Dúvidas de usuários sobre o uso de lentes de contato e a Covid-19 crescem cada vez mais à medida que a pandemia se intensifica.
Especialistas são constantemente procurados para tirarem dúvidas e passarem informações sobre a saúde ocular em tempos de coronavírus.
Alguns, no entanto, com receio de se contaminarem, acabam por deixar de usar suas lentes de contato, que são uma forma segura e eficaz de correção da visão para milhões de pessoas.
Com alguns cuidados básicos você pode usar tranquilamente suas lentes de contato sem riscos de contrair a Covid-19, e é sobre isso que vamos falar neste artigo!
O que é a Covid-19?
A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, cujo quadro clínico varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados (cerca de 80%) se recupera sem precisar de tratamento especial e aproximadamente 20% dos casos podem demandar atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória.
Desses casos, aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
Os sintomas da doença podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- tosse;
- febre;
- coriza;
- dor de garganta;
- dificuldade para respirar.
Lentes de contato transmitem Covid-19?
Por se tratar de uma pandemia sem precedentes, muitas dúvidas podem surgir.
Indo direto ao ponto: não, as lentes de contato não oferecem risco de transmissão da Covid-19. Porém, é fundamental que os usuários mantenham hábitos de boa higiene ao manuseá-las.
Tanto para colocar quanto para removê-las, é necessário tocar o rosto. Este é um ato que potencialmente pode espalhar agentes patogênicos, como a Covid-19, pelo rosto.
Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, ou por contato próximo por meio de:
- toque do aperto de mão;
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc.
No caso dos usuários de lente de contato, o maior risco está, portanto, nas mãos. Por isso, leve a sério a sua limpeza!
Antes de manusear suas lentes de contato, deve-se lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, seguido de secagem manual com toalhas de papel.
O processo deve ser repetido antes de cada inserção e remoção das lentes de contato.
Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos que contenha, pelo menos, 60% de álcool (álcool em gel é o mais comum).
Além disso, você deve evitar tocar os olhos, o nariz e a boca, se as mãos tiverem sido lavadas há muito tempo. Na verdade, em tempos de Covid-19, evite tocar o rosto em qualquer situação.
O que dizem os especialistas
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) não pede que as pessoas abandonem o uso, mas recomenda que se redobrem os cuidados com a higienização das mãos e da própria lente.
Em reportagem publicada no jornal O Globo, a médica oftalmologista Mariana Dantas Maia, especialista em plástica ocular, confirmou que usuários tendem a levar mais as mãos aos olhos.
“A gente não vê necessidade em proibir o uso. Mas é preciso redobrar o cuidado com elas: lavar as mãos com água e sabão antes de encostar nas lentes, lavá-las apenas com o removedor de proteínas, manter e trocar o líquido pelo menos uma vez por dia na caixinha de armazenamento, não usar a lente por mais de 12 horas seguidas, e usar lubrificante sem conservantes ou colírio nos olhos sempre que possível”, disse a especialista.
Por fim, vale ressaltar que os cuidados básicos com higiene são fundamentais para ter segurança no uso das lentes, tanto no combate à Covid-19, quanto para eliminar o risco de contrair infecções.
Cuidados para manter as lentes de contato longe do coronavírus
Em tempos de Covid-19, o cuidado com a limpeza das mãos deve ser redobrado.
1 – Manuseie as lentes corretamente
Lave bem as mãos sempre que for manipular suas lentes de contato. De preferência, use um sabonete sem perfume e antibacteriano.
2 – Guarde as lentes de maneira apropriada
Guarde as lentes no estojo e molhe-as com a solução própria para que elas sejam desinfectadas.
O recipiente em que você guarda as lentes de contato também precisa estar sempre limpo. Nesse caso, você pode usar água e sabão. Deixe secar bem antes de voltar a usar. Faça isso, pelo menos, uma vez por semana.
3 – Respeite o tempo de uso de suas lentes
Especialistas recomendam o uso de lentes por cerca de 12 a 16 horas, ao dia, no máximo, e que elas sejam retiradas durante a noite. Há ainda quem aconselhe a escolha de um dia da semana para dar um descanso aos olhos e não usá-las.
E para saber mais sobre cuidados essenciais com suas lentes, baixe agora mesmo esse super infográfico: “O que é o Acúmulo de Proteínas e Como Evitar”.