Qual a importância de adquirir lentes de contato indicadas por profissionais?

Blog

Homem fazendo um exame de vista||Mulher colocando as lentes de contato||Homem retira os óculos do rosto com semblante cansado.||||

Ainda que seja indispensável adquirir lentes de contato indicadas por profissionais, usar esse dispositivo é, de fato, bastante tranquilo.

Além disso, o processo de adaptação a elas é muito mais simples do que muitos imaginam, e esse é um dos fatores que explicam porque cada vez mais pessoas estão usando lentes de contato.

Mas não é só isso. Quando falamos sobre atividades físicas e esportes em geral, as lentes de contato são a principal indicação dos especialistas, uma vez que os óculos podem entrar em contato com objetos, cair e até mesmo causar acidentes. Geralmente, para evitar esse tipo de situação, os óculos são retirados, o que não precisa acontecer com as lentes.

Homem retira os óculos do rosto com semblante cansado.
A liberdade de não ter nada preso ao rosto é uma das vantagens das lentes de contato.
Outras vantagens das lentes em relação aos óculos são:
  • Não ficam embaçadas
  • Não existem reflexos incomodativos ou distorções na imagem
  • Não pesam ou escorregam
  • Dão uma aparência natural e aumentam a autoestima

E, por fim, elas são uma opção para quem não se adapta a hastes e quer enxergar com clareza sem estar usando nada pendurado no rosto.

No entanto, toda essa facilidade demanda certos cuidados e indicações profissionais para que a experiência de uso transcorra da melhor maneira.

Cuidados especiais

O primeiro cuidado a ser tomado antes de adquirir suas lentes de contato é o de consultar um profissional especialista para que ele possa avaliar a sua visão e indicar qual a graduação necessária e qual o melhor tipo de lente para o seu caso. 

A lente de contato altera a fisiologia da córnea, podendo tanto curar como provocar doenças. Quando a lente de contato é colocada no olho, o processo de adaptação é contínuo e dinâmico, e só acaba quando a pessoa deixa de usá-la.

Existem riscos sérios no uso de lentes sem supervisão e acompanhamento de um especialista, afinal, não se decide a compra de lentes de contato, mesmo as coloridas, como se decide a compra de uma roupa ou um corte de cabelo.

Também é fundamental um teste de adaptação, que consiste em:

  • Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
  • Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (topografia) e medida da espessura corneana (paquimetria);
  • Refração inicial para determinação do grau das lentes;
  • Colocação de lentes de contato de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
  • Nova refração, com as lentes de contato de teste;
  • Avaliação da adaptação das lentes de contato de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;
  • Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.

Comprando suas lentes

Com a orientação feita pelo especialista, vem o momento da compra, que pode ser feita em óticas ou lojas online.

As lentes mais comuns são para uso diário, quinzenal, mensal ou anual, com validade de 1 dia, 15 dias, 1 mês ou 1 ano. Além disso, existem lentes produzidas com diferentes materiais que se adaptam e reagem de diferentes formas no olho.

É muito importante que as lentes escolhidas sejam confortáveis e que se adaptem bem ao olho, e que não esteja presente a sensação de corpo estranho em sua vista.

Prazos e tipos

Quanto menor for a duração da lente, mais segura ela se torna, pois o risco de surgirem infeções, complicações ou de se desenvolverem bactérias prejudiciais é menor.

Porém, quanto menos tempo dura a lente, mais cara ela se torna. Porém, este investimento nem sempre é possível ou necessário, pois se as lentes são utilizadas corretamente, e se os devidos cuidados com a higienização e com os tempos de utilização são tomados, são altamente seguras.

Com a orientação de um especialista você poderá escolher o tipo de lente ideal para você. Ele também poderá determinar se existe alguma condição de saúde que impeça o paciente ou contraindique o uso das lentes.

Por que é importante adquirir lentes de contato indicadas por profissionais?

Mulher colocando as lentes de contato
Uma boa orientação é indispensável ao uso correto das lentes de contato.

Talvez você tenha algum conhecido que usa lentes de contato sem maiores problemas e se sinta encorajado a usá-las sem passar antes por uma avaliação de um profissional.

Ou, pensando em comprar uma lente colorida apenas por diversão, para usar de vez em quando, pode acreditar que não há riscos.

Todavia, se tudo o que foi dito até agora não lhe convenceu de que isso é um erro e que é fundamental adquirir lentes de contato indicadas por profissionais, vamos a seguir destacar pontos que requerem atenção:

Os riscos da negligência

Não procurar um profissional antes de escolher as suas lentes de contato é a maior de todas as negligências. Porém, a importância do aconselhamento de um especialista não se restringe à escolha do tipo de lente correta.

Ao longo de todo o acompanhamento, você receberá orientações sobre o uso correto deste dispositivo.

Nos últimos anos, segundo estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos EUA, um quarto dos casos reportados sobre infecções da córnea relacionados a lentes de contato, que envolviam úlceras ou ceratite, e inflamações da córnea, incluindo lesões graves, poderiam ter sido evitados com o uso adequado das lentes de contato.

Vejamos quais são os casos mais comuns de problemas do uso de lentes provocados por falta de informação e negligência:

Não renovar a solução de limpeza da lente contato

Por falta de conhecimento, algumas pessoas acabam por reutilizar essas soluções noite após noite, sem perceber que estão colocando seus olhos em risco.

Quando a troca da solução não é feita de acordo com a orientação de um profissional, a contaminação é quase certa.

Usar suas lentes continuamente por muito tempo

Em princípio, especialistas recomendam o uso de lentes por cerca de 12 a 16 horas ao dia, no máximo, e que elas sejam retiradas durante a noite para dar uma pausa aos olhos. Não respeitar isso significa aumentar as chances de contrair um problema grave em seus olhos.

Usar lentes mesmo com os olhos irritados

Persistir no uso das lentes quando os olhos apresentam uma sensação de desconforto, ainda que pequena, certamente agravará o problema. Quer saber o porquê? Converse com um especialista!

Em conclusão, lembre-se de que a adaptação de lentes de contato é coisa séria. Só adquira lentes de contato de qualidade e indicadas por especialistas!

Quer saber mais sobre tipos de lentes e prazos para trocas? Então confira o artigo “Com que frequência devo trocar as lentes de contato?” publicado em nosso blog!

Categorias

Postagens Recentes