Conheça tudo sobre lente de contato natural Hoje mesmo!

Blog

Lentes de contato natural e lentes de contato e cuidados

Muitas pessoas optam pelas lentes de contato por questões de praticidade e de estética. Em relação ao uso das lentes de contato com grau, as pessoas que as preferem veem mais vantagens em utilizar lentes do que óculos de grau. Só que corrigir problemas de visão é apenas uma das vantagens estéticas que elas trazem, principalmente se escolher uma lente de contato natural.

Os motivos para escolher usar lentes de contato variam, até porque não faltam benefícios nesses acessórios úteis e versáteis. Algumas pessoas decidem pelas lentes porque se sentem mais bonitas e atraentes sem os óculos, ou porque óculos atrapalham a maquiagem e outros traços. Outras usam lentes porque são melhores para atividades físicas e outras tarefas. Ou por ambas razões.

Mas quando falamos de lentes de contato, pensamos primeiramente nos modelos transparentes e com grau. Só que hoje em dia existe uma nova versão que agrega ainda mais valor: a lente de contato natural.

O que exatamente é a lente de contato natural? A resposta para essa pergunta e muitas outras nós vamos apresentar nesse artigo. Então continue lendo e aprenda tudo sobre lente de contato natural hoje mesmo e descubra se ela é para você e onde comprá-la!

O que é a lente de contato natural?

O que o mercado chama de lente de contato natural nada mais é do que uma lente de contato colorida. Elas podem ser tanto da modalidade de lentes coloridas de realce quanto de lentes coloridas opacas.

Além disso, elas podem ser corretivas, através de lentes de contato coloridas com grau, ou então podem ser usadas apenas para realçar ou alterar a pigmentação dos olhos, com as lentes de contato coloridas sem grau.

Você deve estar pensando: mas o que lentes coloridas têm de natural? A resposta está no efeito que trazem. Diferente do que muitos acreditam, as lentes coloridas não são apenas as cinematográficas ou usadas com fantasias e cores alternativas.

Na verdade a maioria das lentes de contato coloridas possui um efeito natural. Eles realçam a cor natural da íris ou até podem alterar sua cor, mas sem fugir dos tons comuns do ser humano. Dessa forma, é extremamente difícil reparar que uma pessoa está usando uma lente de contato natural sem conhecer o tom real dela antes.

Como a lente de contato de cor natural surgiu?

Ao contrário do que muitos imaginam, as lentes de contato coloridas (ou seja, a própria lente de contato natural) não foram criadas para fins estéticos. Sua invenção teve como objetivo melhorar a visão de pessoas albinas que, como se sabe, possuem alto nível de sensibilidade à luz.

Essa sensibilidade à luz existe porque a cor da íris é determinada pela quantidade de melanina. Quanto mais claro, menos melanina e, portanto, uma tendência maior a ter sensibilidade. Pessoas albinas em particular são ainda mais vulneráveis ao desconforto da luz. Quando essas pessoas usam lentes coloridas, o pigmento da lente protege os olhos dela, dando mais comodidade e proteção.

Mais tarde foi percebido que esta tecnologia servia também para simular cores diferentes de íris em pessoas não-albinas. Poder alterar a cor da íris fez com que as lentes de contato coloridas encontrassem um novo nicho no mercado. Não demorou até a moda pegar e ser amplamente implementada pela indústria do cinema e depois pela população em geral.

Quais são os tipos de lente de contato natural que existem?

Como citado anteriormente, a lente de contato natural não é uma só. Existem vários tipos para atender às necessidades variadas dos usuários. Cada uma delas tem suas características que devem ser levadas em conta na escolha.

Lentes de contato de realce

As lentes de contato de realce têm como principal função a qualidade de tornar o pigmento natural dos olhos mais vibrantes. Isto é, ela não altera a cor dos olhos do usuário, apenas torna a cor natural mais evidente. Isto acontece devido à tecnologia de borda pigmentada escura da lente que é a responsável por aumentar o contraste entre a borda da íris e a parte branca do olho, a esclera.

O efeito final é de maior profundidade e brilho das cores naturais dos olhos. São geralmente escolhidas pelas pessoas que desejam mudar a aparência de seus olhos, mas sem provocar muita discrepância de sua aparência natural. Assim, elas optam por uma mudança mais discreta, porém efetiva.

