O astigmatismo é muito comum, e afeta cerca de 60% dos brasileiros. Apesar disso, esse não é um problema de visão dos mais conhecidos. Nem todos sabem o que é, suas causas e, muito menos, como enxerga quem tem essa condição.
A falta de informação é muito negativa. Ela afasta as pessoas de um tratamento e, por isso, impede que elas tenham uma visão normal – o que é totalmente possível.
Você tem curiosidade em entender mais sobre o astigmatismo e como ele afeta a visão? Então, esse post vai revelar tudo que você precisa saber!
O que é astigmatismo
O astigmatismo é uma condição da visão causada por irregularidades na córnea ou no cristalino. Essas irregularidades fazem com que o olho tenha vários pontos focais e, portanto, a imagem que se forma na retina é borrada.
Um ponto importante é que o astigmatismo não aparece necessariamente sozinho. Ele pode ser associado à miopia ou à hipermetropia. Por isso, existem algumas lentes para essas condições que têm um grau esférico e um grau tórico, ou seja, um grau para corrigir a miopia/hipermetropia e outro, leve, para correção do astigmatismo associado.
As causas do astigmatismo
O que faz com que as estruturas do olho sejam irregulares? A condição pode se apresentar desde o nascimento, mas também pode ser resultante de algum trauma ou acidente. Não é preciso muito para acabar com a uniformidade da córnea e provocar o astigmatismo. Basta uma microcicatriz para afetar a formação das imagens nos olhos.
Alguns especialistas afirmam que todas as pessoas apresentam algum grau bem leve de astigmatismo, porque o próprio formato oval natural da córnea já leva a uma certa distorção. Porém, não é suficiente para ser considerado um problema.
Como tratar o astigmatismo
Engana-se quem pensa que é preciso conviver com o astigmatismo! Na verdade, ele pode ser corrigido por meio de diferentes tratamentos: cirurgia, uso de óculos ou lentes de contato. Dentre essas opções, a cirurgia apresenta mais riscos e o uso de óculos traz algumas desvantagens relevantes no dia a dia. Por isso, cada vez mais pessoas com astigmatismo optam pelas lentes de contato.
As lentes para astigmatismo são diferentes daquelas usadas para tratar miopia ou hipermetropia. São lentes tóricas, e recebem esse nome porque têm o formato de um corte lateral de um toro (forma geométrica que lembra uma rosquinha).
As lentes de contato são uma excelente alternativa para a correção do astigmatismo e de várias outras condições. Além de garantir uma boa qualidade da visão, elas ainda melhoram a qualidade de vida do usuário, que pode inclusive praticar esportes enquanto usa as lentes.
Como é a visão com astigmatismo
E então, pronto para acabar com a curiosidade? Nós vamos revelar, com algumas imagens, como enxerga alguém que tem astigmatismo.
Teste caseiro para identificar o astigmatismo
A única maneira segura de diagnosticar astigmatismo é por meio de uma consulta com o oftalmologista, que vai fazer todos os testes para determinar se você tem essa condição da visão e, claro, para descobrir o grau do astigmatismo.
Ainda que você suspeite de ter astigmatismo, é muito importante procurar o oftalmologista antes de tomar qualquer medida. Não comece a usar lentes por conta própria, sem o devido acompanhamento! O uso de lentes que não foram receitadas para você, além de não resolver o problema do astigmatismo, ainda pode criar outros. Além disso, o oftalmologista vai dar as orientações sobre como colocar, retirar e cuidar das lentes.
Mesmo assim, existe um teste caseiro simples para identificar essa condição da visão, e nós já apresentamos aqui no blog. Então, se você gostou de descobrir como enxerga alguém com astigmatismo, que tal aproveitar para dar uma conferida nesse teste?