A carregar...
  • Atendimento de Seg a Sex de 08 às 18h

    O que causa astigmatismo? Saiba agora

    o que causa astigmatismo

    O que causa astigmatismo é a irregularidade na córnea, que é a superfície transparente dos olhos. Quanto mais oval é o formato da córnea, maior o grau do astigmatismo. Outra possibilidade sobre o que causa astigmatismo pode ser a irregularidade na superfície de outra parte do olho, a lente, que é uma parte mais interna entre a córnea e a retina.  

    O astigmatismo é um dos principais problemas de visão no mundo todo. Além dele, a miopia e a hipermetropia formam os três problemas de visão mais comuns. Neste artigo, falaremos sobre o que causa astigmatismo, o aumento de casos de pessoas com astigmatismo, seus sintomas e tratamentos.  

    Sumário 

    O que é astigmatismo? 

    O que causa astigmatismo? 

    Sintomas do astigmatismo 

    Astigmatismo já atinge mais de 60% dos brasileiros 

    Diagnóstico astigmatismo 

    Qual o tratamento para o astigmatismo? 

    Quais as lentes de contato para astigmatismo? 

    Marcas de lentes de contato para astigmatismo mais vendidas 

    Mercado de produtos óticos cresce nos últimos anos 

    O que é astigmatismo?  

    O que causa astigmatismo é uma formação irregular da córnea. A curvatura da córnea de uma pessoa com astigmatismo tem formato mais oval que a curvatura de uma pessoa sem astigmatismo.  

    Digamos que uma córnea saudável tem o formato de uma bola de boliche, e a córnea de quem tem astigmatismo se parece mais com uma bola de futebol americano. Assim, a luz que atravessa a pupila não faz o caminho retilíneo para dentro do olho. A consequência deste desvio da luz é a falta de foco ao enxergas objetos tanto distantes quanto perto. 

    o que causa astigmatismo

    A córnea é a parte transparente sobre o olho, como se fosse uma espécie de lente fixa aos olhos. Ela é a responsável pelo primeiro contato do olho com a luz, fazendo com que a luz “dobre” e entre pela pupila.  

    Portanto, é a diferença entre a curvatura da dimensão vertical e da dimensão horizontal da superfície do olho – a córnea – que causa o efeito visual do astigmatismo. Isto é, a falta de nitidez para objetos próximos e distantes.  

    o que causa astigmatismo

    O que causa astigmatismo?  

    O que poucas pessoas sabem é que todos nascemos com algum grau, ainda que mínimo, de astigmatismo. Isto porque a córnea é naturalmente em formato mais oval do que redondo. No entanto, o grau da curvatura da córnea pode ser mais acentuado em algumas pessoas, isto é o que causa astigmatismo.

    Há casos, também, em que o que causa astigmatismo é um acidente ou doença que altera o formato da córnea. Se uma pessoa perfurar o olho em um acidente, por exemplo, é possível que ela adquira problemas de visão como o astigmatismo. É que a ferida e consequente cicatriz tornariam a superfície da córnea irregular, prejudicando o processo natural da refração da luz.  

    O que causa astigmatismo é a irregularidade no formato da córnea. Esta irregularidade advém por fatores genéticos na maioria dos casos, mas também podem surgir por motivo de doenças ou acidentes. 

    O astigmatismo geralmente está acompanhando de mais algum problema de visão, seja miopia ou hipermetropia. Juntos, estes problemas de visão são chamados de erros refrativos. 

    Causas e fatores de risco 

    • Tendência hereditária, e geralmente está presente desde o nascimento. 
    • Lesões oculares ou cirurgias oculares podem desenvolver o astigmatismo 
    • A ceratocone – condição rara – também pode dar início ao astigmatismo, pois a córnea se afina progressivamente, adquirindo formato cônico. 
    • Pode tanto diminuir quanto aumentar com o tempo.

    Sintomas do astigmatismo 

    Os sintomas do astigmatismo são mais numerosos do que os sintomas da miopia e da hipermetropia. O mais comum é a dor de cabeça e desconforto ocular. No entanto, com a devida correção refrativa das lentes de contato ou óculos, estes sintomas praticamente desaparecem. Em geral, os sintomas do astigmatismo são: 

    • Visão turva, embaçada, com menor nitidez das bordas dos objetos. 
    • Dificuldade para enxergar objetos próximos e distantes. 
    • Sensibilidade à luz, com desenvolvimento de fotofobia em casos mais graves. 
    • Dores de cabeça devido ao esforço visual. 
    • Desconforto ocular. 
    • Dificuldade para ler por falta de nitidez ao enxergar palavras e números. 

    Astigmatismo já atinge mais de 60% dos brasileiros 

    A média de pessoas com astigmatismo no Brasil é superior à média mundial. Não se sabe a causa par este aumento dos casos de astigmatismo no país, mas ele acompanha também o aumento nos casos de miopia. No entanto, apesar deste aumento registrado, a porcentagem de pessoas que opta por usar lentes de contato ainda é pequena. O principal motivo para isto é a falta de informação sobre os benefícios no uso das lentes de contato. 

    Diagnóstico astigmatismo 

    O diagnóstico do astigmatismo é concluído por meio de uma avaliação médica completa que pode incluir um ou mais exames, como o exame de acuidade visual, de refração e de ceratometria. 

