5 Dicas para você se acostumar com as novas lentes de contato

Blog

Mulher colocando as lentes de contato||close de olhos com lentes de contato||

É normal que todo usuário de novas lentes de contato tenha dúvidas, incertezas e receios sobre a melhor maneira de usar este dispositivo.

Isso é perfeitamente compreensível, pois a sensação de se colocar uma fina película feita de acrílico ou hidrogel sobre os olhos pode assustar um pouco no início. No entanto, saiba que usar lentes de contato no dia a dia é mais simples do que se imagina.

Fale com um especialista

O primeiro passo para quem pensa em adquirir novas lentes de contato é marcar uma consulta prévia com um médico oftalmologista.

Isso é necessário pois, mesmo com o alto índice de aceitação, algumas pessoas têm contraindicação para o uso de lentes de contato devido a certas doenças oculares ou condições alérgicas.

O oftalmologista fará alguns testes específicos que irão avaliar parâmetros importantes para a escolha da lente de contato, além de avaliar a integridade e a saúde dos olhos.

Após a avaliação, o paciente é encaminhado para a retirada das lentes e recebe um treinamento para a colocação e a retirada delas, além de orientações de uso e limpeza.

Também é indicado fazer uma consulta de retorno após o período de uso inicial, para checar se a adaptação correu bem.

5 Dicas para você se acostumar com as novas lentes de contato

Coloque as lentes após acordar

Antes de usar suas novas lentes de contato você será orientado por um especialista sobre a maneira certa de usá-las. É importantíssimo que essas orientações sejam seguidas à risca.

Além disso, há um consenso de que a melhor maneira de se adaptar ao uso de novas lentes é colocá-las logo após acordar, em um momento em que sua rotina está mais tranquila.

Siga as instruções cuidadosamente

Reserve um momento para examinar todas as instruções contidas em sua prescrição médica para o uso de suas lentes de contato.

Anote quanto tempo você deve usá-las todos os dias. Além disso, preste muita atenção às necessidades de limpeza e armazenamento.

Atenção ao prazo de validade! Jamais use suas lentes em um prazo maior do que o recomendado.

Sentiu um leve desconforto? Calma, é normal!

close de olhos com lentes de contato
É normal que haja um pouco de estranhamento no início.

As lentes de contato são consideradas um corpo estranho no sistema ocular, colocadas sobre as córneas e por dentro das pálpebras. Por isso, é normal que um pequeno desconforto surja no começo do uso.

No início estamos mais sensíveis à percepção das lentes, pois há um “corpo estranho” nos olhos. Não é nada doloroso, apenas um leve desconforto que passa rapidamente.

No entanto, se houver um incômodo mais forte e persistente, você deve suspender o uso e procurar seu médico oftalmologista o quanto antes.

Adote uma rotina de limpeza

Olhos são órgãos muito sensíveis. Portanto, é necessário muito cuidado com a manipulação das lentes, pois elas estarão em contato direto com sua córnea.

Ou seja, é fundamental que se adote uma rotina de limpeza que começa com a lavagem das mãos, passando pelo manuseio das lentes e seu armazenamento.

A rotina de limpeza deve compreender:
  • Lavagem das mãos sempre antes de colocar ou retirar as lentes;
  • Higienização diária das lentes com o uso de solução de limpeza (lavar com solução antes de colocá-las e, após o uso, friccionar cada lente delicadamente com a ponta do dedo sobre a palma da mão, com um pouco de solução de limpeza);
  • Limpeza regular do estojo com solução multipropósito e secagem com uma toalha de papel limpa. O ideal é repetir este processo uma vez por semana.

Mantenha seus olhos hidratados

Mulher pingando colírio nos olhos
Manter os olhos hidratados é importante!

Uma coisa é cuidar bem de suas lentes; outra é cuidar de seus olhos!

Portanto, vale a pena investir um pouco de tempo extra durante todo o dia para hidratar os olhos. Você pode fazer isso usando colírios. Dessa forma você manterá seus olhos hidratados evitando a secura decorrente do uso mais prolongado das lentes.

Por fim, lembre-se de que o período de adaptação deve ser acompanhado por um especialista em lentes de contato, pois esse profissional está habilitado para avaliar se o uso delas está sendo feito corretamente. E, claro, use sempre lentes de contato reconhecidas por sua qualidade, como as lentes da Central Oftálmica.

Categorias

Postagens Recentes