7 Sintomas de que você precisa visitar um Oftalmologista

Por incrível que pareça, uma das áreas médicas mais negligenciadas é a oftalmologia. Enquanto todos enfatizam a importância de consultas médicas regulares e visitas a dentistas, os oftalmologistas são ignorados por muita gente. Se você usa óculos ou lentes de contato há muito tempo, esse provavelmente não é o seu caso. Outras pessoas, no entanto, podem nem saber que precisam de exames oftalmológicos.

Mesmo que você aparentemente não sinta nada de estranho com sua vista, é altamente recomendável marcar uma visita a um oftalmologista. Porém, se você estiver experimentando algum dos seguintes sintomas, marque essa consulta agora mesmo!

Atenção! 7 sintomas de que você precisa ir em um Oftalmologista

Pressão ocular

Pode parecer uma dor de cabeça ou incômodo forte na região do seio nasal, mas se não houver outros sintomas relacionados a essa dor, como uma infecção do seio, por exemplo, essa pressão atrás dos olhos é um sinal potencial de glaucoma. A chamada “visão em túnel” também pode ser outro indício.

Vendo auréolas

Se você olha para uma lâmpada acesa e agora vê um círculo brilhante ao redor da fonte de luz, lamentamos informar que infelizmente não se trata de uma experiência de epifania religiosa. Em vez disso, você pode estar experimentando os primeiros sinais de alerta de catarata em potencial.

Dores de cabeça

7 Sintomas de que você precisa visitar um Oftalmologista
Dores de cabeça podem ser um sinal de que você está com um problema de visão.

Este é difícil de interpretar corretamente pois pode ter diversas causas, entre elas, um sintoma decorrente de problema de visão. Infelizmente, as dores de cabeça são um dos sinais de alerta mais reveladores sobre problemas de visão. Se você perceber que está instintivamente semicerrando os olhos antes ou durante uma dor de cabeça, pode ser sinal de que esta dor tem relação com sua visão. Marque uma visita ao oftalmologista.

Dificuldade para visualizar a tela do computador

Embora a luz azul do seu computador seja intensa e potencialmente prejudicial à saúde de sua visão, especialmente no caso de monitores mal calibrados, se você está com dificuldade para ler ou focar algum objeto na tela, por qualquer período de tempo, possivelmente está com um problema de visão. A boa notícia é que casos assim geralmente são fáceis de corrigir com o uso de óculos ou lentes de contato. Mas, independentemente disto, procure evitar olhar para tela de seu computador por um tempo muito prolongado.

Visão embaçada

7 Sintomas de que você precisa visitar um Oftalmologista
Visão turva ou embaçada por um longo período é um sintoma de problema de visão.

A visão embaçada, temporária ou não, pode ser decorrente de muitos fatores. Se você ficou acordado por muito tempo, bebeu demais e está enfrentando uma ressaca pesada, ou apenas acabou de acordar, não se preocupe demais. Mas se a visão embaçada persistir, entre em contato com um centro de exames oftalmológicos ainda hoje.

Sensações atípicas em seus olhos

O surgimento de sintomas atípicos em relação aos olhos ou à visão são um dos maiores sinais de alerta para que você procure um oftalmologista. A coceira e a vermelhidão podem significar uma conjuntivite, mas também podem ser sinal de algo mais.

7 Sintomas de que você precisa visitar um OftalmologistaSensação de corpo estranho no olho e fotofobia — a sensibilidade elevada à luz — são outros quadros bastante comuns. Por mais que pareçam condições inofensivas, elas podem mascarar um problema maior. Fique atento!

A idade

Pode parecer meio óbvio, porém, muita gente não se dá conta de que com o envelhecimento é fundamental redobrar os cuidados com a saúde e isso, obviamente, inclui visitar um oftalmologista com maior regularidade. A partir dos 40 anos, alguns problemas começam a aparecer com mais frequência, como a vista cansada.

Outras questões como o glaucoma se tornam ainda mais importantes a partir dos 45 anos e, a partir dos 60, é preciso redobrar os cuidados com a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

E mesmo que você não sinta nenhum sintoma de que há algo de errado, é indispensável manter uma postura preventiva para manter a saúde de sua visão.

Lembre-se de que seus olhos controlam e fornecem seu feedback sensorial mais importante: a visão. Sem a capacidade de ver, a vida se torna muito mais difícil.

Dito isto, sugerimos a você a leitura do artigo “Conheça os 4 principais tipos de problemas de visão”, postado em nosso blog, onde você encontrará muita informação sobre a saúde da visão, além de dicas sobre o uso de lentes de contato de qualidade.