As 20 principais dúvidas sobre lentes de contato!

Blog

principais dúvidas sobre lentes de contato

Independentemente de você utilizar lentes de contato há muito tempo ou até mesmo de ser novato nesta prática, leia este artigo!

Sempre existem dúvidas que irão assolar a sua mente e te manter em alerta. No entanto, a realidade é que não precisa haver medo quanto a estes produtos.

Afinal, além de benéficas para a sua visão, as lentes podem trazer muitas vantagens para a sua saúde ocular e ainda transformar a sua rotina consideravelmente.

Pensando nisso, preparamos as principais perguntas sobre esse tema. Assim, você poderá sanar 20 dúvidas sobre as lentes de contato que todo mundo quer saber. Acompanhe a leitura e informe-se:

1. Quem pode usar lentes de contato?

As lentes de contato estão disponíveis para praticamente qualquer prescrição. Eles podem auxiliar quem tem astigmatismo e/ou miopia e suas versões multifocais ainda podem ajudar as pessoas com presbiopia a terem uma visão mais nítida.

Ainda assim, elas não são totalmente indicadas para os indivíduos que têm olhos muito secos, possuem alergias ou apresentam qualquer tipo de alteração em sua córnea ou pálpebras. Na dúvida, sempre consulte o médico especialista.

2. Com que idade pode começar a usar lentes de contato?

Há especialistas que apontam que crianças a partir dos oito anos podem se adaptar, lidar e até cuidar das lentes de contato. No entanto, é interessante esperar chegar à adolescência, uma vez que a maturidade e a higiene pessoal são fatores importantes para um uso adequado e asseado destes produtos.

3. As lentes de contato fazem bem para os meus olhos?

As lentes de contato provaram ser uma opção saudável para milhões de pessoas, principalmente se você seguir todas as etapas prescritas para inserir, remover e cuidar delas, o que fará com que continuem a ser seguras e eficazes.

4. As lentes de contato podem realmente retardar ou controlar a miopia?

Há estudos que apontam que as lentes usadas para ortoceratologia (técnica de redução temporária da miopia) durante a noite e as lentes gelatinosas especialmente projetadas podem retardar ou interromper o alongamento do olho. Logo, elas poderiam ser uma solução viável para esta condição.

5. As lentes de contato doem?

As lentes de contato são projetadas especificamente para um uso fácil e confortável. Portanto, não devem machucar os seus olhos. As únicas ocasiões em podem ocorrer desconforto é quando você entrar em contato com sujeira ou poeira.

6. Estou nervoso. Como faço para colocar as lentes de contato?

Colocar as lentes nas primeiras vezes pode parecer estranho, mas você rapidamente se acostumará com a sensação. Primeiro, se acostume a tocar nos olhos sem aplicá-las e, quando estiver confortável, encaixe-as suavemente no globo ocular.

Depois, feche os olhos com suavidade e deixe que elas se posicionem no lugar ideal. Para ajudar, você pode massagear a pálpebra suavemente até que fique bem o suficiente.

7. Como posso fazer a adaptação das lentes de contato?

O interessante é que a adaptação às lentes seja gradativa. Use por meia hora no primeiro dia, uma hora no segundo, três no terceiro e vá aumentando aos poucos, até suprir todo o horário que você utilizaria normalmente. Jamais as coloque por um longo período sem passar por este processo.

8. Quanto tempo leva para me sentir confortável com as lentes de contato?

Geralmente, leva de uma a duas semanas para que o conforto total seja alcançado pelo paciente. Aos poucos, você irá diminuir a consciência sobre o movimento das lentes ou sobre como a borda se adapta quando você pisca. Assim, essa sensação irá passar.

9. Posso dormir com as minhas lentes de contato?

Em geral, não é aconselhado dormir, mas tudo depende do tipo de lente que você usa, da composição do filme lacrimal e da saúde geral dos olhos. Portanto, consulte o seu médico e veja as possibilidades.

10. As lentes de contato são difíceis de cuidar?

Normalmente, as lentes de contato precisam de limpeza e desinfecção diárias, com um produto especifico para realizar o asseio. Assim, é interessante realizar este processo no final do dia, embebidas em solução desinfetante até serem usadas novamente.

11. Como devo guardar meu par sobressalente de lentes?

Se o seu par sobressalente veio lacrado na caixa com uma espécie de líquido dentro, você deve mantê-lo desta maneira até precisar de uma lente sobressalente. Quando for usá-la, limpe com a solução e coloque nos olhos.

12. Posso compartilhar lentes de contato com outra pessoa?

Não. Compartilhar lentes pode causar problemas de saúde perigosos. Em especial porque essa prática aumenta o risco de doenças infecciosas serem transmitidas e ainda pode acarretar em um dano na sua córnea.

13. Posso usar água da torneira nas minhas lentes de contato?

Não. A Food & Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, recomenda que as lentes de contato não sejam expostas a qualquer forma de água. Isso porque a Acanthamoeba, um organismo presente na água da torneira, pode se acoplar ao produto e causar uma infecção que ameaça a visão.

14. Posso usar lentes de contato enquanto pratico esportes?

Sim. Os oftalmologistas concordam que as lentes de contato são a melhor opção para a correção da visão dos atletas. Elas até mesmo podem melhorar as habilidades visuais, como a percepção de profundidade e a consciência periférica.

15. Posso usar lentes de contato na piscina e na praia?

Sim, desde que tome todos os cuidados para que não caia areia, água com cloro ou até mesmo água salgada sobre elas. O ideal é, caso mergulhar, não abrir os olhos no mar ou na piscina.

16. Posso usar lentes de contato para mudar a cor dos meus olhos?

Atualmente, existem lentes de contato gelatinosas que mudam a cor dos seus olhos, mesmo se você não precisar de correção visual. Assim, você pode escolher a sua cor preferida e modernizar o visual.

Contudo, é importante que você seja acompanhado pelo seu oftalmologista antes de experimentar apenas por curiosidade.

17. As lentes de contato podem se perder em meus olhos?

Devido à estrutura do olho, é impossível que uma lente de contato se mova atrás do olho. No entanto, por mais que ela se mova ligeiramente para fora de sua posição normal e deslize sob a pálpebra, você poderá colocá-la de volta facilmente.

18. Como faço para retirar as lentes de contato?

Existem duas maneiras práticas que podem ser utilizadas. A primeira é criando uma espécie de pinça com seu polegar e indicador para puxá-la suavemente para fora dos olhos. Outra maneira é colocando o indicador sobre a lente de contato e arrastando-a para o cantinho externo do seu olho, até que ela se desprenda e saia naturalmente.

19. Com que frequência as lentes de contato precisam ser substituídas?

Isso depende de qual tipo de lente você utiliza. Alguns materiais requerem substituição anual, outros mensais e alguns a cada duas semanas. É importante que você saiba qual o modelo da sua e cheque este detalhe com o oftalmologista ou contatólogo.

20. Quando devo interromper o uso das lentes de contato?

Caso apresente vermelhidão, esteja lacrimejando, com desconforto ou coçando, é importante interromper o uso das lentes de contato e consultar um oftalmologista de confiança para avaliar o caso.

Precisa de ajuda?

Se você quer saber mais a respeito das lentes de contato ou, até mesmo, quer encontrar a melhor distribuidora ou fabricante deste produto, você chegou ao lugar certo.

Nossa marca possui autoridade no mercado e pode fazer toda diferença na sua saúde ocular. Não perca a oportunidade de conhecer as redes sociais da Central Oftálmica. Estamos te esperando!

Categorias

Postagens Recentes