Check-up ocular: o que é e quando devo fazer

Blog

Mulher fazendo check-up ocular||Mulher fazendo check-up ocular

É quase um paradoxo o fato de que mesmo sendo os olhos um dos órgãos mais sensíveis e importantes do corpo humano, poucas pessoas se preocupem em fazer um check-up ocular, ou seja, um exame preventivo da vista, e só tomem alguma atitude a partir do momento em que passam a sentir algum tipo de desconforto visual.

Fazer um exame oftalmológico é tão importante quanto fazer um check-up geral, principalmente porque, além de prevenir o surgimento ou o agravamento de distúrbios, um check-up ocular é capaz de apontar várias outras doenças do corpo.

Por isso, vamos falar a seguir sobre a importância do check-up ocular, esclarecendo pontos importantes sobre esse exame, suas peculiaridades e seus benefícios.

O que é check-up ocular?

Trata-se de uma avaliação clínica oftalmológica que permite, através de exames como fundo de olho e aferição da pressão ocular, por exemplo, analisar as condições visuais do indivíduo, detectando possíveis doenças em fase assintomática e prevenindo para que problemas oculares graves não ocorram.

Durante um check-up ocular são realizados exames de acuidade visual nas distâncias longe e perto. É o caso da optometria, que identifica erros de refração, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Também é feito um teste que mede a pressão interna do globo ocular chamado de tonometria.

Outro procedimento adotado é o exame de fundo de olho. Nele, o médico utiliza lentes de aumento e uma luz para enxergar a parte interna dos olhos do paciente.

A rotina do procedimento é rápida, dispensa medidas invasivas e ainda é capaz de detectar vários problemas. Cada avaliação dura cerca de cinco minutos.

Quando devo fazer o check-up ocular?

Menina faz brincadeiras com equipamento oftalmológico

Seja qual for sua idade, os cuidados com a saúde ocular e o atendimento por um oftalmologista são importantes para manter a qualidade de sua visão e, por isso, é fundamental que sejam realizados periodicamente.

Além disso, também é importante ficar atento aos problemas visuais que podem ocorrer em cada fase da vida, e procurar um especialista para buscar orientação profissional sobre a melhor medida preventiva, ou qual o tratamento mais indicado para você e sua família.

O primeiro exame oftalmológico de rotina deve ser realizado logo no berçário (o teste do olhinho) e, depois, sugere-se aos pais que levem a criança ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano. 

Na fase adulta, as pessoas devem redobrar a atenção à saúde dos olhos. Após os 40 anos de idade, os indivíduos ficam mais suscetíveis às doenças que podem causar cegueira irreversível.

Os diabéticos também devem ficar atentos, pois são mais vulneráveis às complicações oculares como a Retinopatia Diabética, que é umas das principais causas de cegueira no mundo. 

Muito além da saúde de seus olhos

Homem idoso faz um check-up ocular
Com o avanço da idade, as pessoas devem redobrar a atenção à saúde dos olhos.

O check-up ocular é muito importante para prevenir ou diagnosticar com antecedência problemas da visão. No entanto, a importância desse exame está além do cuidado da saúde do globo ocular.

Muitas doenças que afetam o organismo de forma sistêmica podem apresentar sintomas reconhecidos através de um exame nos olhos.

Hipertensão, diabetes, colesterol alto, tumores e transtornos que afetam o sistema imunológico são algumas das condições capazes de provocar alterações visuais.  

Os olhos são muito vascularizados e por isso são bons indicadores do sistema circulatório. 

Tendo em vista os benefícios proporcionados por esse exame preventivo para todo o organismo, os especialistas recomendam que a partir dos 60 anos de idade o check-up oftalmológico seja feito com mais frequência, principalmente se houver alguma doença relacionada à saúde da visão.

Lentes de contato aliadas à saúde dos olhos

E, falando em saúde dos olhos, as lentes de contato são um grande aliado à qualidade de vida de quem tem problemas de visão. Feitas com a mais avançada tecnologia, as lentes permitem discrição e total liberdade de movimentos, sendo adaptáveis a quase todos os tipos de patologias e erros refrativos oftalmológicos.

Na Central Oftálmica você encontra lentes feitas com as mais avançadas tecnologias, proporcionando conforto e alta qualidade a seus usuários.

Para concluir, além do tradicional check-up ocular, especialistas também recomendam a realização de um exame de mapeamento ocular (ou mapeamento de retina) um recurso para diagnósticos complementares muito eficaz na análise de toda a retina.

Clique aqui e saiba mais sobre esse exame!

Categorias

Postagens Recentes