Esta categoria de lente ainda é pouco conhecida no Brasil, mas tem tudo para popularizar, pois são feitas especialmente para tornar as cores da íris – parte colorida dos olhos – mais atraentes e sem alterar o tom natural, diferente das tradicionais lentes coloridas.

As lentes de contato de realce também podem ser corretivas, aproveitando a função estética com a terapêutica. De tal maneira que é possível uma pessoa com um problema de visão, como miopiahipermetropia e astigmatismo, passar a enxergar corretamente e ainda ter um olhar mais intenso.

Lentes de contato coloridas

Já as lentes de contato coloridas servem para simular uma cor diferente nos olhos do usuário. Elas são capazes de alterar a cor da íris porque costumam ser mais opacas, com uma concentração de pigmentação maior. Dessa forma, em vez de compor a cor misturando a cor normal da íris com a lente, aqui a lente colorida faz a maior parte do trabalho.

Apesar disso, as lentes coloridas também podem ter um efeito natural, já que usam as cores normais dos olhos e imitam o desenho da íris. No entanto, é importante ressaltar que a cor final que aparecerá nos olhos do usuário de lentes de contato coloridas não é necessariamente a cor que está na lente, mas sim a combinação da cor que está na lente mais a cor real dos olhos de quem a coloca.

Por isso, é fundamental levar isso em consideração. Uma pessoa com cor de olho muito escuro terá dificuldade de obter uma cor diferente e muito clara. A melhor lente de contato colorida para olhos castanhos, por exemplo, é uma que use tons similares, como mel, ou uma cor mais forte, como um verde-escuro.

Lente de contato natural

Para saber qual cor e tipo é melhor, é recomendável que o cliente passe pela avaliação de um profissional oftalmologista antes de encomendar um par. Não só ele pode indicar a cor certa como fará os testes necessários para saber se você pode usar a lente de contato natural.

Além disso, assim como as lentes de realce, as coloridas podem ter tanto a finalidade estética quanto a terapêutica. Ou seja, elas também podem ser encomendadas com a qualidade corretiva para problemas como a miopia e a hipermetropia.

Lentes de contato colorida com grau

Entre os modelos de lente de contato natural, é importante falar sobre a opção com grau. Afinal, muitos usuários de lentes começam usando as versões transparentes apenas para corrigir um problema de visão. Só que você não precisa ficar no básico.

As lentes de contato colorida com grau têm as mesmas praticidades e vantagens das transparentes, mas com mais um benefício estético. Tanto as de realce quanto as coloridas opacas colorem apenas a íris, não afetando a pupila. Ou seja, a sua visão se mantém desobstruída e o tratamento ocorre da mesma forma.

Lentes de contato colorida sem grau

Então quer dizer que só quem tem problema de visão pode usar lente de contato natural? Não é verdade. Lentes de contato não precisam ser usadas apenas como alternativas para os óculos. É para isso que existem as lentes de contato colorida sem grau.

A lente de contato natural pode ser usada por qualquer um. A única diferença é que quem deseja apenas mudar ou realçar a cor deve optar pelas lentes de contato colorida sem grau. A qualidade e o pigmento delas é idêntica, apenas não inclui o grau corretivo, então também não afeta a sua visão.

Curiosidade: lentes de contato colorida para fantasia

Enquanto a lente de contato natural é aquela que reproduz tons típicos dos olhos humanos, existe mais um tipo de lente de contato colorida que vale mencionar. Estamos falando das lentes com cores e desenhos especiais (que também podem ou não ter grau), usadas geralmente com fantasias.

Esse tipo de lente pode ser visto em produções hollywoodianas principalmente do universo da fantasia, da ficção científica e do sobrenatural. Estas lentes especiais também costumam ser usadas em eventos e festas de Halloween. São as lentes de contato Halloween ou exóticas. Estas lentes estão cada vez mais populares para a customização de fantasias.

Lentes de contato Halloween exóticas

O mercado de lentes de contato com desenhos especiais têm aumentando bastante entre um público em particular: os cosplayers. Cosplay é a prática de se vestir fielmente a um personagem. Como muitas das inspirações de filmes, quadrinhos e desenhos possuem um design diferente e olhos coloridos, os cosplayers recorrem às lentes de contato coloridas para reproduzir o visual completo.

