A carregar...
  • R. Misael Pedreira da Silva, 98 - Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-940
  • Seg a Sex de 08 às 18h

Preciso de Consulta com Oftalmologista para usar lentes de contato?

Oftalmologista

Esta é uma dúvida recorrente entre os clientes de óticas e a resposta é sim! Você precisa de uma consulta com oftalmologista para poder usar lentes de contato, mesmo que você já use óculos de grau. Isso se deve ao fato de que o grau das lentes de contato é diferente do grau receitado para óculos.

Cada par de lentes de contato é fabricado nas medidas exatas calculadas pelo médico oftalmologista por meio de seus instrumentos profissionais. Apenas oftalmologistas licenciados são autorizados a emitir receita para lentes de contato e óculos de grau. Além disso, ainda que você já possua uma receita de óculos de grau emitida por um oftalmologista, não poderá usá-la para encomendar suas lentes de contato de grau. 

 É necessária uma receita específica para óculos de grau e outra para lentes de contato de grau. São receitas diferentes porque, dentre outros fatores, as lentes e os óculos ficam a uma distância diferente dos olhos. Sendo assim, demandam características corretivas distintas.

Por que preciso de uma receita para lente de contato e outra para óculos? 

As lentes de contato, como o próprio nome sugere, ficam em contato direto com o globo ocular. Já os óculos ficam a uma distância média de pelo menos 12 milímetros. Esta distância é chamada de “distância vértice”, é entre a córnea e a lente. Com lentes de contato esta distância reduz a zero. É por isso, inclusive, que a lente de contato amplia o campo visual corretivo, pois ocupa todo o ângulo de visão. Já os óculos de grau costumam deixar abertos os ângulos laterais dos cantos sem correção visual.

 Esta diferença de distância interfere diretamente nas medidas de cada um. Além disso, para a produção das lentes de contato corretivas são necessárias mais informações sobre os olhos do usuário do que para a fabricação dos óculos de grau. 

 Por exemplo, a medida da curvatura do olho é importante para uma perfeita acoplagem das lentes, mas é informação desnecessária para fabricação dos óculos. Logo, a receita de óculos é incompleta para a encomenda das lentes de contato.

Não posso usar a receita de óculos, mesmo com grau estabilizado, para encomendar minhas lentes?

É muito comum que pessoas com grau estabilizado já há alguns anos se sintam tentadas a encomendar lentes de contato sem antes consultar seu médico especialista. Este é um erro que deve ser evitado.  

A receita para óculos não possui duas informações que são imprescindíveis para a fabricação das lentes de contato, quais sejam: a curva de base e o diâmetro. A primeira refere-se à medida de curvatura da córnea, e é o exame da ceratometria que dirá qual é essa medida. Já o diâmetro trata da medida espacial que a lente deve ter para proporcionar os benefícios terapêuticos prometidos. 

 Ademais, o principal motivo pelo qual você não deve usar sua receita de óculos para encomendar lentes de contato é porque sua lente ficaria com o grau errado. O grau mencionado na receita de óculo não é o mesmo das lentes de contato. Portanto, nunca encomende lentes de contato com receitas para óculos de grau!  

Se as entregas estão fora do prazo, é preciso refletir.

Por que devo consultar um oftalmologista antes de usar lentes de contato? 

Segundo estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos EUA, cerca de um quarto dos principais problemas na córnea relacionados a lentes de contato poderiam ter sido evitados se as lentes tivessem sido usadas adequadamente.  

O mau uso das lentes de contato pode causar infecções na córnea, úlceras, ceratite, inflamações e até mesmo algumas lesões mais graves. Não é que seja complexo e nem difícil cuidar bem das lentes de contato e da saúde ocular. O problema está em negligenciar a consulta médica e sua supervisão.  

Devemos consultar um oftalmologista antes de usar as lentes de contato para não corrermos risco de prejudicar nossa saúde. O médico especialista em olhos é o único habilitado para fazer uma boa avaliação das nossas características oculares. Numa consulta ele não irá apenas fazer os exames necessários para emitir a receita para lentes, ele também avaliará se estamos aptos para usá-las. 

A primeira coisa a se fazer, quando se quer usar lentes de contato com grau ou coloridas, é consultar um oftalmologista. É neste momento que você tirará todas as suas dúvidas, aprenderá sobre os cuidados necessários e se sentirá mais seguro para assumir este novo hábito. 

Por que devo adquirir lentes de contato indicadas por profissionais? 

Depois da sua consulta médica, e já com a receita em mãos, é hora de adquirir as lentes de contato. Há muita variedade no mercado, mas você saberia distinguir quais são as melhores opções para você?! 

 É aqui que entra a importância da indicação do profissional de saúde ocular. Cada par de lentes de contato é feito sob medida para cada pessoa, até mesmo as lentes coloridas de uso recreativo.  

É preciso estar seguro de que a empresa fabricante detenha toda tecnologia necessária para garantir cada um dos efeitos corretivos de que você precisa. Além disso, a empresa fabricante precisa estar devidamente registrada e ter bom nome entre especialistas e consumidores.  

Profissionais da oftalmologia conhecem de perto os efeitos do uso de lentes de contato sem qualidade ou de produção clandestina. Além do mais, é parte do cotidiano de um oftalmologista o check up em pacientes que já usam lentes de contato, dando a ele uma perspectiva privilegiada de quais marcas são melhor recebidas por seus pacientes. 

Referência na importação e distribuição de lentes de contato, na Central Oftálmica, você encontrará um catálogo de lentes de contato de grau e coloridas desenvolvidas com tecnologia de ponta. Depois de conversar com seu oftalmologista, saiba onde encontrar as lentes de contato ideais para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*