[Mito ou Verdade] Descubra o que é verdade e o que não passa de história quando o assunto é lente de contato!

Blog

||||||mulher nadando de costas em piscina||||||||||

A compra de lentes de contato pode ser um processo confuso e até mesmo frustrante, especialmente se você ainda não tem muita experiência no assunto. Enquanto a internet é um ótimo lugar para encontrar informações, manter-se atualizado com as últimas novidades e encontrar as melhores ofertas, ela também pode conter muitas informações falsas, as tão conhecidas Fake News.

Assim, para garantir que a escolha das lentes de contato seja um processo fácil, compilamos uma lista de mitos e verdades mais comuns sobre esse tema.

Lentes de contato podem prevenir miopia em crianças

Falso!

Miopia é uma condição comum em muitas crianças e um problema ocular hereditário. As lentes de contato podem ajudar a melhorar a visão, mas não podem curar a miopia. No passado, acreditava-se que o uso de lentes de contato rígidas poderia controlar a miopia, impedindo a sua evolução, porém, os resultados detectaram um quadro de melhora mínima e não representam uma amostra que permita sustentar a tese de que lentes de contato sirvam para prevenir a miopia nos olhos.

Lentes de contato podem aumentar a miopia em crianças

Falso!

Em contraste à teoria acima, existe uma pequena minoria que acredita que usar lentes de contato pode aumentar as chances de miopia. O National Institute of Health reconhece que o uso de lentes de contato ou óculos não interfere na sua progressão, e a Associação para Pesquisa em Visão e Oftalmologia (Arvo.org) endossa, desde 2008, que não há qualquer relação entre o uso de lentes e o aumento da miopia em crianças.

O uso de lentes cria dependência

Falso!

Lentes, sejam de contato ou de óculos, ajudam a melhorar a visão. Optar entre usar lentes de contato, ou não, apenas enfatiza o quanto você precisa delas em primeiro lugar!

Usar lentes de contato mal ajustadas pode prejudicar seus olhos

Verdade!

Usar lentes de contato mal ajustadas pode danificar sua córnea. Esta é a parte do olho que reflete a luz e é a parte frontal transparente do olho que cobre a íris, a pupila e a câmara anterior do globo ocular. Para evitar que isso aconteça, você deve fazer exames regulares nos olhos junto a seu oftalmologista para garantir que está usando as lentes corretamente ajustadas.

Você pode nadar usando lentes de contato gelatinosas

Falso!

Piscinas contêm muitos contaminantes e bactérias. Usar lentes de contato durante a natação pode aumentar as chances de você ter uma infecção ocular bem desagradável. A acanthamoeba, por exemplo, é uma ameba que pode ser comumente encontrada em muitas fontes de água doce, incluindo piscinas. Se esse parasita se infiltra no olho, pode causar dor e, em casos extremos, resultar em transplante de córnea. Além disso, a água na piscina pode mudar a forma como as lentes de contato modernas se encaixam, fazendo com que elas se estreitem.

Se você decidir usar lentes de contato enquanto estiver nadando, é recomendável que use óculos de proteção por cima de suas lentes de contato ou use aquelas que são descartáveis, para serem jogadas fora logo após o contato com a água.

É possível aplicar maquiagem usando lentes de contato

Verdade!

Basta colocar as lentes antes de começar a aplicar a maquiagem e também retirá-las antes de remover todos os produtos.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, é claro, para evitar problemas com o uso de lentes de contato. Prefira produtos hipoalergênicos, pois eles evitam reações alérgicas e também reduzem as chances das lentes absorverem fragmentos. Outra dica é não compartilhar seus apetrechos de maquiagem, pois você pode pegar uma conjuntivite ou outra doença mais grave que, além de incomodar seus olhos, ainda contaminará suas lentes.

Lentes de contato podem se mover e ficar perdidas atrás do olho

Falso!

Depois de esfregar os olhos, às vezes pode parecer que uma lente de contato gelatinosa se moveu mais do que deveria e está indo para trás do olho. Só que isso é fisicamente impossível.

A conjuntiva é um membrana mucosa fina e transparente que recobre a parte branca do olho (esclera) e também as pálpebras. Esse revestimento contínuo impede que qualquer coisa fique presa ou perdida na parte de trás do globo ocular.

No entanto, pode acontecer da lente se dobrar e mover-se da córnea para se alojar sob a pálpebra superior. Se isso acontecer, apenas use algumas gotas de solução para reumidificação, seguido de uma massagem suave no olho fechado. Isso ajudará a reposicionar a lente de contato.

Lentes de contato são desconfortáveis

Falso!

As lentes de contato mudaram muito ao longo dos anos. Lentes de contato gelatinosas, como a Silidrogel, que são feitas de um novo material de hidrogel de silicone que permite mais oxigênio para os olhos, resultando em olhos mais saudáveis. O desgaste também é mais suave, confortável e fácil de usar, proporcionando a umidade durante todo o dia.

Embora o processo de colocação da lente de contato em seus olhos possa parecer assustador no começo, com a prática fica mais fácil. Desde que o portador das lentes siga todos os cuidados necessários, a experiência de uso torna-se praticamente imperceptível.

Se sentir dor ou desconforto prolongados, procure imediatamente o seu oftalmologista.

Crianças e adolescentes não podem usar lentes de contato

Falso!

Não há limite de idade para quem pode ou não usar lentes de contato. Tanto adolescentes quanto crianças podem usá-las sem problemas. Pesquisas mostram que a idade média para adolescentes usarem lentes de contato é 13 anos, mas é comum o uso em crianças a partir dos oito anos.

No entanto, embora não haja limitações físicas para que os jovens não usem lentes de contato, há uma preocupação em relação à maturidade necessária para que os cuidados com limpeza sejam seguidos.

Embora as lentes de contato sejam bastante fáceis de usar, sem um bom regime diário de cuidados, as infecções oculares são inevitáveis. Por isso, encoraja-se o uso a aquelas crianças que serão, de fato, responsáveis ​​o suficiente para seguir os procedimentos de higiene, como acontece com qualquer produto de saúde.

Normalmente nesses casos, as lentes de contato descartáveis ​​diárias exigem menos manutenção e por isso são frequentemente prescritas para usuários mais jovens. Seja qual for a sua decisão, recomenda-se sempre obter aconselhamento de um oftalmologista em primeiro lugar. Também é aconselhável fazer check-ups regulares nos olhos.

Um fato, porém, será sempre verdadeiro: consultar um oftalmologista e usar lentes confiáveis.

Já conhece as lentes de contato da Central Oftálmica? Atuamos há mais de 30 anos no mercado e somos reconhecidos pela qualidade e Tecnologia de Alto Desempenho com a qual produzimos nossas lentes.

Clique aqui e conheça nossa linha de lentes de contato.

Categorias

Postagens Recentes