A carregar...
  • R. Misael Pedreira da Silva, 98 - Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-940
  • Seg a Sex de 08 às 18h

O que fazer quando as lentes de contato grudam nos olhos?

Mulher manuseia uma lente de contato que grudou em seus olhos

É verdade que as lentes de contato grudam nos olhos? Sim, é verdade. Porém, apesar desta ser uma situação pouco comum e, de fato, um pouco desconfortável (principalmente para quem a vivencia pela primeira vez), não há com o que se preocupar.

Neste artigo vamos explicar como lidar com essa situação de uma maneira tranquila e sem transtornos.

A praticidade das lentes faz a diferença

Antes de falarmos sobre essa questão, é importante ressaltar uma das principais características das lentes de contato: a praticidade!

Elas proporcionam uma liberdade e um campo de visão que os óculos não conseguem alcançar, sendo muito úteis a diversas atividades do dia a dia, das quais podemos destacar duas em especial:

Ao dirigir

Ao conduzir um veículo, seja grande ou pequeno, é importante contar com a visão central e lateral perfeitas. Isso não só é mais prático como também necessário para que o motorista dirija com mais segurança, evitando acidentes.

Como explicado anteriormente, as lentes de contato proporcionam essa amplitude de visão devido ao seu posicionamento junto à córnea, o que não ocorre da mesma forma com os óculos de grau.

Na prática de esportes

Muitos esportes são praticados com mais facilidade quando conseguimos enxergar de forma ampla, em todos os ângulos, simultaneamente, sem nenhuma preocupação consciente quanto a isso.

Nesse sentido, as lentes de contato são perfeitas para a atividade física, pois, por estarem aderidas à córnea, elas corrigem tanto a visão central quanto a periférica. Com óculos, os milímetros de distância entre os olhos e as lentes e os vãos laterais prejudicam a qualidade de visão.

Esses são apenas dois exemplos que sumarizam o quanto as lentes de contato facilitaram a vida de muita gente!

No entanto, por estarem em contato direto com um dos órgãos mais sensíveis e importantes do corpo humano, precisam ser manuseadas com muito cuidado. Do contrário podem gerar desconforto, irritação aos olhos e sensações angustiantes, como quando as lentes de contato grudam nos olhos.

Colocando e removendo as lentes de contato

lentes de contato grudam nos olhos
Aplicadores de ventosa são uma excelente opção para as lentes rígidas.

Colocar e tirar suas lentes de contato é mais fácil do que você imagina. Essa ação é feita com as mãos, que devem estar bem lavadas com sabonete neutro e, de preferência, com ação antibacteriana.

Quem está usando as lentes pela primeira vez precisa, antes, ser orientado por um especialista sobre esse procedimento por uma questão de segurança.

Basicamente, existem dois tipos de lentes de contato disponíveis no mercado: as rígidas e as gelatinosas.

No caso das rígidas, é possível usar, além das mãos, um aplicador de lente de contato, que é uma ventosa criada para essa função.

Sua utilização é simples e eficaz. Tudo que você tem a fazer é umedecer o copo do removedor e suavemente colocá-lo diretamente sobre a lente de contato. A lente adere à ventosa facilitando bastante a ação de colocar e remover as lentes dos olhos.

Esta é sem dúvida uma ferramenta que ajuda bastante os menos experientes, principalmente quando as lentes de contato grudam nos olhos.

lentes de contato grudam nos olhos
Muitas vezes o problema pode ser decorrente da pouca umidade em seus olhos. Nesse caso, pingar algumas gotas de soro fisiológico pode resolver.

Porém, esses aplicadores de ventosa não podem ser usados em lentes gelatinosas.

Nesse caso, você realmente precisa usar os dedos, mas não se preocupe! Como as lentes são muito maleáveis, tanto colocá-las, como removê-las, é mais fácil (e confortável) do que no caso das rígidas.

Para colocar as lentes segure e afaste suavemente sua pálpebra dos olhos com uma das mãos (isso é necessário pois instintivamente tenderemos a mantê-la fechada sempre que algo toca nossos olhos).

Com a outra mão deposite a lente em seu dedo indicador, coloque a lente suavemente sobre a parte branca dos olhos tomando o cuidado de olhar para cima. Em seguida, solte sua pálpebra e feche suavemente seu olho, mantendo-o fechado por alguns instantes.

Pisque várias vezes para centralizar a lente.

O procedimento será o mesmo para retirar as lentes dos olhos, tomando sempre o cuidado de estar com as mãos devidamente higienizadas.

O que fazer quando as lentes de contato grudam nos olhos?

lentes de contato grudam nos olhos
Se as lentes grudarem, evite movimentos bruscos para removê-las

Certo. Mas o que fazer quando as lentes de contato grudam nos olhos?

Primeiramente, mantenha a calma e não tente remover as lentes fazendo movimento bruscos. Na grande maioria dos casos, isso acontece por um problema de ressecamento dos olhos.

Nesse caso, o ideal é conseguir um soro fisiológico novo e lavar os olhos para hidratá-los novamente. É importante que o soro fisiológico seja realmente novo, e então despeje algumas gotas sobre os seus olhos.

Experimente uma posição confortável em que você consiga enxaguar bem e aos poucos. Se puder deitar a cabeça sobre uma toalha e olhar para cima, isso irá facilitar a hidratação e você não ficará todo molhado(a).

Depois de alguns minutos, com muito cuidado e delicadeza, tente movimentar essa lente sobre seus olhos. Não a retire ainda! Apenas movimente de um lado para o outro.

Caso não dê certo

Caso não ocorra essa movimentação da lente, reinicie o processo. Se não obteve resultado ainda assim, procure o seu médico oftalmologista ou uma clínica 24h para lhe atender.

O oftalmo terá os meios necessários para lhe examinar, fazer a retirada das lentes e verificar se houve alguma consequência.

Quer mais dicas sobre como usar as lentes de contato corretamente para evitar problemas? Então, clique aqui e confira esse infográfico que a central Oftálmica preparou para você, sobre como usar as lentes corretamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*