológico. Afinal, manter um bom relacionamento com aqueles que são fundamentais para o funcionamento do seu consultório é uma maneira inteligente de se destacar da concorrência. E, principalmente, satisfazer os clientes.

Neste artigo, vamos discutir quais são as principais vantagens relacionadas a fidelização de fornecedores e os benefícios dessa prática para o seu consultório.

A importância da fidelização de fornecedores

As cadeias produtivas de vários setores estão cada vez mais globalizadas, sendo comum que as partes de um mesmo produto sejam produzidas em lugares diferentes. Isso deve chamar a atenção para a necessidade de se estabelecer um controle rígido sob as entregas de cada fornecedor. Sem isso, é impossível garantir que o resultado final será satisfatório e alinhado às expectativas dos consumidores.

Mas como chegar a esse patamar? A resposta é: por meio da qualificação e fidelização dos fornecedores.

Com programas de treinamento e a construção de um bom relacionamento, é possível garantir o melhoramento contínuo da relação de prestação de serviço e fornecimento de produtos. Essa é uma lógica que se aplica à grandes empresas e também ao seu consultório oftalmológico.

A falta de um relacionamento mais próximo de seu fornecedor pode abrir precedentes graves. Um exemplo clássico é um caso ocorrido com um fornecedor da rede de supermercados Walmart.

Um de seus fornecedores de roupas de cama estava vendendo algodão produzido na Índia como se fosse algodão egípcio, que é muito mais caro e nobre. O Walmart foi processada por parte de seus clientes e voluntariamente se comprometeu a reembolsá-los.

Prejuízo ainda maior a marca sofreu em sua imagem. Afinal de contas, mesmo que não soubesse do problema, não foi possível se eximir de responsabilidade.

Fidelização de fornecedores: Veja 4 benefícios

Homem estende a mão para concretizar a fidelização de fornecedores
Um relacionamento mais próximo de seu fornecedor traz muitas vantagens.

1 – Amenta a sua competitividade

Todos sabem que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. Por isso, contar com todos os recursos disponíveis para melhorar a entrega de produtos para seu consultório oftalmológico são importantes para se diferenciar de seus concorrentes. Nesse sentido, ter ao seu lado fornecedores que viabilizem boas soluções ajudará seu negócio a manter-se em destaque.

2 – Atendimento mais ágil

Quando você efetivamente consolida a fidelização de fornecedores é possível adequar os processos e o modo de trabalho para a realidade de seu consultório. Tornando os processos mais ágeis, você garante uma dinâmica mais condizente com as necessidades de seus clientes, adquirindo vantagens competitivas.

Ao final, você chegará a organização das cadeias de venda, prazos e a entrega para seus clientes. Esses são alguns dos benefícios que a fidelização de um fornecedor pode proporcionar. No entanto, vale ressaltar que para atingir esse resultado é preciso desenvolver uma relação estável com seus prestadores de serviços.

Sobretudo, é preciso entender que essa é uma via de mão dupla, em que ambas as partes crescerão com o relacionamento.

médico oftalmologista sorri ao telefone
A fidelização de fornecedores facilita, também, a velocidade na comunicação.

3 – Valores diferenciados

Uma parceria com fornecedor requer condições diferenciadas de compra. Você pode negociar melhores preços em troca de exclusividade, por exemplo, ou assinar um contrato de longo prazo.

O importante aqui é entender as necessidades de seu fornecedor, oferecer condições interessantes para ambas as partes e assim conseguir repassar melhores preços aos seus clientes, mantendo ainda uma boa margem de lucro.

4 – Crescimento mútuo

A fidelização de fornecedores é também muito interessante a longo prazo. Parceiros que procuram crescer juntos tendem a ser muito mais fortes no mercado.

Crie metas e objetivos a longo prazo e defina quais são os fornecedores que você gostaria que estivessem com você pelos próximos períodos. Compartilhe as suas metas e pensem juntos em formas de tornar o processo mais interessante. Vai valer a pena!

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios que a fidelização de fornecedores traz para seu consultório, comece a traçar um planejamento para otimizar seus atendimentos.

E já que estamos falando em consultório oftalmológico, confira este artigo: Consulta ao Oftalmologista: como saber se devo marcar a minha? 

Acesse também o site da Central Oftálmica para ficar por dentro de todas as novidades sobre lentes de contato de alta qualidade.

Categorias

Postagens Recentes