É um segmento tão popular que existem modelos de lente feitos especificamente para replicar os desenhos dos olhos de um personagem em particular. Assim, essas lentes destacam a produção complexa e fiel dos cosplayers, conforme podem ser vistos em eventos da cultura nerd como a Comic Com em San Diego (EUA), o Anime Friends (Brasil) e semelhantes.

Como Tudo Começou

Ao contrário do que muitos imaginam, as lentes de contato coloridas (lente de contato natural) não foram criadas para fins estéticos. Sua invenção teve como objetivo melhorar a visão de pessoas albinas que, como se sabe, possuem alto nível de sensibilidade à luz . Mais tarde foi percebido que esta tecnologia servia também para simular cores diferentes de íris em pessoas não-albinas. Não demorou até a moda pegar e ser amplamente implementada pela indústria do cinema e depois para a população em geral.  

Que cuidados ter com a lente de contato de cor natural?

Os cuidados no uso da lente de contato natural e das demais lentes coloridas são idênticos aos cuidados necessários no uso das lentes de grau terapêuticas tradicionais. É preciso manter a limpeza em dia e as lentes guardadas em local arejado, com estojo próprio e mergulhada na solução óptica recomendada pelos oftalmologistas.

Além disso, o usuário de lente de contato natural precisa retirar suas lentes do olhos todos os dias antes de dormir. Caso contrário poderá enfrentar inconvenientes, como quando as lentes de contato grudam nos olhos.

É de extrema importância tomar sempre cuidado para não cair fragmentos de maquiagem em pó ou fiapos e poeiras na superfície da lente. Isso é indispensável para não danificá-la e para reduzir o risco de levar bactérias para o globo ocular.

Você também deve respeitar a validade. Lentes de um dia devem ser descartadas após usar 1 vez, as mensais depois de 1 mês abertas e assim por diante. O mesmo vale para a solução óptica, o soro fisiológico, o colírio e os demais produtos usados nos olhos. Usar lente de contato natural é prático e vantajoso, mas é preciso ter disciplina e seguir as instruções para assegurar sua saúde ocular.

Onde comprar lente de contato de cor natural?

Se você se interessou por usar uma lente de contato natural, resta saber onde comprá-la. O ideal, para garantir um resultado eficiente e seguro – afinal estamos falando dos nossos olhos – é comprar em um lugar de confiança.

As óticas são um bom exemplo de lugar confiável. No entanto, não são todas que oferecem uma boa variedade de lente de contato de cor natural. Nesse caso, pode ser melhor comprar direto com empresas que produzem ou importam de marcas reconhecidas no mercado. Você pode até comprar lente de contato de cor natural online, mas assegure-se que a loja é confiável antes.

E qual a melhor marca de lente de contato colorida natural? Há alguns exemplares diferentes disponíveis no mercado que se diferenciam pela qualidade do produto, material com que é produzido, prazo de durabilidade e também tipo de efeito.

É importante escolher a linha de produtos de qualidade confiável com materiais aprovados pela FDA e em conformidade com as regulamentações dos EUA, como é o caso da linha BioSoft Color da Central Oftálmica.

As lentes de contato de cor natural são geralmente fabricadas com material de polímero clássico, responsáveis pelo efeito de maleabilidade e consequente conforto nos olhos. É o uso desse material, que demonstra a qualidade e segurança da linha BioSoft Color.

BioSoft já produz linhas de lentes de contato naturais de uso descartável com 5 opções de cores diferentes, sendo elas: Azul Turquesa, Verde Oliva, Verde, Cinza Prata, Castanho Hazel e ainda as de desenhos especiais.

São lentes que foram desenvolvidas especialmente para pessoas que desejam mudar a aparência da cor de seus olhos sem perder de vista a saúde ocular. Assim, basta escolher as lentes de contato ideais para seu tom de pele e cor de cabelos.

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos em nossas redes sociais (FacebookInstagram e Twitter) para ficar por dentro das novidades da Central Oftálmica.

Categorias

Postagens Recentes