Presbiopia: o que é e como minimizar seus efeitos

Blog

tipos de problemas de visão

A presbiopia é uma condição relacionada à idade, popularmente chamada de “vista cansada”, que causa uma piora da capacidade dos olhos em focalizar objetos muito próximos. Geralmente começa por volta dos 40 anos e afeta a todos, mesmo aqueles que nunca tiveram problemas de visão antes.

Quando a presbiopia começa, é comum o ato de apertar os olhos ou segurar os materiais de leitura esticando os braços, na tentativa de conseguir acertar o foco. A fadiga ocular e a dor de cabeça são sintomas comuns da presbiopia.

A maioria dos especialistas acredita que a presbiopia é causada por alterações do cristalino dos olhos, cuja estrutura é semelhante a de uma lente. À medida que as pessoas envelhecem, essa “lente” fica mais dura e menos elástica, dificultando a focalização dos olhos em objetos próximos.

Sintomas ligados à presbiopia

  • Necessidade de afastar objetos para conseguir ler;
  • Dificuldade em focar imagens ou letras pequenas;
  • Impossibilidade ou muita dificuldade para ler a uma distância normal;
  • Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto;
  • Súbita necessidade de mais claridade para realizar atividades que demandam uma visão mais próxima.

Como tratar a presbiopia

Durante séculos, a presbiopia foi corrigida com o uso de óculos bifocais. Hoje existem muitas maneiras de corrigir a presbiopia com óculos, lentes de contato e cirurgia.

Lembrando que é muito importante consultar um oftalmologista quando os sintomas da presbiopia começam a aparecer. Este profissional poderá fazer o diagnóstico correto, bem como indicar a forma mais adequada para a correção do problema.

A seguir vamos falar sobre cada uma delas:

Óculos de grau para presbiopia

Se você nunca usou óculos antes e desenvolveu presbiopia, talvez estranhe um pouco ter que usá-los sempre que que precisar ver algo de perto. São os chamados óculos de leitura. Você os usa quando quer ler ou precisa visualizar com clareza algum objeto próximo.

O problema é que esse tipo de lente causa desconforto quando focamos em algo distante e nem todos se acostumam com isso.

Nesse caso, o uso de lentes bifocais pode ser uma solução, com o grau somente na parte inferior da lente.

Outra alternativa às bifocais são as chamadas “lentes progressivas”, pois proporcionam uma suave progressão entre os graus e não causam uma mudança abrupta na visualização de objetos em distâncias diferentes.

Cirurgia de presbiopia

A cirurgia de presbiopia se vale da técnica LASIK (iniciais de Laser-Assisted in Situ Keratomileusis), a mesma usada para corrigir erros refrativos como a miopia, hipermetropia e o astigmatismo.

Outra técnica bastante utilizada é a CK (Queratoplastia Condutiva), que usa ondas de rádio para alterar a superfície da córnea e também pode induzir a mono visão, mas o efeito não é duradouro. Além disso, várias outras correções cirúrgicas para a presbiopia atualmente em fase de testes clínicos, em num futuro próximo estarão acessíveis ao público em geral.

Lentes de contato para presbiopia

Nos primeiros estágios da presbiopia, os chamados “presbíopes emergentes” são muitas vezes desagradavelmente surpreendidos pela nova dificuldade em ver de perto, especialmente quem nunca teve problemas de visão antes. Além disso, muitos estão insatisfeitos com a ideia de usar óculos bifocais.

Felizmente, as lentes de contato bifocais e multifocais estão agora disponíveis em diversos modelos e materiais, como no caso das gelatinosas, que proporcionam muito conforto ao usuário.

Semelhante aos óculos bifocais, estas lentes de contato são prescritas para corrigir problemas de visão à distância e de perto. No caso das multifocais, elas também oferecem variações adicionais para corrigir a visão próxima, intermediária e distante.

A Bioview Multifocal é uma opção de lente de contato desenvolvida pela Central Oftálmica para proporcionar mais conforto e eficácia à sua visão.

A Bioview é produzida com polímero Methafilcon A, material hidrofílico de alta performance que garante maior hidratação e conforto, e é moldada através do inovador e patenteado processo ‘‘Micro Molden System’’, que proporciona a correção das aberrações visuais.

Neste artigo, publicado no blog da Central Oftálmica, você conhece mais sobre essa lente e confere um passo a passo para o sucesso na adaptação da lente multifocal de uma forma mais tranquila.

Mas seja qual opção você escolher, saiba que a presbiopia progride com o tempo, e sua prescrição de lentes de contato ou de óculos podem aumentar para acompanhá-la. Exames oftalmológicos regulares garantirão que sua receita esteja sempre atualizada e proporcionando a melhor visão possível.

Categorias

Postagens Recentes