O comércio feito pela internet, conhecido como “ecommerce”, tem crescido na preferência do consumidor ano após ano. E com as lentes de contato não tem sido diferente. De acordo com reportagem veiculada na revista Exame, a Ótica online já é responsável por 12% do faturamento do segmento de lentes de contato, o que representa cerca de 48 milhões de reais por ano. E a tendência é de mais crescimento nos próximos anos.
Não é muito difícil entender o porquê. A ótica online permitiu que os fabricantes atendam novas regiões e pessoas que residem em locais onde não existem lojas que comercializem lentes de sua preferência.
Isso sem contar com a praticidade de comprar pela internet e receber seu produto em casa. O fato das compras online estarem se tornando cada vez mais seguras também contribui para essa evolução.
Um panorama sobre o Ecommerce
Compras pela internet já eram uma tendência crescente, nesse ano ganhou uma força tão expressiva chegando a um aumento de 71% comparado ao mesmo período no ano passado. O ambiente digital se tornou uma oportunidade única para crescimento de qualquer negócio.
Ótica online: como atrair mais clientes para o seu negócio online
A ótica online está tornando um mercado mais acessível aos fornecedores, impulsionando o crescimento do mercado global de lentes de contato.
Sendo assim, iremos abordar a seguir algumas dicas que irão te ajudar a obter mais êxito no seu negócio online.
1. Defina seu público
Para quem você está vendendo suas lentes? Quais problemas e desafios seu público-alvo possui? Onde essas pessoas estão localizadas e quais interesses elas têm?
Você precisa responder a essas perguntas antes de realmente vender.
Também é muito importante definir o posicionamento do seu produto: coloque-se no lugar de seus clientes e pergunte-se: por que preciso comprar este produto?
Isso ajudará você a identificar o ajuste do mercado do produto e a estratégia de e-commerce.
2. Crie um site funcional
Sim, o site é importante. Se você não deseja gastar muito dinheiro no começo, use alguns criadores de sites gratuitos, que não exigem muito conhecimento técnico.
Porém, leia sobre otimização de postagens, pois é o que irá atrair clientes em potencial até você.
Algumas dicas:
- Torne-se disponível. Coloque informações importantes em um local visível;
- Publique fotos de seus produtos que primem pela qualidade (ou seja, elas devem ter boa resolução!);
- Escreva descrições de produtos interessantes e informativas;
- Facilite a compra de seus produtos em seu site (atenção ao fluxo de compra!)
- Use ícones que facilitem a navegação
- Coloque um FAQ com as informações mais importantes em um local fácil de encontrar.
3. Preste atenção em seus concorrentes
Benchmarking é uma estratégia de marketing através da qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica, a fim de melhorar a forma como desempenha uma função semelhante.
Portanto, visite os sites de seus concorrentes e observe como eles desenvolvem seu trabalho. Descubra como eles adquirem seus clientes, obtenha algumas ideias e trace sua estratégia.
4. Crie sua estratégia de marketing digital
Pontos que devem ser levados em consideração em qualquer ótica online:
- Crie posts para mídias sociais: faça seu próprio calendário editorial. Publique regularmente;
- Comece com anúncios pagos para atrair seus primeiros clientes. Você precisa obter suas primeiras vendas para fazer a bola rolar. Segmente o público local antes de ir para o mundo todo com seu público. Pesquise o canal mais relevante para seu público e foque nele;
- Escreva conteúdo de qualidade – você pode contratar um redator de conteúdo para fazer esse trabalho. Poste de forma consistente. Faça sua pesquisa de palavras-chave;
- Comece a obter os chamados “backlinks” – saiba como entrar em contato com influenciadores, sites de revisão de produtos, etc;
- Publique depoimentos de clientes satisfeitos com seus produtos.
5. Mensure os resultados alcançados da sua ótica online.
Se você não sabe para onde está indo, nunca irá a lugar algum! Portanto, cadastre seu site de análise de acessos (o Google Analytics é suficiente) e acompanhe as métricas mais relevantes para seu negócio.
Experimente os canais de aquisição de marketing. Invista em estratégias de retenção. Descubra quais são os conteúdos que mais geram acessos e repita.
E, finalmente, atenção à entrega de suas lentes. Após todo o trabalho realizado para criar uma boa estratégia de uma ótica online, usando corretamente as mídias sociais e desenvolvendo um site funcional, quando a compra for realizada, a experiência da entrega também deve ser a melhor possível.
Avalie a viabilidade de trabalhar com frete gratuito, ou que pelo menos tenha valores atrativos, e certifique-se de que seus clientes recebem a mercadoria no tempo previsto.
Esperamos que essas dicas possam contribuir para o sucesso de sua ótica online!
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