Quarentena e os cuidados redobrados ao usar lentes de contato

Blog

Lentes de contato e a quarentena Hipermetropia lentes

 

Todo usuário sabe que os cuidados com as lentes de contato são importantes, porém, na quarentena, eles devem ser redobrados.

Isso porque a Covid-19, doença transmitida pelo coronavírus (SARS-COV-2), é altamente contagiosa e transmitida de uma pessoa para outra, por meio de gotículas de secreção eliminadas pelo nariz ou pela boca. 

Além do contágio direto entre pessoas, ao tossir, espirrar ou falar, o doente pode contaminar objetos e superfícies. Uma pessoa pode infectar-se ao tocá-los e levar a mão à boca, nariz e olhos sem antes higienizá-la.

Neste artigo vamos falar sobre cuidados que devem ser tomados ao usar lentes de contato.

O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma doença respiratória pertencente à família do coronavírus.

Nessa família estão presentes vírus que podem causar doenças em animais, inclusive, no homem, como diversos tipos de resfriado.

O vírus causa uma infecção que se inicia com um quadro semelhante ao da gripe e resfriados, no entanto, pode agravar-se, podendo levar a óbito.

Como a doença é altamente infecciosa, logo começaram a surgir casos em outros países. No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia.

Os sintomas surgem, geralmente, de forma leve e gradual, e muitos doentes podem se curar sem a necessidade de tratamento especial. No entanto, algumas pessoas podem apresentar agravamento da doença, desenvolvendo forte dificuldade respiratória.

As pessoas idosas e indivíduos que apresentam determinados problemas de saúde, como pressão alta, problemas cardíacos e diabetes, estão mais propensas a desenvolver a forma grave da doença.

Os sintomas mais comuns são:

  • tosse
  • febre 
  • coriza 
  • dor de garganta
  • dificuldade para respirar

Lentes de contato e a Covid-19

Especialistas recomendam que, em tempos de pandemia, deve-se reduzir o tempo de uso de lentes de contato, pois existe um grande risco de contaminação.

Além disso, se as mãos contaminadas tocarem as lentes, o vírus terá acesso à pessoa pela mucosa dos olhos. Ele também pode permanecer por alguns minutos suspenso no ar, em gotículas respiratórias.

É importante salientar que, durante o outono, há mais poeira e pólen no ar, o que aumenta a possibilidade de os olhos ficarem ressecados e as lentes incomodarem mais, fazendo com que as pessoas levem as mãos aos olhos com mais frequência.

É por isso que os cuidados com a higiene precisam ser redobrados, caso a pessoa opte por seguir usando as lentes de contato.

Nesse sentido, especialistas recomendam o uso de lentes de contato descartáveis diárias.

Lentes de contato descartáveis diárias

Lentes de contato descartáveis​​ diárias são desenvolvidas para aplicação única e, portanto, são removidas e descartadas ao final de cada dia de uso.

No dia seguinte, um novo par de lentes deve ser aplicado aos olhos. Isso faz com que seu uso seja extremamente prático e seguro.

A Central Oftálmica oferece em seu catálogo a Biosoft 1 Day, primeira lente descartável diária biocompatível com a tecnologia AQUAGRIP ™.

Esta é uma opção de lente descartável extremamente confortável. Além disso, a tecnologia AQUAGRIP ™ mantém o olho úmido em contato ao fluido, para que a córnea não fique seca, mesmo no final do dia. Outra vantagem dessa lente está em sua superfície não iônica, capaz de rejeitar as partículas de sujeira.

Sem dúvida, uma excelente opção para quem gosta de praticidade. No entanto, ainda que esse dispositivo praticamente não tenha restrições, é importante que um especialista faça uma avaliação e confirme a possibilidade de uso.

Mas, se por algum motivo você deseja seguir usando lentes convencionais, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas de cuidados para o uso das lentes de contato durante a quarentena.

Lentes de contato e a quarentena: cuidados essenciais para uso em tempos de pandemia

Lentes de contato e a quarentena são sinônimos de cuidado extra. Saiba quais deles podem ser considerados essenciais.

Lave as mãos antes de colocar ou remover as lentes de contato 

Antes de manusear suas lentes de contato, é indispensável higienizar as mãos. Por isso, lave-as para evitar qualquer possibilidade de contato com sujeira ou microrganismos, como o coronavírus. 

O mais importante nesse procedimento é secar as mãos em toalhas que não apresentem pelos ou fiapos soltos (também para evitar contaminação). Além disso:

  • utilize sabão ou sabonete neutro e
  • não use hidratantes ou produtos similares.

Ao remover as lentes, limpe-as com a solução recomendada

Ao remover as lentes, coloque-as na palma da mão e jogue algumas gotas de solução de limpeza.

Existem alguns produtos próprios para isso, que normalmente são vendidos junto com as lentes. Feito isso, esfregue as lentes de contato com a ponta dos dedos, com movimentos circulares e leves.

Nunca limpe suas lentes de contato com a água da torneira, com soro fisiológico, saliva ou soluções esterilizadoras. O ideal é sempre seguir as orientações de limpeza e desinfecção recomendadas pelo médico especialista.

Lave os estojos das lentes

Um cuidado fundamental com as lentes de contato durante a quarentena, e que pouca gente se dá conta, é a limpeza constante dos estojos.

Antes de guardá-las, também é preciso fazer a higienização desse recipiente. É essencial descartar a solução antiga e colocar a solução nova para guardar as lentes de contato higienizadas.

Mas siga sempre as instruções de embalagem da solução, pois o tempo necessário para desinfecção ,muitas vezes, vem informado nela.

Além disso, a limpeza das suas lentes durante a quarentena deve acontecer, no mínimo, pela manhã e à noite. E lembre-se de manter o estojo sempre fechado.

Por fim, respeite o tempo de uso especificado para cada lente. E se elas apresentarem algum dano, como rasgo ou abaulamento, por exemplo, você deve descartá-las imediatamente.

Além disso, quando mal posicionadas nos olhos, elas aumentam o risco de lesões, acúmulo de bactérias ou contaminação por coronavírus, motivo pelo qual as lentes descartáveis de uso diário são, de fato, as mais recomendadas para o período de quarentena.

Que tal saber mais sobre elas? Acesse esse post: “Quais são os benefícios das lentes de contato descartáveis 1 Day?”.

Categorias

Postagens Recentes