O grau das lentes de contato é o mesmo dos óculos?

Blog

||||||Oftalmologista||||||

Muita gente acredita que o grau das lentes de contato é o mesmo dos óculos, porém, nem sempre isso acontece. O motivo é que as lentes dos óculos estão posicionadas a aproximadamente 12 milímetros de seus olhos, enquanto as lentes de contato ficam diretamente sobre a íris do globo ocular.

Portanto, se você pretende usar lentes de contato e óculos, provavelmente precisará de duas prescrições separadas. A seguir, vamos explicar mais detalhadamente esse conceito.

Qual é a diferença entre o grau de uma lente de contato e de óculos?

Assim como em uma receita de óculos, a prescrição de lentes de contato aponta o grau necessário para que seja feita a correção do erro de refração – seja miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo.

No entanto, dependendo do grau de erro de refração e do tipo de contato prescrito, os poderes especificados na prescrição de lentes de contato podem ser significativamente diferentes dos da prescrição dos óculos, para proporcionar a melhor visão possível.

Além disso, uma prescrição de lentes de contato contém especificações adicionais que não estão incluídas em uma receita de óculos, e elas só podem ser determinadas após um exame oftalmológico que incluirá ajustes abrangentes e peculiares ao uso desse dispositivo.

Características avaliadas em uma prescrição de lentes de contato

As nomenclaturas abaixo correspondem a avaliações comuns a ambos os casos e servem como parâmetros para a definição do grau a ser adotado:

OD: Olho Direito

OE: Olho Esquerdo

ODI: Olhos Direito e Esquerdo

AD: Adição

ESF: Esfera

CIL: Cilindro

VL: Visão ao Longe

VP: Visão ao Perto

AV: Acuidade Visual

VI: Visão Intermédia

Só que, no caso da lente de contato, outras avaliações precisam ser realizadas:

Curva-base 

A curva-base (CB) é o raio de curvatura central posterior da lente de contato, que se ajusta sobre a superfície da córnea. Para saber qual a curva-base da lente que você irá usar, é necessário um exame que meça a curvatura da superfície anterior da córnea, chamado de “Ceratometria”.

Diâmetro

O diâmetro da lente (DIA) especifica o tamanho total da lente e, juntamente com a curva-base, determina como a lente irá se encaixar. Na maioria dos casos, o diâmetro das lentes de contato gelatinosas varia de 13,5 a 14,5 mm, e o diâmetro das rígidas gás-permeáveis ​​(RGP) varia de 8,5 a 9,5 mm.

Marca ou material da lente

A marca e o material a serem usados também devem ser especificados em uma prescrição de lente de contato, pois cada material de lente tem um grau específico de permeabilidade ao oxigênio, ou seja, a capacidade que a lente tem de permitir que seus olhos “respirem”. Isso é especialmente importante se você pretende usá-las por mais tempo ou até mesmo dormir (desde que com a devida autorização médica).

Data de validade

Geralmente, uma lente de contato tem validade de um ano. Você precisará revisitar sua prescrição quando esse prazo estiver próximo de expirar. Uma avaliação da saúde de seus olhos deve ser feita antes da aquisição de lentes adicionais.

Vale ressaltar que existem casos em que o grau das lentes é o mesmo dos óculos, porém, só através da experiência e conhecimento na área é que o médico vai definir se os graus serão os mesmos ou não.

Além disso, seu oftalmologista só poderá lhe prescrever as lentes após uma avaliação de ajuste e considerando os aspectos acima abordados. A princípio, qualquer pessoa pode usar lentes de contato. Porém, existem certas situações em que a lente não é tão indicada, mas só esse profissional poderá fazer essa avaliação.

Uma nota sobre o uso de lentes de contato coloridas

Seja qual for a lente, colorida ou de grau, é necessário uma prescrição feita por um oftalmologista licenciado, mesmo que você não tenha necessidade de correção da visão e deseje apenas lentes de contato coloridas ou lentes de contato de efeito especial para alterar a aparência do olho.

Uma lente de contato, independentemente de ser usada para correção de visão ou para fins estéticos, é um dispositivo médico e, por isso, só podem ser adquiridas mediante consulta e indicação de um médico oftalmologista capaz de indicar a lente certa e de qualidade.

Acesse o site da Central Oftálmica e conheça o catálogo completo e todas as opções oferecidas por uma empresa que é referência na importação e distribuição de lentes de contato.

Categorias

Postagens Recentes