    Exame de acuidade visual 

    Este é o clássico exame das letras no painel ou tabela, chamado de tabela de snellen. Neste exame é pedido que o paciente leia as letras que aparecem no painel a uma distância de 6 metros.  

    o que causa astigmatismo

     

    Na maioria dos consultórios atuais os projetores são digitais e, por isso, simulam a distância visual apenas aumentando ou diminuindo a fonte da letra. Se a sua visão for saudável, então ela será do tipo 20/20. Isto significa que a 20 pés de distância de um objeto, você enxerga exatamente o que os olhos normais enxergam na mesma distância de 20 pés. 

    Mas se a sua visão for 20/80, por exemplo, significa que enquanto uma pessoa de visão normal enxerga a 80 pés um objeto perfeitamente nítido, você só conseguiria enxergar isso com 20 pés. 

    Exame de refração 

    o que causa astigmatismo

    O exame de refração é feito pela máquina de foróptero. Você certamente já viu esta máquina em algum filme ou no consultório do seu oftalmologista. O foróptero contém várias lentes de grau diferentes para que você possa responder qual delas torna a sua visão mais nítida. É com esta máquina que o oftalmologista medirá os graus que serão receitados para os seus óculos ou lentes de contato.  

      

    Ceratometria 

    o que causa astigmatismo

    No exame de ceratometria é medido a curvatura da córnea central. Como dissemos, o que causa astigmatismo é a irregularidade na superfície da córnea. Isto é, ela é mais ovalada e menos simétrica nas pessoas com astigmatismo. Assim, com este exame o médico poderá determinar a curvatura exata da córnea de um paciente.  

     

     

    Qual o tratamento para o astigmatismo?  

    As principais opções de tratamento para o astigmatismo são as lentes de contato corretivas, óculos de grau e a opção cirúrgica. 

    Lentes de contato 

    As lentes de contato estão cada vez mais populares entre as pessoas que possuem algum problema de visão. Além de serem práticas e confortáveis, possuem também uma série de benefícios que podem aumentar a qualidade de vida dos usuários. 

    O campo visual possibilitado pelas lentes de contato é mais amplo e mais nítido do que os óculos de grau. Isto acontece porque as lentes de contato ocupam todo o espaço ocular disposto para a visão. Já os óculos preenchem apenas 80% do campo visual. 

    Todavia, as lentes de contato requerem cuidados que precisam ser observados para a manutenção da saúde dos olhos. É essencial que a higienize seja observada, bem como a manipulação adequada do produto. 

    As lentes de contato para astigmatismo são as lentes tóricas. Elas possuem um formato diferente das tradicionais lentes gelatinosas, justamente para que haja correção do astigmatismo. As lentes ideias para correção do astigmatismo, portanto, são as lentes gelatinosas tóricas. 

    Óculos de grau 

    Os óculos de grau possuem uma prescrição específica para que o formato cilídrico da lente dos óculos corrija o astigmatismo. Em geral, o astigmatismo acompanha também outros problemas de visão, como a miopia e hipermetropia. Assim, os óculos para correção do astigmatismo também podem ser adaptados para a correção de demais problemas de visão simultaneamente. Também é o caso das lentes de contato. 

    Cirurgia 

    Como o astigmatismo está associado a uma irregularidade no formato da córnea, as opções cirúrgicas envolvem uma remodelação deste formato. Isto pode ser feito usando um aparelho laser. Outra opção é a ortoceratologia, onde lentes de contato rígidas são usadas para esta remodelagem da córnea. Este último procedimento não remove o astigmatismo, mas diminui seu efeito ao longo do período de tratamento. 

    Quais as lentes de contato para astigmatismo?  

    As lentes de contato para astigmatismo são as lentes gelatinosas tóricas. Estas lentes de contato corrigem o astigmatismo e também a miopia ou a hipermetropia simultaneamente.  As melhores lentes de contato para astigmatismo são aquelas que possuem duas qualidades essenciais: o formato tórico e a tecnologia de hidratação ocular mais avançada. 

    Marcas de lentes de contato para astigmatismo mais vendidas 

    Atualmente, há uma diversidade enorme de marcas e fabricantes no mercado de lentes de contato. É comum se sentir um tanto perdido com todas essas opções. Por isso, elencamos aqui as marcas de lentes de contato melhor avaliadas e mais vendidas no mercado: 

    1. Bioview Tórica LC GEL
    2. Silidrogel SIHY-45 Tórica
    3. Biosoft LC GEL Tórica
    4. Acuvue
    5. Biofinity
    6. Optima
    7. AirOptix
    8. Soflens

    Mercado de produtos óticos cresce nos últimos anos 

    Estes dados nos mostram que o mercado para lentes de contato ainda tem muito a crescer. Estamos vivendo um período de plena expansão do mercado ótico, pois produtos relacionados a estética estão em alta. Um dos motivos para o mercado da beleza e da estética crescer tanto nos últimos 10 anos se deve ao uso das redes sociais.  

    Por um lado, as redes sociais fomentam o apelo estético dos usuários para que se mantenham belos e atrativos. Por outro, nos mantém com os olhos sempre diante das telas, sejam os celulares ou computadores, causando problemas de visão. Este duplo aspecto tem sido fato de forte influência na alavancagem das vendas de produtos óticos. 

     

    Gostou deste conteúdo sobre o que causa astigmatismo? Você também pode conferir: 

    Como enxerga quem tem astigmatismo  

    Teste caseiro: Como saber se você tem astigmatismo 

    10 situações que só usuários de lentes de contato entenderão 

    Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de novos conteúdos e dicas para usuários de lentes de contato e proprietários de óticas. 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

    You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.