Montar um e-commerce de lentes de contato não é tão diferente de montar um negócio físico.
Mas se esse ainda é um universo novo para você, saiba que, como em toda nova atividade, existirão barreiras a serem vencidas antes que o negócio se torne verdadeiramente lucrativo. Porém, o fato é que milhões de empresas em todo o mundo estão descobrindo as vantagens de aderirem às vendas online.
E a tendência é que esse tipo de comércio se torne ainda maior nos próximos anos.
Se você trabalha com lentes de contato, este é um negócio realmente promissor.
E-commerce de lentes de contato, um negócio promissor
De acordo com reportagem veiculada na revista Exame, o eCommerce óptico já é responsável por 12% do faturamento do segmento de lentes de contato, o que condiz com cerca de 48 milhões de reais por ano. E a tendência é de mais crescimento.
Essa evolução pode ser justificada pelos benefícios e praticidade da compra remota, especialmente para quem vive em locais sem estabelecimentos especializados em determinados produtos, como lentes de contato.
A internet proporciona muitas facilidades, como a possibilidade de compra a qualquer hora, informações detalhadas sobre a escolha, e segurança para as operações financeiras.
Não é exagero dizer que o eCommerce conquistou o consumidor. Após vencer a barreia da primeira compra, quando esta é feita em uma loja virtual séria e profissional, as oportunidades para fidelização são muito maiores do que quando feitas através de uma loja física.
Compras online requerem cadastros e, com a devida autorização, é possível criar um vínculo com seu cliente a partir dos dados fornecidos na hora da compra.
Sempre que houver uma oferta de produto semelhante ao que foi comprado, é possível entrar em contato por e-mail e manter seu cliente informado das novidades através do envio de newsletters, por exemplo.
As vendas online funcionam de maneira diferente das vendas em uma loja física. Na internet, é necessário atrair seus clientes para o seu negócio, e a melhor forma de fazer isso é criando conteúdo de qualidade.
Ou seja, não demonstre que você quer apenas vender produtos, mas seja visto pelo seu público como uma referência. Isso gera confiança que pode ser revertida em mais acessos e vendas.
Conteúdos que geram vínculos e vendas!
A melhor maneira de se ganhar confiança e credibilidade é através da criação de conteúdos relevantes.
A boa notícia é que o universo das lentes de contato é fascinante e recheado de temas que são matéria-prima para a criação de conteúdos de qualidade.
Há muitas dúvidas sobre o uso de lentes, e todas podem ser esclarecidas com a produção de bons artigos. E atraindo seu público com informações de qualidade, você já está um passo à frente de sua concorrência.
Pense nisso: às vezes um cliente em potencial está pesquisando na internet sobre determinado uso para lentes de contato, e encontra seu site no Google por conta da publicação de uma matéria sobre esse tema. Em seguida, ele descobre que você vende online o tipo de lente que ele estava procurando. Percebe o poder que um bom conteúdo tem?
Uma loja virtual bem montada, com informações claras e opções de compra seguras, será uma ferramenta cada vez mais importante para alavancar as vendas de seu negócio, por mais distante que seja o local de moradia de seus potenciais clientes.
Dicas para uma venda online bem-sucedida
O eCommerce é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para ajudar seu negócio a alavancar as vendas. Porém, para aproveitar todo esse potencial da melhor maneira, fique atento às seguintes dicas:
Conheça seu público
Entender o perfil e as necessidades de quem compra o seu produto é o primeiro passo para uma empresa de sucesso.
Dedique um tempo para descobrir o perfil de seu público. Colete dados que podem ser extraídos em seu próprio site, e procure encontrar um padrão. Depois, crie um cliente ideal que reúna todas essas características e passe a elaborar seus conteúdos para essa “persona”.
Estude mecanismos de busca como o Google
A todo momento seus potenciais clientes estão buscando no Google informações sobre lentes de contato.
Estar nos primeiros resultados dessa busca é o diferencial que seu site precisa para trazer mais visitantes e convertê-los com uma boa estratégia de SEO.
“SEO” é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, como o Google.
Ter um site com informações claras, conteúdo original e de qualidade, é muito importante para alcançar boas colocações em buscadores.
Se houver um pouco de capital para investir, pode ser bem vantajoso contratar os serviços de um profissional especializado em SEO. Ele certamente irá te ajudar a obter resultados de alcance mais rápidos. E quando o gráfico de visitas começar a crescer, as vendas vão acompanhar.
Escreva de forma assertiva e clara para seu cliente
Criar conteúdos em seu site com argumentos que convençam os visitantes é um ponto chave para obter melhores resultados e aumentar as vendas online.
De forma prática, seus conteúdos devem ser atrativos e fáceis de ler, mas sempre mantendo o foco comercial.
Fique atento aos seguintes pontos:
- Use títulos claros e objetivos para prender a atenção do usuário;
- Divida o texto em parágrafos menores, subtítulos, tópicos e frases curtas para deixar a leitura mais fluida e leve;
- Escolha palavras mais simples. Evite linguagem complexa que só irá confundir o usuário.
Esteja disponível para qualquer dúvida
Se você quer saber como aumentar as vendas online, precisa estar disponível para seu cliente onde ele estiver.
Por exemplo, se ele sempre entra em contato pelo Facebook, reforce o pessoal do social media para responder por lá mais rápido. Se ele prefere o Whatsapp, crie uma escala de horário para os vendedores ficarem atentos às mensagens por lá. Se o 0800 recebe ligações o dia todo, reforce a equipe de vendas por ali.
Atendimento
Prime pelo pronto atendimento pois, do contrário, em poucos segundos seu cliente em potencial estará buscando a solução na concorrência.
O atendimento online é muito importante. Tão importante que vamos a seguir dedicar um capítulo inteiro a esse assunto.
Dicas para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a satisfação do cliente
Quem compra pela internet tem um perfil um pouco diferenciado. Normalmente são pessoas que já pesquisaram sobre as lentes e que já têm uma ideia do que querem.
Por esse motivo, quando têm algum tipo de dúvida, devem ser prontamente atendidos e com objetividade, pois não terão muito tempo a perder.
Quem se encarrega do atendimento online precisa dominar o assunto, ser educado e paciente.
O atendimento é como a vitrine de uma loja: deve ser bonito, claro e oferecer informações suficientes para provocar desejo no cliente.
Confira abaixo dicas para prestar um bom atendimento online:
- Seja rápido nas respostas. O cliente que procura o chat tem emergência na resposta. Caso contrário, ele enviaria um e-mail.
- Seja ativo na conversa. Quem deve tomar iniciativa na conversa é você. O cliente espera isso.
- Faça perguntas específicas para identificar as necessidades do cliente.
- Tire dúvidas de forma eficiente. Pergunte se o cliente entendeu e procure ser didático. Só encaminhe proposta de venda após o cliente ter entendido tudo.
- Tenha base de conhecimento para as perguntas frequentes. As respostas salvas no banco de dados otimizam a qualidade e o tempo de atendimento.
- Envie respostas curtas e rápidas. Escreva no máximo duas linhas para cada resposta. Isso deixará o cliente com foco no chat.
- Tenha um sistema com múltiplos canais de atendimento. Um sistema de comunicação integrada facilita o trabalho dos operadores, unifica os dados e mantém as informações do cliente em único lugar, facilitando a consulta e a resposta.
Como a compra de lentes de contato é mais frequente do que a de óculos, investir no eCommerce de lentes de contato é sem dúvidas uma excelente oportunidade para aumentar as vendas!
Quer saber mais sobre lentes de contato? Então acesse o blog da Central Oftálmica, onde há muita informação sobre o universo das lentes de contato.