As lentes de contato são uma boa alternativa aos óculos convencionais. Segundo o Instituto de Moléstias Oculares (IMO), cerca de dois milhões de pessoas são usuárias de lentes no Brasil, sendo a maioria delas mulheres (72%).
O uso de lentes se dá por diversas razões, entre elas, a estética para quem não se sente bem com os óculos, a saúde ocular quando os óculos não são capazes de corrigir determinados problemas e a praticidade para quem faz exercícios físicos.
Seja qual for o motivo, é importante que o usuário de lentes de contato siga as recomendações de limpeza do produto e esteja atento ao seu prazo de validade. Ambas as situações ajudam a evitar a ocorrência de complicações oculares.
Nesse sentido, no artigo de hoje falaremos sobre o prazo de validade das lentes de contato e sobre como esse cuidado impacta diretamente a saúde dos olhos.
Tipos de lentes de contato
Desde a sua criação no final do século XIX até hoje, não há dúvidas de que as lentes de contato sofreram grandes transformações. Atualmente, é possível encontrar uma vasta quantidade de opções do produto, seja em relação ao material ou ao objetivo de uso.
Antes de falarmos sobre a validade das lentes de contato, vale apresentar os tipos de lentes de contato encontrados no mercado.
Quanto ao material
As lentes de contato podem ser de dois materiais diferentes, chamadas de rígidas ou de gelatinosas. As lentes rígidas são feitas de materiais não flexíveis e são indicadas para usuários com graus mais altos.
Muitas pessoas relatam desconforto ao usar as lentes rígidas, o que ocorre devido a pouca transmissibilidade ao gás oxigênio (O2) e à sua espessura. Hoje, porém, já existem lentes rígidas mais permeáveis ao O2 e mais finas, portanto, mais confortáveis. Uma boa notícia, já que elas proporcionam melhor nitidez visual, facilidade de manutenção e maior durabilidade.
Já as lentes gelatinosas são mais maleáveis graças à maior quantidade de água em sua composição. Feita de silicone e hidrogel, elas têm boa permeabilidade ao O2, por isso são mais confortáveis. São indicadas para miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Quanto ao objetivo de uso
As lentes de contato com finalidade de corrigir problemas oftalmológicos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, são conhecidas como lentes tóricas. Já as lentes multifocais, rígidas ou gelatinosas, melhoram o foco tanto para perto quanto para longe, e são indicadas para quem sofre de presbiopia, ou “vista cansada”.
Lentes terapêuticas, por sua vez, são utilizadas em casos específicos, como transplantes, cirurgias e úlceras corneanas. Nesse caso, o uso deve ser acompanhado de perto por um oftalmologista.
Por fim, as lentes gelatinosas estéticas são pintadas ou tingidas e são utilizadas para mudar a coloração dos olhos ou disfarçar cicatrizes corneais. Além disso, podem ter efeito de correção visual e serem usadas, por exemplo, para cobrir cataratas sem indicação de cirurgia.
Prazo de validade das lentes de contato
Sempre que um alimento perde o seu prazo de validade, nós o evitamos com medo de que ele possa causar algum mal ao nosso organismo. Com a validade das lentes de contato o raciocínio deve ser o mesmo, só que nesse caso o usuário estará protegendo a saúde dos seus olhos.
Aliás, as lentes com prazo de validade vencido não passam despercebidas aos olhos, pois começam a agredi-los. Alguns sinais são: o embaçar das lentes, coceira, desconforto e vermelhidão. Até mesmo alguns pontinhos escuros podem aparecer nas lentes, resultado da deposição de materiais orgânicos no material, indicando que atingiu seu tempo de duração máximo.
Mesmo assim, nem sempre aparecem os sinais de que é hora de trocar as lentes, o que reforça a importância de respeitar o tempo de duração do produto independente de outros fatores. O uso de lentes nessas condições pode gerar sérios problemas oculares, desde alergias até cegueira.
A validade das lentes de contato está diretamente relacionada ao tipo de lente. As gelatinosas, por exemplo, são mais simples e também menos duráveis. Outro problema é que a grande quantidade de água presente em sua fórmula favorece a proliferação de microrganismos. Nesse caso, elas podem ser descartáveis e durar em média um mês, ou de uso prolongado, podendo durar um ano.
Já as lentes rígidas, apesar de serem alvo de reclamações de usuários por ser desconfortável, têm um tempo de duração de quase dois anos graças ao material do qual é feita, além de serem menos propícias a bactérias e fungos.
Existem ainda as lentes diárias, que são práticas e mais saudáveis. Como regra, quanto maior o prazo de validade de uma lente, mais cuidados o usuário deve ter com sua limpeza e manutenção. Vale lembrar que a validade das lentes de contato tem início quando são abertas.
O estilo de vida dos usuários de lentes de contato também interfere no tempo de duração do produto. Fatores como maior tempo de uso, higienização inadequada e ambientes com ar-condicionado reduzem o tempo de duração e aumentam os riscos de infecção.
Cuidados com as lentes de contato
Muitas pessoas desistem de usar lentes de contato devido às complicações oculares que elas geram. A simples presença do material em contato com o olho já é capaz de alterar o mecanismo de defesa do órgão, o que aumenta as chances de infecção.
No entanto, é importante ressaltar que tais complicações são causadas, em sua grande maioria, pela não obediência às orientações de troca, limpeza e manutenção da lente. Quando seguidas corretamente, elas evitam inúmeros problemas, como ceratite, úlcera de córnea e até mesmo cegueira.
Confira dicas valiosas para manter a higiene e a limpeza das suas lentes de contato:
• Antes de manuseá-las, lave bem as mãos com sabão neutro, secando-as em seguida com uma toalha limpa que não solte fiapos;
• Utilize apenas produtos adequados, os quais são diferentes para cada tipo de lente;
• Não limpe as lentes com água, mineral ou corrente;
• Retire as lentes antes de dormir para evitar a diminuição da oxigenação da córnea, o que pode gerar complicações (lentes terapêuticas são exceção, mas devem ser recomendadas por um especialista);
• Use apenas lentes de contato adaptadas especialmente para o seu caso e respeite o tempo de uso;
• Troque o líquido dos estojos diariamente, lave-o com água quente semanalmente e troque-o a cada seis meses;
• Utilize colírios lubrificantes sempre que estiver com as lentes de contato, o que evita o ressecamento ocular;
• Em caso de alterações como vermelhidão, dor ou secreção, retire as lentes e procure imediatamente o seu oftalmologista;
• Não empreste ou pegue emprestadas lentes de contato;
• Consulte um oftalmologista a cada seis meses.
• Não use as lentes de contato se elas estiverem com o prazo de validade vencido.
Agora que você já tem todas as informações sobre o prazo de validade das lentes de contato e cuidados para com ela, sabe que pode adquirir o melhor modelo para você! Continue acompanhando os nossos conteúdos também em nossas redes sociais!
Fontes:
https://www.newlentes.com.br/quanto-tempo-dura-lente-de-contato
https://www.mundilentes.com.br/blogs/news/quanto-tempo-dura-uma-lente-de-contato