Lentes de contato e a Covid-19: Cuidados na prevenção

Blog

Mulher colocando a lente de contato no olho.

Dúvidas de usuários sobre o uso de lentes de contato e a Covid-19 crescem cada vez mais à medida que a pandemia se intensifica.

Especialistas são constantemente procurados para tirarem dúvidas e passarem informações sobre a saúde ocular em tempos de coronavírus.

Alguns, no entanto, com receio de se contaminarem, acabam por deixar de usar suas lentes de contato, que são uma forma segura e eficaz de correção da visão para milhões de pessoas.

Com alguns cuidados básicos você pode usar tranquilamente suas lentes de contato sem riscos de contrair a Covid-19, e é sobre isso que vamos falar neste artigo!

O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, cujo quadro clínico varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados (cerca de 80%) se recupera sem precisar de tratamento especial e aproximadamente 20% dos casos podem demandar atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória.

Desses casos, aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Os sintomas da doença podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

  • tosse;
  • febre; 
  • coriza; 
  • dor de garganta;
  • dificuldade para respirar.

Lentes de contato transmitem Covid-19?

Mulher com expressão de preocupada

Por se tratar de uma pandemia sem precedentes, muitas dúvidas podem surgir.

Indo direto ao ponto: não, as lentes de contato não oferecem risco de transmissão da Covid-19. Porém, é fundamental que os usuários mantenham hábitos de boa higiene ao manuseá-las.

Tanto para colocar quanto para removê-las, é necessário tocar o rosto. Este é um ato que potencialmente pode espalhar agentes patogênicos, como a Covid-19, pelo rosto.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, ou por contato próximo por meio de:

  • toque do aperto de mão;
  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc.

No caso dos usuários de lente de contato, o maior risco está, portanto, nas mãos. Por isso, leve a sério a sua limpeza!

Antes de manusear suas lentes de contato, deve-se lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, seguido de secagem manual com toalhas de papel.

O processo deve ser repetido antes de cada inserção e remoção das lentes de contato.

Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos que contenha, pelo menos, 60% de álcool (álcool em gel é o mais comum).

Além disso, você deve evitar tocar os olhos, o nariz e a boca, se as mãos tiverem sido lavadas há muito tempo. Na verdade, em tempos de Covid-19, evite tocar o rosto em qualquer situação.

O que dizem os especialistas

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) não pede que as pessoas abandonem o uso, mas recomenda que se redobrem os cuidados com a higienização das mãos e da própria lente.

Em reportagem publicada no jornal O Globo, a médica oftalmologista Mariana Dantas Maia, especialista em plástica ocular, confirmou que usuários tendem a levar mais as mãos aos olhos.

A gente não vê necessidade em proibir o uso. Mas é preciso redobrar o cuidado com elas: lavar as mãos com água e sabão antes de encostar nas lentes, lavá-las apenas com o removedor de proteínas, manter e trocar o líquido pelo menos uma vez por dia na caixinha de armazenamento, não usar a lente por mais de 12 horas seguidas, e usar lubrificante sem conservantes ou colírio nos olhos sempre que possível”, disse a especialista.

Por fim, vale ressaltar que os cuidados básicos com higiene são fundamentais para ter segurança no uso das lentes, tanto no combate à Covid-19, quanto para eliminar o risco de contrair infecções.

Cuidados para manter as lentes de contato longe do coronavírus

Homem leva as mão ao rosto olhando no espelho do banheiro.

Em tempos de Covid-19, o cuidado com a limpeza das mãos deve ser redobrado.

1 – Manuseie as lentes corretamente

Lave bem as mãos sempre que for manipular suas lentes de contato. De preferência, use um sabonete sem perfume e antibacteriano.

2 – Guarde as lentes de maneira apropriada

Guarde as lentes no estojo e molhe-as com a solução própria para que elas sejam desinfectadas.

O recipiente em que você guarda as lentes de contato também precisa estar sempre limpo. Nesse caso, você pode usar água e sabão. Deixe secar bem antes de voltar a usar. Faça isso, pelo menos, uma vez por semana.

3 – Respeite o tempo de uso de suas lentes

Especialistas recomendam o uso de lentes por cerca de 12 a 16 horas, ao dia, no máximo, e que elas sejam retiradas durante a noite. Há ainda quem aconselhe a escolha de um dia da semana para dar um descanso aos olhos e não usá-las.

E para saber mais sobre cuidados essenciais com suas lentes, baixe agora mesmo esse super infográfico: “O que é o Acúmulo de Proteínas e Como Evitar”.

Categorias

Postagens Recentes