A carregar...
  • R. Misael Pedreira da Silva, 98 - Santa Lucia, Vitória - ES, 29056-940
  • Seg a Sex de 08 às 18h

Você sabe quanto tempo dura uma lente de contato? Descubra!

quanto tempo dura uma lente de contato

É importante que o profissional que trabalha em ótica saiba responder às dúvidas frequentes de clientes e suas principais objeções. Neste artigo, vamos esclarecer uma série de dúvidas muito comuns entre os usuários de lentes de contato: quanto tempo dura uma lente de contato e aquelas relacionadas ao “tempo”.  

Quanto tempo dura uma lente de contato? 

A durabilidade de uma lenta de contato é pré-determinada em sua fabricação. Inclusive, o tempo de duração é um dos fatores que caracteriza o modelo das lentes descartáveis.  Essa durabilidade pode ser de um dia até um ano, e há uma enorme variedade de modelos disponíveis no mercado. 

Mas vale lembrar que o prazo de validade das lentes não é a mesma coisa que seu tempo de uso nos olhos. O prazo de validades das lentes reutilizáveis ou descartáveis, deve ser rigorosamente respeitado. Ele normalmente é encontrado na embalagem das mesmas, mas seu médico oftalmologista também poderá lhe passar essa informação. 

Vamos falar agora do tempo de uso dos modelos mais comuns no mercado:  

1 DAY: 

As lentes de contato 1 Day são feitas para serem descartadas logo após o uso. Isto é, são fabricadas para usar uma única vez por no máximo 12 horas em contato com os olhos. No final do dia o cliente as descarta, e no dia seguinte aplica um novo par nos olhos.  

Falando assim, parece pouco vantajoso usar e vender estas lentes, não é mesmo?! Pois saiba que, na verdade, as lentes de contato 1 day são estratégicas para negócios de óticas. Há muitos benefícios em usar lentes de descarte diário, principalmente para pessoas com uma vida muito agitada ou que praticam esportes.  

Estas lentes não necessitam de manutenção, pois serão descartas após o uso. Além disso, caso seu cliente queira um par de lentes de contato de grau para usar somente em algum evento ou ocasião, estas são as lentes perfeitas para oferecer. As vantagens da lente de contato 1 Day são, sobretudo, a sua versatilidade.  

Na Central Oftalmica você encontra as lentes da renomada linha Biosoft 1 Day, primeira lente descartável diária biocompatível com a tecnologia AQUAGRIP ™. Essa tecnologia mantém o olho úmido, evitando a secura mesmo ao final do dia de uso. Ideal para esportes aquáticos, para usar em dias muito secos ou eventos com muita luminosidade, além de serem ótimas também para o dia a dia.  

Quinzenais: 

São lentes que devem ser descartadas após 15 dias de uso. Mas, lembre-se! Jamais se deve dormir com as lentes de contato nos olhos. Estes 15 dias de uso não significam 15 dias sem tirar as lentes, ok?! Todas as lentes de contato de grau ou coloridas devem ser retiradas dos olhos e mergulhadas em solução multiuso enquanto você dorme ou enquanto não as está usando.  

É comum que as lentes de contato coloridas sejam de troca quinzenal, como é o caso da linha LifeColor da Central Oftalmica. No entanto, é a avaliação médica quem poderá orientar sobre qual o melhor modelo para as características do seu cliente.  

A limpeza do estojo das lentes de contato dever constante e cuidadosa.

Mensais: 

A maiorias das lentes de contato descartáveis são de uso mensal ou bimestral. Em geral, elas costumam ter o melhor custo-benefício. As lentes de contato de grau para correção de miopia, astigmatismo e presbiopia são as mais indicadas para o formato de longo prazo. A linha BioView é especialista em lentes de descarte mensal, tanto nos modelos de lentes tóricas e asféricas, quanto nos modelos multifocais. No mercado, há também modelos de descarte bimestral e trimestral. 

Anuais:

As lentes anuais podem ser grandes aliadas nas vendas. Elas costumam potencializar seu faturamento e atendem muito bem as demandas de clientes que usam lentes há muito tempo e que, por isso, já estão acostumados com a prática do manuseio. São as mais indicadas para pessoas que desejam aposentar de vez o uso dos óculos no cotidiano. Mas, caso seu cliente tenha dúvidas sobre qual das opções escolher, clique aqui e entenda as diferenças e vantagens entre as lentes de descarte diário e as de uso prolongado. 

 
Por quanto tempo se pode ficar com lentes de contato nos olhos? 

O máximo de horas em que se deve ficar com lentes de contato descartáveis nos olhos é algo em torno de 12 a 8 horas. Isto se deve ao fato de que os olhos precisam receber certa qualidade de oxigenação natural que fica mais ou menos impedida com o contato das lentes nos olhos enquanto se está dormindo. 

 Apesar desta estimativa de horas, é importante lembrar que as lentes devem ser retiradas sempre que houve um incômodo físico. Coceiras e ardências podem ser sinais de mau uso das lentes e possíveis contaminações. 

Quanto tempo a lente de contato pode ficar na solução? 

Não há um prazo determinado sobre quando tempo as lentes podem ficar mergulhadas na solução multiuso. O mais importante neste caso é que a manutenção dos estojos esteja em dia. Uma vez que as lentes foram retiradas do enxague, se deve sempre trocar o líquido multiuso do estojo.  

Em geral, esta higienização deve ser feita, no mínimo, a cada 4 dias quando não se usa as lentes de contato. Já quando as lentes estão sendo utilizadas, o líquido de enxague deve ser trocado a cada vez que as lentes voltam para o estojo. É importante jamais tentar reutilizar o líquido multiuso. 

Quanto tempo pode dormir de lente? 

A resposta para esta pergunta é: NUNCA! Jamais se deve dormir com as lentes de contato nos olhos. Mesmo os modelos com alta capacidade de lubrificação não devem ficar nos olhos quando se dorme. Ao dormir com lentes de contato, os olhos ficam ressecados e perdem em oxigenação e lubrificação natural. Tal prática pode ocasionar em sérios problemas de saúde ocular.  

Então, gostou desse artigo sobre quanto tempo dura uma lente de contato? Acesse nosso blog e conheça mais sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.