A carregar...
  • R. Misael Pedreira da Silva, 98 - Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-940
  • Seg a Sex de 08 às 18h

Qual a forma correta de descartar as lentes de contato?

Close em olho com lente de contato em contraste com uma folha de planta

Você já parou para pensar sobre qual a maneira correta de se descartar as lentes de contato? Com a crescente preocupação sobre a quantidade cada vez maior de resíduos de plástico descartados incorretamente, que invariavelmente vão parar em nossos oceanos, muitos se questionam sobre o que fazer com suas lentes quando chega a hora de jogá-las fora.

Lentes de contato não são biodegradáveis e, portanto, precisam ser descartadas de maneira correta.

Se você tem dúvidas sobre essa questão, então esse artigo será extremamente útil!

Qual a forma correta de descartar as lentes de contato?

Segundo pesquisa da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, em tradução livre), 20% das pessoas que usam lentes de contato dizem jogá-las no ralo ou vaso sanitário. O estudo foi feito com 400 usuários.

De acordo com a estimativa levantada pelos pesquisadores, só nos Estados Unidos, bilhões de lentes de contato vão embora pela descarga todos os anos. 

E, por não serem biodegradáveis e muito pequenas, atravessam os sistemas de triagens em redes de esgoto sem maiores problemas, indo parar nos oceanos e agravando ainda mais o problema do microplástico.

microplástico
Descartar as lentes de contato de forma errada pode gerar microplástico, um dos principais poluentes dos oceanos.

Então, o que fazer com as lentes vencidas?

Todas as lentes, apesar de recicláveis, correm o risco de escapar de volta ao meio ambiente se descartadas no lixo reciclável comum.

Esse risco se deve ao tamanho das lentes, que faz com que as centrais de reciclagem não consigam lidar com elas.

Além disso, apesar de ser o plástico um material altamente reciclável, as diferentes misturas de polímeros, ou seja, diferentes tipos de plástico com os quais são produzidas as lentes de contato (como silicone, acrílico, hidrogel e hidroxietilmetacrilato, só para citar alguns exemplos), requerem, cada um, um sistema diferente de reciclagem.

Sendo assim, como apontam os estudos, descartá-las pelo ralo ou vaso sanitário também pode ser um risco ao meio ambiente, já que elas geram microplástico e contribuem para a poluição dos oceanos.

É possível reciclar lentes de contato?

Caixa com vairas embalaegens usadas de lentes de contato para descarte
O descarte de lentes de contato e suas embalagens deve ser feito com cuidado.

Sim, é possível, mas a coleta precisa ser especializada e, infelizmente, somente alguns países trabalham com esse sistema.

Entre eles, os EUA, onde há um programa de reciclagem patrocinado por fabricantes de lentes de contato e executado em parceria com a TerraCycle, uma empresa líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade.

O programa espalhou lixeiras coletoras para as lentes em várias clínicas de oftalmologia norte-americanas inscritas no programa e aptas a receber resíduos desse tipo.

Como funciona

Uma vez recebidas pela central de reciclagem de lentes de contato, o material é separado e limpo.

As lentes e a parte plástica de suas embalagens são derretidas e transformadas em plásticos que podem ser remodelados para a fabricação de produtos reciclados.

Como retribuição ao usuário que adere ao programa, a cada envio de 900 g (ou mais) de resíduos provenientes de lentes de contato, a fabricante se compromete a doar um dólar por 450 g de resíduo recebida para a Optometry Giving Sight (uma iniciativa global para prevenir cegueira e ajudar pessoas com problemas de visão).

O programa de reciclagem de lentes de contato conta com mais de 2 mil pontos de coleta em clínicas médicas norte-americanas e já reciclou mais de um milhão de lentes de contato. 

O meio ambiente agradece!

Realidade brasileira

Em nosso país, pelo menos por enquanto, a melhor opção ainda é descartar suas lentes de contato usadas no lixo comum (aquele que não é reciclável nem compostável), evitando que elas escapem para a natureza e garantindo ao menos que terminem seu ciclo de vida no aterro sanitário.

Para saber mais sobre lentes de contato e qual delas é ideal para você, clique aqui e confira esse super infográfico sobre “Como escolher a lente de contato ideal”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*